domingo, 29 de junho de 2014

Colômbia vence Uruguai no Maraca e enfrenta Brasil

Share |


Por Gabriel Seixas

O fantasma de 1950 está devidamente enterrado. E não poderia ser em um palco mais simbólico: no Maracanã. O Uruguai, carrasco do Brasil na final da Copa de 64 anos atrás, está eliminado do Mundial de 2014. Diante de 73 mil pessoas no estádio carioca, a Celeste foi derrotada pela Colômbia por 2 a 0. Com grande atuação, James Rodríguez anotou os dois gols. Os 'cafeteros' serão os adversários do Brasil nas quartas de final.

Segunda melhor seleção da primeira fase da Copa - perdendo apenas para a Holanda -, a Colômbia confirmou o status de sensação do Mundial. A equipe comandada por José Pekerman veio com uma novidade para o duelo contra o Uruguai: Jackson Martínez ganhou a vaga de Ibarbo e formou dupla de ataque com Teo Gutierrez. Os uruguaios, por sua vez, estavam desfalcados do astro Luis Suárez, suspenso pela polêmica mordida em Chiellini. Forlán, craque da Copa de 2010 - e nem sombra do que era há quatro anos -, entrou em seu lugar.

Mas o grande protagonista do jogo foi James Rodríguez. O camisa 10 colombiano teve uma digna atuação de craque no Maracanã. Ele não participou tão ativamente do jogo, porém esteve presente na hora de decidir. E como decidiu. Aos 27 minutos, o meia anotou um golaço. James recebeu passe de cabeça de Aguilar. Sem deixar a bola cair, ele matou a 'pelota' no peito e bateu forte de canhota da entrada da área. A bola bateu no travessão e morreu no ângulo do goleiro Muslera. Gol de placa.

Desorganizado, o Uruguai praticamente não esboçou reação. Os comandados por Óscar Tabarez criaram poucas chances de gol no primeiro tempo. Na melhor delas, Álvaro González arriscou um petardo da ponta direita e Ospina fez grande defesa. O goleiro colombiano, aliás, dividiu o protagonismo com James no Maraca e também esteve iluminado.

Na etapa final, a Colômbia precisou de apenas quatro minutos para marcar o segundo gol. Armero cruzou da esquerda, Cuadrado - outro com grande atuação em campo - ajeitou de cabeça e James Rodríguez, sempre ele, completou para as redes: 2 a 0.

Tabárez lançou Gastón Ramírez e Stuani nas vagas de Álvaro Pereira e do apagado Forlán. O Uruguai até esboçou uma reação, mas parou em Ospina. Aos 18 minutos, Cristian Rodriguez arriscou de longe e o goleiro colombiano fez grande defesa. Já aos 38 minutos foi a vez de Cavani arriscar para o gol, mas o chute do atacante do PSG também foi defendido de forma espetacular pela 'muralha' Ospina.

Com a vitória, a Colômbia será a adversária do Brasil nas quartas de final da Copa. O jogo acontece na próxima sexta-feira, às 17h, no estádio Castelão, em Fortaleza. O duelo coloca frente a frente dois dos grandes craques desta Copa: Neymar, o astro da seleção anfitriã, e James Rodríguez, o artilheiro do Mundial com cinco gols (além de duas assistências). Os cafeteros, que já fizeram história no Brasil - nunca haviam chegado tão longe em uma Copa -, estão dispostos a conquistar ainda mais. Será que James e cia serão capazes?

Um comentário:

Paulo disse...

Que venha a Colômbia e uma vitória para seguirmos em frete na busca pelo hexa.