sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fluminense vence e pode ficar em 1° lugar geral

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite de ontem, no Maracanã, o Fluminense recebeu os equatorianos da LDU em confronto direto pelo 1º lugar da chave 8 da Copa Libertadores. Os brasileiros fizeram bem o papel de mandante e venceram pelo placar mínimo, podendo assegurar o 1º lugar geral nesta fase da Libertadores, o que daria boas vantagens nas fases seguintes.

O Flu começou na pressão, só que a falta de um atacante de ofício atrapalhava nas finalizações. Mesmo assim, o tricolor criou boas chances. Aos 4 minutos, Conca acertou a trave de Viteri em uma cabeçada. A LDU respondeu aos 18 minutos com Larrea chutando com perigo. Mesmo com esse ataque dos equatorianos, a equipe brasileira continuou na pressão, explorando as boas chegadas de Junior César pela esquerda. E foi com uma jogada dele que o Fluminense abriu o placar. Aos 30 minutos, o lateral cruzou da esquerda e Cícero subiu mais que a zaga equatoriana para fazer o gol. Aos 38, o Flu perdeu mais uma chance de fazer o segundo gol. Junior Cesar tocou para David, que inteligentemente devolveu para o lateral. Mas, na conclusão, o baixinho da camisa 6 tentou enfeitar e perdeu o gol na frente de Viteri. Quando parecia que o Tricolor ampliaria, foi a LDU que assustou, nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Araújo chutou da entrada da área, com categoria, mas Fernando Henrique se esticou todo e mandou para a linha de fundo, tranqüilizando a torcida tricolor.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira, com o Fluminense partindo para cima a fim de ficar mais perto do primeiro lugar geral da fase de classificação da Libertadores. Aos quatro minutos, Ygor mandou a bola para a área equatoriana, a zaga afastou mal e Tartá quase marcou. O Flu seguiu pressionando, mas sem levar perigo real a Viteri. Apenas aos 14, após boa jogada de David, é que o goleiro teve de trabalhar bem, num chute de Tartá, da marca do pênalti, que o camisa 1 da LDU defendeu com firmeza. Aos 17, Cícero mostrou a falta que um atacante de ofício faz a um time de futebol. O volante, que está improvisado na frente, recebeu livre pela direita e invadiu a área equatoriana, mas na hora do arremate se enrolou com a bola e perdeu a chance de ampliar. Aos 21 minutos, o técnico Renato Gaúcho fez sua primeira alteração na equipe, tirando David, que fazia uma boa partida, para colocar Maurício. Nove minutos depois, o Tricolor criou mais uma boa chance. Tartá avançou pela esquerda, deu belo drible em Camacho e foi derrubado. Na cobrança da falta, Cícero obrigou Viteri a fazer grande defesa. O volante Ygor, que tem alternado boas e más atuações com a camisa tricolor, protagonizou um dos melhores lances da partida aos 36 minutos. O jogador fez fila na entrada da área equatoriana e chutou rasteiro, mas o goleiro da LDU se esticou todo e evitou o golaço do volante, que seria o seu primeiro pelo clube.

O Flu pode terminar a fase em 1º lugar geral, o que daria a vantagem de decidir todas os confrontos em casa, para isso, os tricolores tem que torcer para Atlas do México e Flamengo não goleiem seus jogos.

Nenhum comentário: