quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Tottenham decepciona e é derrotado em casa pelo Everton

Share |

Por Gabriel Seixas


Mesmo com o apoio imenso de 35.000 pessoas nas arquibancadas, não foi dessa vez que o Tottenham conseguiu os seus primeiros pontos na Premier League. A equipe comandada por Martin Jol, que deposita uma confiança imensa nos seus torcedores - até pelo que foi investido em contratações - decepcionou outra vez e foi derrotada pelo Everton em casa, por 3x1. Enquanto o Tottenham continua sem arrancar nenhum ponto nos jogos que disputou, o Everton pula para 6 pontos e assume, momentaneamente, a liderança da EPL.



Os Spurs vinham com uma novidade em relação a equipe que foi derrotada pelo Sunderland: Darren Bent fez companhia a Berbatov no ataque, substituindo o meia Tainio, escalado na rodada passada. Sendo assim, Keane foi escalado na linha de 4 midfielders, ao lado de Malbranque, Zokora e Jenas. Há quem diga que a equipe atuou no 4-3-3 (na teoria sim, na prática, não foi bem isso), sobrecarregando Gardner e Zokora na marcação.



Já os Toffees apostavam as suas fichas nos wingers Osman - e principalmente - em Arteta, principal jogador da equipe e que, de longe, foi o melhor da partida.



O jogo começou, e não deu tempo nem para respirar. Logo aos 2 minutos, Mikel Arteta bate escanteio, e Lescott testa para o fundo das redes. A partir daí, as melhores chances foram criadas por Berbatov para os Spurs, e Anichebe para os Toffees.



Até que, aos 25 da primeira etapa, Jenas cobra escanteio e Gardner sobe mais alto que a zaga para empatar o jogo, e marcar seu primeiro gol em toda a história da Premier League. O seu entusiamo era nítido na comemoração do gol.



O Tottenham não conseguia espaços para penetrar na zaga bem posicionada do Everton, até pela inoperância de Jenas e Malbranque em alguns momentos da partida. Zokora e Gardner estavam sobrecarregados na marcação, até porque a equipe - na teoria - jogava com 3 homens de frente.



Martin Jol, ainda aos 18 do 1º tempo, foi obrigado a tirar o zagueiro Kaboul, que mancava em campo, para a entrada de Rocha. Mesmo assim, o panorama não alterou e o Everton continuava tendo facilidades para chegar na área dos Spurs. Até que, aos 36, Arteta (destaque da partida) fez bela jogada pelo lado direito e cruzou. A zaga afastou mal e a bola sobrou para Osman marcar seu segundo gol na competição, e fazer 2-1 Toffees.



Ainda no primeiro tempo, Alan Stubbs cobra falta de longa distância e a bola desvia em Carsley antes de entrar. 3-1 Everton, e fim do 1º tempo.



O Tottenham atuava de uma forma totalmente irreconhecível, sem acertar um contra-ataque ou criar uma jogada de perigo, a não ser em bolas paradas. O Everton não assustava como na primeira etapa, mas levava perigo, com o inspirado Arteta, e com os homens de frente (Johnson - que perdeu a melhor chance da equipe no jogo, e Anichebe). Jol ainda colocou o meia-atacante Defoe no lugar do inócuo Darren Bent, melhorando o volume de jogo da equipe, e criando mais oportunidades de gol, ainda que sem sucesso.



O Everton parece estar com uma equipe mais competitiva nessa temporada, e pode brigar por uma vaga na Liga dos Campeões, caso mantenha o ritmo (uma tarefa complicada). Já o Tottenham, que gastou milhões em contratações de peso para a equipe, ainda não rendeu o esperado e deixa a impressão de que, a cada rodada, o sonho da UCL 08/09 deverá ficar mais longe. Só o tempo irá dizer o que essa equipe dos Spurs poderá apresentar daqui pra frente, até porque, nitidamente, a equipe ainda sofre com uma pequena falta de entrosamento (apesar de vários jogadores da temporada passada terem sido mantidos para esta jornada).

Complemento da rodada - Quarta-Feira

Birmingham x Sunderland


Fulham x Bolton


Manchester City x Derby County


Portsmouth x Manchester United


Reading x Chelsea


Wigan x Middlesbrough

* As partidas entre Liverpool x West Ham, Newcastle x Arsenal e Blackburn x Aston Villa foram adiadas.

Nenhum comentário: