segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os 15 dias que mudaram o país

Share |


Neste tempo de Copa das Confederações, muitos sentiram a ausência dos meus textos sobre as manifestações que mudaram o país. Passado o fim da competição-teste para a Copa do Mundo de 2014, venho ao blog fazer uma analogia entre o que aconteceu dentro e fora dos estádios e as conquistas que o povo brasileiro conseguiu nestes 15 dias.

A Seleção assim como a brasilidade estavam perdidos no tempo e precisavam ser ressuscitados. A Seleção não atraía olhares carinhosos da torcida desde a Copa de 2002 e o Povo parecia acomodado nos últimos vinte anos, desde o movimento dos “cara-pintadas”, que culminou na saída do Presidente Fernando Collor. O Brasil parecia ter perdido a sua identidade como brasileiro e atuante nos momentos importantes do país, nos últimos anos tivemos vários escândalos como o do Mensalão e não fizemos nada mais significantes.

A Seleção Brasileira também seguiu esse esquecimento por vários anos, jogos amistosos mais no exterior e jogadores pouco identificados com o torcedor brasileiro. Assistir jogo da Seleção não era mais um prazer, somado a isto fracas gerações que “pipocaram” nas últimas copas, 2006 e 2010, era uma coisa ruim.

O “Gigante Acordou” pela proximidade de um grande evento, a Copa das Confederações. Aquilo que começou por uma reinvindicação de redução de preço das passagens, se tornou um evento jamais presenciado por nossa geração, muito nova nos anos 90, um evento que tomou proporções sensacionais. Virou um grito de liberdade e de revolta da população contra as injustiças vistas no Brasil desde o Império, aquele sentimento de brasilidade que estava esquecido e parecia ter sumido, voltou com tudo nas manifestações e mobilizado pelas novas tecnologias, redes sociais.

A Seleção foi no mesmo caminho nas partidas da Copa das Confederações, começou simples e desacreditada e, jogo após jogo, vitória após vitória, conquistava a torcida com sua simplicidade e sua garra em campo, comandado pelo maestro Neymar, o ídolo maior de uma nova geração de jovens.

E foi caminhando juntamente, Seleção e manifestações, um aproveitando do outro, um fortalecendo o outro. Apesar de um ser objeto das manifestações, este sentimento de pátria voltou tanto dentro dos estádios como fora deles. Dentro dos estádios, o que foi visto foi um show, torcida cantando o hino nacional a todo pulmão. Fora deles, foi visto milhões de pessoas querendo um Brasil melhor e manifestando contra diversas coisas que estão erradas no país.

O resultado final foi um sucesso. O Show da seleção nos 3 a 0 contra a Espanha resgatou o orgulho da torcida com nosso time, a interação campo-arquibancada foi tão grande no Maracanã que eu me arrisco a dizer que jamais foi vista na história da Seleção Brasileira. Já as manifestações, além de unir o país, mostrou que o povo exerce um grande poder sobre os governantes, pois, a Presidente Dilma está trabalhando para cumprir as principais reinvindicações vindas das ruas e tornar o país um lugar melhor para se viver.

PARABÉNS BRASIL!!!!

Nenhum comentário: