domingo, 22 de junho de 2008

Russia espreme a Laranja

Share |

Por Leonardo Martins


Ontem, na Basiléia, a favorita Holanda entrou em campo para enfrentar a Rússia pelas quartas-de-final da Eurocopa. Só que o favoritismo holandês foi por água abaixo quando perdeu para os russos por 3 a 1 na prorrogação. O time surpreendente do Técnico Guus Hiddink espera o vencedor da partida entre Espanha e Itália para conhecer seu adversário nas semifinais.

Holanda começou o jogo com o mesmo time que encantou na primeira fase. No entanto, a Laranja atuou em ritmo lento e a Rússia, bem organizada em campo, teve uma atuação melhor que os favoritos no primeiro tempo. A seleção do técnico Guus Hiddink deu poucos espaços aos holandeses e ainda criou maior número de chances antes do intervalo. Pavlyuchenko foi o primeiro a assustar, em cabeçada por cima do gol de Van der Sar. A Holanda procurou equilibrar as ações e obrigou Afinkeev a fazer boa defesa em chute de Van Nistelrooy. Tocando bem a bola, a Rússia esteve bem perto de marcar quando Arshavin recebeu na área e bateu cruzado, para defesa difícil de Van der Sar. Na cobraça de escanteio, Kolodin pegou a sobra fora da área e soltou a bmba, obrigando o goleiro holandês a fazer mais uma boa defesa. A Laranja Mecânica ainda ganhou um presente da zaga russa, aos 43, mas Van der Vaart bateu em cima de Afinkeev, que conseguiu afastar o perigo.

No segundo tempo, a Holanda voltou com Van Persie na vaga de Kuyt. A mudança em nada adiantou e a equipe não conseguiu se tornar mais ofensiva. Calculista, a Rússia seguiu sólida na defesa e saindo na boa para chegar ao ataque. O mapa da mina para os russos começou a se desenhar pelo lado direito da defesa da Holanda. Boulahrouz levou cartão amarelo por falta violenta e, como tinha dificuldades para marcar no setor, acabou por dar lugar a Heitinga. A mudança, porém, também não deu muito certo. Aos 11 minutos, depois de boa jogada pela ponta esquerda, Semak cruzou baixo para a área e o artilheiro Pavlyuchenko escorou para a rede.

Em desvantagem, a Holanda, que se notabilizou pelos contragolpes mortais nesta Eurocopa, teve dificuldades para atacar. A Rússia seguiu serena no jogo, mas cometeu o erro de recuar demais nos minutos finais. Mais na base do abafa do que por apresentar um bom futebol, a Holanda foi em busca do empate. A Laranja Mecânica acabou premiada aos 41. Após cobrança de falta de Sneijder, Van Nistelrooy subiu no segundo pau para testar firme, no canto esquerdo do goleiro AKinfeev.

Na prorrogação, a Rússia voltou a se soltar mais no jogo. A Holanda, por sua vez, também não recuou. Em menos de cinco minutos, Sneijder, pela Laranja, e Arshavin, no time russo, deram trabalho aos goleiros rivais. A Holanda procurou se manter na frente, mas passou a dar muitos espaços para a Rússia. Arshavin chutou por cima uma boa oportunidade. Logo em seguida, Pavlyuchenko fez linda jogada e, do bico da grande área, soltou uma bomba que acertou o travessão de Van der Sar. Ainda aos oito minutos do primeiro tempo da prorrogação, Arshavin fez bela jogada de linha de fundo e rolou para Torbinski perder gol incrível, chutando fraco em cima do goleiro. Melhor na parte física que a Holanda, a Rússia passou a não correr mais perigos. Valorizando a posse de bola, os russos dominaram as ações. No segundo tempo da prorrogação, a Rússia seguiu criando chances. Pavlyuchenko chutou por cima outra boa oportunidade aos três minutos. De tanto tentar, a Rússia acabou por conseguir o segundo gol. Arshavin fez mais uma grande jogada de linha de fundo, desta vez pelo lado esquerdo, e cruzou para Torbinski escorar para a rede. Nocauteada, a Holanda ainda levou o terceiro, depois de Arshavin receber um lançamento proveniente de um arremesso lateral e, dentro da área, bater pelo meio das pernas de Van der Sar.

Nenhum comentário: