quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Champions League: Fechamento da 3ª rodada repleta de emoções

Share |

Por Gabriel Seixas

Os oito jogos que completaram a 3ª rodada da Champions League, bem como os de ontem, reservaram muitas emoções, e algumas surpresas, porque não. A começar pelo Milan, que no grande jogo da rodada, foi até o Santiago Bernabéu e derrotou o Real Madrid, sem Cristiano Ronaldo, por 3 a 2. Além do Milan, o outro grande destaque foi o Chelsea, que confirmou o favoritismo e atropelou o Atlético de Madrid por 4 a 0. Os brasileiros também entraram em ação: Alexandre Pato, do Milan, e Hulk, do Porto, marcaram dois gols cada e foram fundamentais nas vitórias de seus times. Confira um resumo dos oito jogos dos 4 grupos que completaram a rodada, que teve 18 gols em oito jogos – bem abaixo da média de terça-feira.

Grupo A


A Juventus já fez sua terceira partida na competição, mas só hoje conseguiu sua primeira vitória. Era provável que fosse contra o Maccabi Haifa, que ainda não marcou pontos na sua volta a Champions. A Vecchia Signora venceu por 1 a 0, com um gol de Chiellini nos primeiros minutos do segundo tempo. Ele aproveitou cobrança de falta de Diego, e de cabeça, completou pro gol.

No outro jogo, o surpreendente Bordeaux, a exemplo do rival local Lyon, faz ótima campanha no torneio. Os Girondins lideram o grupo de forma isolada, e continuam invictos. A vítima foi o Bayern de Munique, derrotado por 2 a 1. O Bordeaux saiu atrás no placar com um gol contra de Ciani. Esse foi apenas um dos sete gols contra em toda a 3ª rodada da Champions. Mas Ciani se redimiu, e aos 29, marcou um bonito gol de letra após cobrança de escanteio, empatando o jogo. No minuto seguinte, o jovem Thomas Müller foi expulso pelo Bayern. O time sentiu, e sofreu o gol da virada antes do intervalo, marcado pelo outro zagueiro do Bordeaux, Planus. Gourcuff teve a chance de ampliar aos 21 minutos da etapa final, mas desperdiçou um pênalti. E quando van Buyten foi expulso pelo Bayern, aos 42 do segundo tempo, deixando o time com 9 jogadores, o Bordeaux ganhou mais um pênalti. Dessa vez, quem foi pra bola foi o brasileiro Jussiê. Mas o final foi o mesmo: pênalti perdido.

Classificação:

1º Bordeaux - 7
2º Juventus - 5
3º FC Bayern - 4
4º Maccabi Haifa – 0

Grupo B

Dos oito grupos desta fase da Champions, o B foi o mais econômico se tratando de gols. Foi marcado apenas um. O autor foi o equatoriano Luis Antonio Valencia, na vitória do Manchester United sobre o CSKA, fora de casa. O time sentiu o gramado sintético, e só marcou a quatro minutos do fim. Nani cruzou, Berbatov cabeceou pra trás e Valencia chutou forte, sem chances para Akinfeev. É bom lembrar que os Red Devils estavam desfalcados de peças importantes, como Evra, Giggs e Rooney. Os ingleses permanecem isolados na ponta, com 9 pontos.

No outro jogo, na Volkswagen Arena, Wolfsburg e Besiktas passaram em branco. Os alemães foram ligeiramente melhor, mas a principal esperança de gols do Wolfs, o artilheiro brasileiro Grafite, foi expulso aos 30 do segundo tempo, após acertar um tapa na cara do jogador adversário. O resultado frustrante gerou polêmica, e os torcedores do Wolfsburg protestaram, queimando objetos e pedindo raça ao time, que não é mais o mesmo envolvente da temporada passada.

Classificação:

1º Manchester United - 9
2º Wolfsburg - 4
3º CSKA - 3
4º Besiktas – 1

Grupo C

Começando pelo confronto dos menos badalados do grupo, o Marseille foi até a Suíça e venceu os donos da casa, o Zürich, por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo argentino Heinze, aos 24 do segundo tempo. Por sinal, foi um bonito gol: Ele recebeu cruzamento da direita, e pegou de primeira, com a perna direita – que não é a boa – e marcou um golaço. No fim, os franceses ainda tiveram Bonnart expulso, mas não foi nada que comprometesse a vitória, que deu aos primeiros pontos do time da competição.

As emoções ficaram reservadas para a outra partida. Os gigantes Real Madrid e Milan, os maiores vencedores da Champions League, travaram um duelo épico no estádio Santiago Bernabéu. O Real sentiu a ausência de Cristiano Ronaldo, e o Milan, com uma atuação inspirada de Alexandre Pato, venceu por 3 a 2. O primeiro tempo foi dominado pelos espanhóis, e o primeiro e único gol saiu, numa falha bizarra do goleiro Dida. Ele não conseguiu encaixar um chute fraco de Granero, a bola acabou batendo no seu joelho e sobrou nos pés de Raúl, maior artilheiro da competição, que completou para o gol. Os italianos voltaram mais espertos para a etapa final, e entre os minutos 17 e 21, viraram o jogo. O primeiro foi um golaço de Pirlo, num lindo chute de fora da área, no ângulo. O segundo foi de Pato, que recebeu um bom lançamento de Ambrosini, e aproveitou a saída errada de Casillas do gol, para tocar, com o gol vazio, a bola pras redes. Drenthe, que entrou no segundo tempo, empatou para o Real aos 31, quando recebeu passe de Raúl, que cobrou escanteio, e da intermediária, chutou forte para o gol de Dida. Mas o Milan garantiu o triunfo a dois minutos do fim do tempo regulamentar. Seedorf fez ótimo lance pela direita e inverteu o jogo para Alexandre Pato, que entrou nas costas da zaga e tocou na saída de Casillas. Os rossoneri ainda tiveram um gol anulado de Thiago Silva, mas no fim das contas, nem fez falta.

Classificação:

1º Milan - 6
2º Real Madrid - 6
3º Marseille - 3
4º Zürich – 3

Grupo D

Completando a 3ª rodada, os líderes Chelsea e Porto se isolaram ainda mais nas duas primeiras posições do grupo. Começando pelo Porto, que de virada, venceu a zebra cipriota APOEL por 2 a 1. A zebra esteve próxima de passear no Estádio do Dragão, quando Álvaro Pereira tentou evitar conclusão de Charalambidis e acabou marcando um gol contra. Mas ainda no primeiro tempo, o Porto empatou com o brasileiro Hulk. Os cipriotas saíram jogando errado, e recuaram a bola nos pés de Falcao, que só tocou para Hulk fuzilar o gol de Chiotis. No início da segunda etapa, Hulk marcou mais um, desta vez em cobrança de pênalti, deslocando o goleiro. O Porto tem nada mais, nada menos do que 5 pontos de vantagem para APOEL e Atlético Madrid, os lanternas do grupo.

Ainda mais folgado está o Chelsea, que só confirmou os 100% de aproveitamento. Os Blues golearam o Atlético Madrid, que vive péssima fase, por 4 a 0. O Chelsea foi melhor durante todo o jogo, e teve várias chances de abrir o placar, principalmente com o marfinense Kalou. Depois de perder várias oportunidades, o atacante marcou o primeiro gol após completar cruzamento rasteiro de Ashley Cole. No segundo tempo, foi um passeio. Kalou marcou o segundo dele e do Chelsea, aos 7 minutos. Lampard aumentou aos 24, quando recebeu de Essien e soltou um chute rasante de fora da área. No último minuto, ainda deu tempo de Perea marcar um gol contra, fechando o caixão de seu time, que vive fase tenebrosa no Campeonato Espanhol, e na Champions, pior ainda: sem vitória e sem 1 gol marcado em três jogos.

Classificação:

1º Chelsea - 9
2º Porto - 6
3º APOEL - 1
4º Atlético de Madrid - 1

Nenhum comentário: