quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fantástico empate entre Chelsea e Liverpool

Share |

Por Leonardo Martins


O jogo de ontem entre os ingleses Chelsea e Liverpool entrará para a história da Liga dos Campeões. Eu, que sempre faço texto contando um resumo dos jogos do dia na principal competição européia, resolvi fazer um texto próprio para este jogo devido a tudo que ocorreu em Stamford Bridge. A batalha da vaga as semifinais foi sensacional e o empate em 4 a 4 levou os blues a semifinal. Vamos ao que ocorreu neste jogo.

A batalha havia começado em Liverpool com vitória londrina por 3 a 1. Um resultado ótimo para os blues que poderiam perder até por 2 a 0 em casa. As chances pareciam ter aumentado quando o capitão e ídolo dos reds, Steven Gerrard, se machucou e não pôde entrar em campo. O Chelsea também havia perdido seu capitão Terry, mas para este lugar não havia preocupação, pois os blues contaram com o português Ricardo Carvalho.

Porém, quando o jogo iniciou parecia que era o Chelsea que tinha perdido seu melhor jogador, pois os blues iniciaram o jogo muito mal. Já o Liverpool estava disposto a reverter a vantagem e dar a classificação como presente a seu capitão, por isso começou o jogo na pressão. Porém, não criava chances de gols.
Mesmo mal no jogo, os londrinos criaram a 1ª chance de gol com Lampard em cobrança de falta. Mas os reds continuaram em cima querendo os 3 gols que lhe davam a classificação. E logo acharam o 1º. Aos 19, o brasileiro Fábio Aurélio surpreendeu a zaga azul e o goleiro Cech ao chutar direto quando todo mundo achava que cruzaria. A bola entrou no canto. Faltavam 2 gols.

O gol animou mais os ingleses do norte que continuaram a marcação pressão e aproveitou a sonolência do time azul para marcar o segundo. E de novo começou com Fábio Aurélio, desta vez ele cruzou para a área e Ivanovic segurou Xabi Alonso na área. Pênalti marcado e cobrado pelo próprio Xabi. 2 a 0 com 27 minutos e a vantagem londrina era mínima, só mais um gol e o Liverpool se classificaria.

Com o ritmo jogado até o momento, o Liverpool não agüentaria o tempo todo, portanto a equipe vermelha começou a poupar o ritmo. O Chelsea, por sua vez, mudou a equipe já no primeiro tempo. Guus Hiddink colocou Anelka para a saída de Kalou, o time ganharia jogo aéreo, mas perdia velocidade em seu ataque. A alteração só seria sentida no 2º tempo, mas antes do intervalo, os reds quase conseguiram o 3º com Kuyt que exigiu ótima defesa de Cech. E final da 1ª etapa e as emoções só estavam começando.

O intervalo fez muito bem aos mandantes, pois se acertaram na segunda etapa e o que era apreensão virou festa. Já o Liverpool parecia que não havia voltado para a segunda etapa, pois voltou sonolento e o que foi comprovado no 1º gol dos azuis. Aos 7, Anelka cruzou, Drogba fez leve desvio e o goleiro Reina fez o gol contra, empurrando a bola para dentro. O Liverpool continuava precisando de um gol, mas agora para levar a prorrogação.

Mas a vaga ficaria mais longe cinco minutos mais tarde. O zagueiro brasileiro Alex acertou linda cobrança de falta no ângulo do goleiro dos reds e empatou o jogo. A equipe vermelha agora precisava de dois gols para se classificar, mas o rendimento em campo desanimava a torcida.

O Chelsea aproveitou o espaço do desespero do time vermelho e fez a virada. Aos 31, Lampard aproveitou cruzamento de Drogba e fez a festa da torcida azul em Stanford Bridge. O jogo parecia ter terminado, pois para se classificar, o Liverpool precisaria fazer 3 gols em 14 minutos.

Até o técnico do Liverpool, Rafa Benitez, pareceu ter jogado a toalha ao substituir o artilheiro Fernando Torres para ser poupado para o Inglês. Mas os jogadores em campo não entregaram os pontos. Aos 36, Lucas chutou e marcou o 3º dos reds. Dois minutos mais tarde, a esperança voltou quando Kuyt, de cabeça, virou o jogo. Eram 8 minutos para o Liverpool fazer um gol e levar a vaga.

O nervosismo tomou conta de todos no estádio. O Liverpool pressionando com todas as forças para garantir o gol de classificação. Essien salvou a classificação dos londrinos ao salvar uma bola em cima da linha. Aos 44, o Chelsea acabou de vez com o sonho vermelho. Lampard recebeu na área e chutou no canto. E final de jogo. Um jogo inesquecível para quem é amante do futebol.

O Chelsea enfrenta nas semifinais o Barcelona. A equipe catalã, que já havia goleado na ida por 4 a 0, segurou o Bayern em Munique, empatando em um gol. Os gols saíram na segunda etapa. Ribery abriu o placar para os alemães e Keita empatou para os catalães.

Nenhum comentário: