segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Libertador do Galo

Share |


Muitos de vocês vão se surpreender com este escrito meu, as restrições enormes que tenho com o Ronaldinho e pelo fato dele ter jogado no Atlético, maior rival do Cruzeiro. Mas com o ciclo do dentuço se encerrando no Galo, tenho que escrever.
. Digo isso porque todos sabem

Ronaldinho Gaúcho chegou a BH desacreditado, assim como a base do Atlético à época. R10 foi chutado do Flamengo e o Galo, a anos, procurava uma campanha digna de suas tradições. Lá fora, o Clube Atlético Mineiro era um time desconhecido e com pouca tradição internacional.

Eu fui um dos vários que zombaram da contratação do “Mágico da Bola” em meados de 2012, por motivos óbvios, a fase dele no Flamengo e jogando no maior rival do meu time. Mas a química entre a sofrida torcida atleticana e Ronnie foi algo muito envolvente. O fato da torcida abraçar o jogador na doença da mãe foi algo inédito a época no futebol brasileiro e fez com que o R10 começasse a ser o Libertador do Galo.

No brasileiro, Ronaldinho começou a ser o líder técnico do time que encantou o Brasil e que, por muito pouco, não foi Campeão Brasileiro, mas fez o time voltar a Libertadores após 13 anos.

Ronaldinho queria mais, queria a América, para isto se juntou a um quarteto fantástico formado por Jô, Bernard e Tardelli. Fez uma primeira fase estupenda, merecendo a chance, não aproveitada, de voltar a Seleção, protagonizando lances fantásticos que o levaram em outra época a ser o melhor jogador do planeta. A cada gol, a paixão mutua entre o Gaúcho e a Massa do Galo, ia aumentando mais e mais. Ronaldinho não foi brilhante nos jogos finais, mas sua presença inibe qualquer um.

O título da Libertadores veio, a libertação do Atlético aconteceu de um clube desconhecido, o Galo passou a ser conhecido mundialmente. Até o Cruzeiro se beneficiou disso em 2013, pois o título do rival inflamou os ânimos da torcida e levou a Raposa ao título brasileiro, tão comemorado por mim.

Nem o vexame em Marrocos apagou a admiração deste libertador alvinegro pelos seus torcedores. Torcedores que estarão sempre gratos a Ronaldinho Gaúcho por ter ajudado a colocar o Atlético em um outro patamar.

Nenhum comentário: