segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Show do Brasileirão – 24/11/14

Share |


Série A

O título já está definido. O Cruzeiro conquistou o tetracampeonato brasileiro, o segundo seguido, com a vitória sob chuva no Mineirão lotado sobre o Goiás por 2 a 1. Foi um jogo sofrido e emocionante. Aos 12 minutos, Ricardo Goulart abriu o placar para o time celeste, aos 22, Samuel empatou para o time verde. No segundo tempo, o São Paulo fez o seu gol contra o Santos e estava adiando a festa azul, mas aos 17 minutos, Everton Ribeiro fez o gol do tetra, o gol da alegria da china azul. Festa ao fim do jogo com mais um título azul no Brasileirão, o terceiro na era dos pontos corridos.

Mesmo com o título perdido, o São Paulo, também, teve motivos para comemorar. Atuando com o time misto para priorizar a Sul-Americana, o Tricolor venceu o desmotivado Santos em Cuiabá por 1 a 0 e garantiu a vaga na Liberrtadores. Quem está próximo da vaga na competição internacional é o Corinthians, o Timão venceu o Grêmio em um confronto direto por 1 a 0. Outro confronto direto entre postulantes a Libertadores aconteceu entre Internacional e Atlético-MG, o Galo, novamente priorizando a Copa do Brasil, entrou com o time reserva e fez um jogo parelho, mas no último lance, o Colorado fez o gol da vitória por 2 a 1 que o colocou no G-4. O Fluminense, praticamente, deu adeus as chances de Libertadores com o empate em dois gols com o Sport em Recife.

Outra briga que está movimentando as torcidas é contra o rebaixamento. A rodada definiu o primeiro rebaixado, o Criciúma que ficou no empate com o Flamengo em um a um e desce de divisão. Quem está próximo da segundona é o Botafogo, que perdeu para a Chapeconse por 2 a 0 e pode ser rebaixado na próxima rodada com chances remotas de se salvar da degola. Já o time catarinense deu uma respirada na briga contra a segunda divisão.  Outro que está próximo de voltar a Série B é o Bahia, o tricolor baiano perdeu em casa para o Atlético-PR por 2 a 1 e viu o rebaixamento se aproximar.

Quem promete uma briga ferrenha até a última rodada contra a segundona é Vitória e Palmeiras. O Rubro-negro baiano perdeu para o Figueirense por 2 a 0 e voltou a zona vermelha. Já o Porco conseguiu sua quarta derrota seguida ao perder para o Coritiba no Paraná por 2 a 0. Tanto Vitória como Palmeiras foram ultrapassados pelo Coxa.

Classificação após 36 rodadas

1º Cruzeiro – 76pts (Campeão)
2º São Paulo – 69pts
3º Corinthians – 66pts
4º Internacional – 63pts
5º Atlético-MG – 61pts
6º Grêmio – 60pts
7º Fluminense – 58pts
8º Atlético-PR – 50pts
9º Flamengo e Sport – 48pts
11º Santos – 47pts
12º Figueirense – 45pts
13º Goiás – 44pts
14º Chapecoense – 42pts
15º Coritiba – 41pts
16º Palmeiras – 39pts
17º Vitória – 38pts
18º Bahia – 34pts
19º Botafogo – 33pts
20º Criciúma – 31pts (Rebaixado)

Série B

O fato mais importante da penúltima rodada foi o acesso do Vasco de volta a elite do Brasileirão. Em um Maracanã lotado, os vascaínos empataram com o Icasa em um gol e garantiram a 3ª vaga a Série A 2015. Os cearenses com o resultado, foram rebaixados para a Série C.

A briga pela quarta e última vaga promete fortes emoções, pois são 5 times com chances para chegar a elite e uma vaga disponível. O único que depende apenas de seu próprio resultado é o Boa Esporte que venceu o Oeste por 1 a 0 e está em quarto. Logo atrás vem o Atlético-GO, que derrotou o Sampaio Correia por 2 a 1, e o Avaí, que passou pelo Santa Cruz por 1 a 0. Mais atrás vem o América-MG, que venceu a vice-líder Ponte Preta por 1 a 0, e o Ceará, que derrotou a lanterna Portuguesa por 2 a 1. Todos estes times brigam pelo acesso na última rodada.

Pelo rebaixamento, a briga ficou entre o, já citado, Oeste, América-RN e Bragantino. O Mecão venceu o Náutico por 1 a 0 e saiu da zona vermelha e empurrou o Massa Bruta, que ficou no empate em um gol com o Paraná. O Joinville desperdiçou a chance de garantir o título de forma antecipada ao apenas empatar com o Luverdense em um gol em casa. O ABC fez o jogo com mais gols da rodada ao vencer o Vila Nova por 5 a 3.

A última rodada acontece no próximo sábado com todos os jogos ao mesmo tempo.

Série C

A decisão em Belém foi eletrizante entre Paysandu e Macaé. Os Cariocas faturaram o título da terceirona nos gols fora de casa após o empate em três gols, o primeiro jogo havia sido 1 a 1. O Papão esteve na frente três vezes, mas o alvianil praiano buscou o empate em todas as vezes. Primeiro título nacional do time do norte fluminense.

Nenhum comentário: