sexta-feira, 25 de abril de 2008

São Paulo vence e se classifica na Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite de quarta-feira (23), no Morumbi, o São Paulo precisava da vitória sobre o Atlético Nacional da Colômbia para confirmar sua participação na fase de mata-mata da Libertadores. O tricolor teve algumas dificuldades frente aos colombianos, mas no final conseguiu uma vitória magra por 1 a 0 e conseguiu terminar a fase em 1º lugar no grupo 7.

O técnico Muricy Ramalho escalou uma defesa sólida, com três zagueiros e dois volantes pelos lados: Zé Luis e Richarlyson. Éder Luis e Jorge Wagner cuidavam da criação para a dupla Borges e Adriano. A marcação colombiana era forte, mas mesmo assim as chances foram criadas. Só que a bola não entrava. Aos 18, Jorge Wagner pegou um chute de primeira, que passou pertinho da trave. Aos 22, foi a vez de Alex Silva isolar uma bola na pequena área. Adriano também errou o alvo em uma cabeçada aos 32. Mas, aos 38, Alex Silva resolveu pelo alto. Ele cabeceou com precisão após cobrança de escanteio de Jorge Wagner e fez o gol justamente em seu primeiro jogo pela Libertadores este ano.O Nacional seguia com a marcação forte e tentava algo nos contra-ataques. Rogério Ceni fez uma defesa complicada aos 33, quando espalmou um chute de Martinez.

Os colombianos precisavam vencer para tentar a classificação em primeiro lugar no Grupo 7 e por isso voltaram para o segundo tempo pressionando o anfitrião. Aos sete minutos, Ceni precisou espalmar para fora um chute de longe de Zuñiga. Enquanto o goleiro segurava as bolas que chegavam à área são-paulina, o Tricolor tentava o segundo gol. Alex Silva e Borges tiveram chances logo no início do segundo tempo, mas ficaram na defesa colombiana. Aos 16, o goleiro Ospina impediu um gol de Adriano, com uma defesa em dois tempos. O Nacional balançou a rede do São Paulo aos 32, em chute de Díaz, mas o juiz anulou de forma equivocada, assinalando impedimento, confundido pelos outros dois jogadores do time que também invadiram a área. Se o jogo terminasse empatado, o Flamengo seria o adversário do time paulista nas oitavas. Aos 40, quase que o Nacional chega ao gol. Em uma falha de Richarlyson, Zuñiga pegou o rebote e ficou diante de Ceni, mas o goleiro se atirou e impediu o gol. Sem empolgar os cerca de 25 mil torcedores que foram ao Morumbi, o Tricolor conseguiu a vaga, mas ainda deixou a desejar no futebol.

O São Paulo enfrenta o Nacional do Uruguai nas oitavas-de-final da Libertadores e os colombianos encaram outro brasileiro, o Fluminense.

Nenhum comentário: