terça-feira, 4 de setembro de 2007

Premier League – Rodada de muitas zebras e Chelsea perde a liderança da competição

Share |

Por Gabriel Seixas

Confira o balanço da rodada da English Premier League, que neste final de semana, teve a sua quinta rodada complementada. O Liverpool, após golear o Derby County, assumiu a liderança, e o Chelsea perdeu a chance de assumir a ponta isoladamente após perder fora de casa para o Aston Villa.

Sábado

O Bolton complicou ainda mais a sua situação na Premier League. A equipe estacionou de vez nos 3 pontos, e em mais uma oportunidade de sair com os 3 pontos, foi derrotado em casa pelo Everton por 2 a 1. A equipe de Thomas Gravesen, que fez sua estréia pelo Everton, abriu o placar com Yakubu, que também fazia sua primeira partida pelos blues. O experiente e craque do time, Nicolas Anelka, empatou a partida. Porém, Lescott, jogador de extrema habilidade e técnica, tratou de dar a vitória a equipe visitante, que agora soma 10 pontos e está em 3º lugar. O Bolton complicou sua situação, e com 3 pontos, é o vice-lanterna.

Num jogo eletrizante e cheio de gols, o Tottenham, mais uma vez, teve a oportunidade de terminar com uma vitória tranqüila, e depois de complicar a partida, ficou num indigesto empate em 3 a 3 com o Fulham. Kaboul abriu o placar para os Spurs, e Dimitar Berbatov, artilheiro cobiçado pelos grandes clubes europeus, abriram 2 a 0 para o Tottenham. Dempsey diminuiu, porém Gareth Bale fez 3 a 1. Smertin diminuiu o placar, e no último minuto de partida, Kamara empatou a partida, em jogo emocionante. Tottenham e Fulham são 14º e 15º, respectivamente, com 4 pontos.

Já o líder Liverpool goleou o lanterna Derby County por 6 a 0, e pelo saldo de gols, assumiu a liderança da Premier League. Xabi Alonso, cobrando falta e contando com a falha do goleiro, abriu o placar para o L’Pool. Ryan Babel, após fintas dois marcadores, fez 2 a 0. Fernando Torres, agora no segundo tempo, fez o terceiro. Xabi Alonso e Voronin, após jogadas de Fernando Torres, fizeram 5 a 0. E o mesmo Torres (em tarde inspirada), após driblar o goleiro, fez o 6º e fechou a conta.

O Middlesbrough, confirmando a sua ascensão no campeonato após resultados negativos, derrotou o Birmingham em casa por 2 a 0. Com fome de bola, o Boro abriu o placar logo aos 12 minutos, com Wheater. Downing, ainda aos 37 da primeira etapa, fez 2 a 0 e apenas adiministrou a partida até o fim do jogo. O Middlesbrough é o 12º, com 7 pontos, e o Blackburn é o 7º com 8 pontos.

Já o Newcastle, após vacilar nas rodadas anteriores, recuperou-se e venceu o Wigan pelo placar mínimo. A partida teve, em seu momento decisivo, a expulsão de Kilbane, jogador do Wigan. O gol salvador veio no final da partida, com Michael Owen, aos 42 minutos do 2º tempo. O Newcastle é o sexto colocado com 8 pontos, e se mantém na zona da Copa da UEFA. O Wigan é o oitavo colocado, com 7 pontos.

O Reading, jogando em casa, foi humilhantemente derrotado pelo West Ham, em casa, por 3 a 0. Bellamy, ex-Liverpool, logo aos 7 minutos, abriu o placar para o ex-time de Carlitos Tevez. Etherington, aos 4 e 45 do segundo tempo, deu números finais a partida e colocou o West Ham na 11ª colocação, com 7 pontos. O Reading, com o resultado, é o 18º e já figura na zona do rebaixamento.

Porém, o jogo do sábado foi mesmo o do Manchester United. Sem Cristiano Ronaldo, Giggs, Rooney e Carrick, a equipe voltou a mostrar sinais de desentrosamento, porém no desespero, achou um gol no final e conseguiu vencer o modesto Sunderland por 1 a 0. A equipe visitante conseguia manter uma postura defensiva sólida, e contava com as milagrosas defesas de Gordon, que não evitou o gol de Saha, após escanteio cobrado por Nani.


Domingo

O Arsenal, após vencer na rodada passada o surpreendente Manchester City, derrotou sem maiores problemas o Portsmouth em casa por 3 a 1 e agora é vice-líder da competição, com 10 pontos. O togolês Adebayor abriu o placar para os Gunners, de pênalti. Cesc Fabregas, confirmando a qualidade do seu futebol – que é surpreendente - , fez o segundo. Aos 5 minutos do segundo tempo, o zagueiro suíço Phillipe Senderos foi expulso. Mesmo assim, Tomas Rosicky marcou o terceiro gol. Um minuto depois, Kanu diminuiu o placar.

Já o Blackburn, agora se consolidando na zona da Copa Intertoto, derrotou o Manchester City em casa por 1 a 0, com gol do sul-africano McCarthy. Até o fim da partida, as duas equipes ficaram cm 10 jogadores em campo: Tugay, pelo Blackburn, e Dunne pelo City foram expulsos.

O Aston Villa surpreendeu o Chelsea e, jogando em casa, venceu por 2 a 0 e tirou os Blues da liderança. Zat Knight, após marcar um gol contra no jogo passado, desta vez marcou a favor e fez 1 a 0 Villa. Gabriel Agbonlahor, aos 43 do 2º tempo (após jogada de Barry - foto), decretou o placar. O Chelsea é o 4º colocado, com 10 pontos (mesmo número do Liverpool, líder da EPL); Já o Aston Villa, com a vitória, subiu para o 10º lugar com 7 pontos.

Nenhum comentário: