domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os estaduais pelo Brasil – 20/02

Share |
Por Leonardo Martins


Temos o primeiro campeão de turno do país. É o Coritiba no Paraná. A equipe Coxa-branca conquistou o título com uma rodada de antecipação ao derrotar o rival Atlético por 4 a 2 em um Couto Pereira lotado. O Coritiba começou o jogo arrasador e marcou 3 vezes antes dos 30 minutos com Bill, Jonas e Davi. Nieto, no fim do primeiro, e Madson, no inicio do segundo, colocaram fogo no jogo ao diminuir para o Furacão, que só a vitória adiaria a decisão do título para a última rodada, mas Davi fez o gol do título do turno para alegria da torcida. O vice-líder no Paraná é o Operário, que venceu o Iraty por 2 a 1. O Paraná continua seu calvário, neste domingo, o Paranito perdeu para o Arapongas por 1 a 0 e continua na lanterna.


Definido os finalistas da Taça Guanabara no Rio de Janeiro e os dois jogos foram decididos nos pênaltis. A zebra pintou no sábado. O favorito Fluminense parou na garra do Boavista e deu adeus a chance do título do turno ao perder nos pênaltis após o empate em dois gols no tempo normal. O técnico Muricy Ramalho testou a formação com Fred e Rafael Moura e deu certo no inicio, pois Marquinho, em bela cobrança de falta, fez o primeiro do Flu. Tony logo empatou para a equipe de Saquarema. Ainda no primeiro tempo, Fred voltou a colocar o Tricolor a frente no placar, mas depois saiu contundido. No segundo tempo, o artilheiro fez falta e André Luis fez o gol de empate para o time do interior e levou a decisão para os penais. Nas cobranças, brilhou a estrela de Thiago, goleiro do time verde, que pegou as cobranças de Conca e Rodriguinho.

O Adversário do Boavista na final saiu também nos pênaltis no confronto entre velhos conhecidos de decisões estaduais, Flamengo e Botafogo. O clássico foi movimentado e Ronaldo Angelim abriu o placar de cabeça aos 14 minutos de jogo. Mas o Flamengo continuou em cima e exigiu boa defesa de Jefferson na cabeçada de Thiago Neves, Loco Abreu respondeu de bicicleta defendida por Felipe. No segundo tempo, o Botafogo empatou com o próprio uruguaio que chutou no canto de Felipe. Depois do gol, restou as duas equipes irem ao ataque e Ronaldinho exigiu outra grande defesa de Jefferson, mas os pênaltis vieram. Nas cobranças, competência rubro-negra ao acertar as 3 cobranças e incompetência alvinegra que só fez um gol e parou dois penais em Felipe. Resultado, Fla na final. Flamengo e Boavista decidem a Taça Guanabara no próximo domingo.

Semifinais de turno também em Santa Catarina. O Criciúma, se aproveitando da vantagem do empate, não passou de um empate em um gol com a Chapecoense em casa e passou a final. O Criciúma faz o clássico na final contra o Figueirense que venceu com tranqüilidade o Joinville por 3 a 1 e decide o turno em casa no próximo domingo com vantagem do empate.

Quartas-de-final do turno no Gaúcho. O Inter, jogando com seu time B por causa da Libertadores, enfrentou o Cruzeiro e perdeu nos pênaltis após o empate em um gol no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro Fábio que defendeu o pênalti cobrado por Agenor. O Cruzeiro enfrenta nas semifinais o Grêmio, o Tricolor não teve dificuldades para golear o Ypiranga por 5 a 0. A outra semifinal será entre Caxias, que derrotou o Veranópolis por 1 a 0, e São José, que surpreendeu o Juventude ao derrota-lo por 2 a 0.


A briga esquentou em São Paulo. O clássico entre Santos e Corinthians, os dois últimos invictos no Campeonato, mostrou como será a briga pela ponta na tabela. O time da capital homenageou o recém-aposentado Ronaldo e venceu o rival por 3 a 1. O destaque da partida, além da chuva, foi o lateral Fábio Santos que marcou dois gols, o novo dono da camisa 9 corintiana, Liédson, fez mais um. Elano fez o de honra do Peixe. O resultado foi péssimo para o Santos que caiu para o quinto lugar, já que, além do Corinthians, Mirassol, que venceu o Linense por 2 a 0, e  São Paulo, que, com direito a pênalti perdido por Rogério Ceni, goleou o Bragantino por 4 a 0, o ultrapassaram na tabela de classificação. O líder em São Paulo é o Palmeiras, que perdeu muitos gols e não saiu de um empate sem gols com o Mogi Mirim.

O Galo continua arrasador em Minas. Hoje, o Alvinegro enfrentou a sensação do campeonato, o Guarani, em Divinópolis e detonou o adversário no primeiro tempo ao fazer 4 gols, dois de Ricardinho, um de Neto Berola e outro de Magno Alves. Mas o Bugre engrossou o jogo, mas não chegou a assustar, mesmo marcando dois gols no segundo tempo. O Atlético é o líder com 100% de aproveitamento. O América continua em segundo após a vitória sobre o Funorte por 2 a 1. O Cruzeiro passou dificuldades no primeiro tempo diante do Ipatinga, mas o técnico Cuca alterou o time no intervalo e os gols vieram com Thiago Ribeiro e Wallyson no segundo tempo. O time azul está em terceiro.

Definição de semifinalistas de turno no Ceará. O Ceará, já classificado, “pôde” escolher seu adversário na semifinal, já que enfrentou um dos que tinha chance de classificação, o Guarany em Sobral e o empate em dois gols ajudou o Horizonte, que goleou o Ferroviário por 5 a 2, a ficar com a 4ª vaga. Ceará e Horizonte fazem uma das semifinais. A outra semifinal será entre Fortaleza, que venceu o Icasa por 5 a 1, e Guarani de Juazeiro, que derrotou o Itapipoca por 2 a 1.

No Pernambucano, liderança dividida entre Santa Cruz e Náutico. O Santa tomou a liderança do Central ao derrota-lo por 1 a 0 em Caruaru. O Náutico venceu o Araripina por 2 a 1 e está em segundo. O Sport entrou na briga para entrar no G-4 do Pernambucano ao vencer bem o Petrolina por 2 a 1.

Clássico BAVI em Pituaçu e o Bahia devolveu a vitória no turno ao vencer o rival por 2 a 0. Marcone e Avine, um em cada tempo, fizeram os gols do Tricolor no Vitória. Mesmo com o resultado, as duas equipes permanecem nas mesmas posições. O Bahia amarga a 5ª posição do Grupo 1, que é liderado pelo Fluminense, e o Vitória lidera o Grupo 2.

Nenhum comentário: