segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Campeonatos Estaduais – Rodada do fim de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

Em meio ao clima de carnaval que toma conta de todo o Brasil, alguns campeonatos estaduais agitaram este fim de semana. Considerando os mais importantes, as exceções foram Bahia e Pernambuco, que não tiveram rodada de seus respectivos campeonatos regionais. Praticamente todos os jogos em todo o país foram realizados no sábado, com exceção de Santos e Rio Claro, pelo Campeonato Paulista, que jogaram neste domingo. Confira um resumo dos estaduais pelo país:

Campeonato Carioca

Vasco e Fluminense deram largada às semifinais da Taça Guanabara neste sábado de carnaval. A expectativa que tomou conta da partida não foi tão correspondida dentro de campo, pelo menos em nível técnico – os dois times deixaram muito a desejar. Não a toa empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar, onde o Fluminense teve as melhores chances de marcar gols, mas sobretudo com Fred, desperdiçou todas as chances. O castigo veio nas cobranças de pênaltis: nas 5 primeiras cobranças de cada time, 100% de acerto. Nas cobranças alternadas, Nilton marcou para o Vasco, e Alan desperdiçou para o Flu. Resultado: o Vasco é o primeiro time classificado para a final da Taça Guanabara. O adversário será Flamengo ou Botafogo, que se enfrentam nesta quarta-feira de cinzas.

Campeonato Paulista

A soberania dos times grandes segue ameaçada no Campeonato Paulista. Dos quatro “gigantes” do estado, apenas dois saíram com vitória. O líder Santos sofreu, mas bateu o frágil Rio Claro por 2 a 1, de virada, com gol do veterano Giovanni no finalzinho. O trio Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho deixou a desejar. O São Paulo também não convenceu, mas venceu o Ituano por 1 a 0 com um time misto. Rogério Ceni, de pênalti, fez o gol único. Corinthians e Palmeiras não passaram de um empate. O Timão foi brecado pela Lusa, e ficou no 1 a 1, com direito a um frango do goleiro alvinegro Felipe no gol do lusitano Marco Antônio. Já o Verdão por pouco não foi surpreendido pelo vice-líder Botafogo, a surpresa da competição: novo empate em 1 a 1. Em boa situação aparece o Santo André, que venceu o Mirassol de virada por 2 a 1 com dois tentos em sete minutos. Outros resultados: Barueri 1x0 Monte Azul, São Caetano 1x2 Rio Branco, Ponte Preta 2x3 Sertãozinho, Mogi Mirim 1x3 Oeste e Paulista 2x2 Bragantino.

Classificação:

1º Santos - 19
2º Botafogo - 17
3º Santo André e Corinthians – 15
5º São Paulo e Ponte Preta – 14
7º Palmeiras – 13
8º Barueri – 12
9º São Caetano – 11
10º Bragantino, Portuguesa, Ituano, Oeste e Mirassol – 9
15º Paulista, Rio Branco e Mogi Mirim – 8
18º Sertãozinho – 7
19º Rio Claro e Monte Azul – 4

Campeonato Mineiro

Pela terceira vez em quatro rodadas usando um time misto, o Cruzeiro venceu mais uma: 2 a 0 na Caldense, com gols de Wellington Paulista e Gilberto. Mas não foi o suficiente para roubar a liderança do surpreendente Democrata, que bateu o América de Teófilo Otoni por 2 a 1. Outra zebra é o Tupi, que derrotou o América fora de casa por 1 a 0. A decepção continua sendo o Atlético: o time administrava uma vitória por 2 a 0 sobre o Uberaba, com gols de Obina e Diego Tardelli, quando permitiu a reação do adversário e saiu com um amargo empate em 2 a 2. O Galo é apenas o 5º colocado na tabela. Completando a rodada, o Ipatinga venceu o Uberlândia por 2 a 1, e no confronto dos últimos colocados (antes da rodada), o Villa Nova venceu o Ituiutaba por 1 a 0.

Classificação:

1º Democrata - 10
2º Cruzeiro - 9
3º Tupi – 9
4º Ipatinga – 7
5º Atlético - 6
6º América – 5
7º Uberaba - 5
8º Villa Nova – 4
9º Uberlândia - 3
10º América-TO - 3
11º Caldense - 2
12º Ituiutaba – 1

Campeonato Gaúcho

A última rodada do 1º turno definiu os últimos 5 classificados para as quartas-de-final do 1º turno do Gauchão. O Internacional, que já estava garantido nas quartas, venceu o Esportivo por 2 a 1 com gols de Kleber e Alecsandro e garantiu a melhor campanha dentre todos os participantes. O Grêmio também venceu: o adversário foi mais difícil, o também classificado antecipadamente São José. De virada, o tricolor venceu por 2 a 1 com gols de Mithyuê e Fábio Santos. O Grupo 1, que só tinha o Grêmio como classificado, deu vagas na próxima fase a Novo Hamburgo (que empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz), Inter de Santa Maria (venceu o Pelotas por 3 a 1) e Juventude (decepcionou com um empate em 3 a 3 com o também classificado São Luiz, este pelo Grupo 2). No outro grupo, além de Internacional, São José e São Luiz, o Veranópolis também avançou com uma vitória por 3 a 2 sobre o Ypiranga nos últimos 5 minutos. Outros resultados: Porto Alegre 2x0 Universidade e Avenida 2x2 Caxias.

Classificação:

Grupo 1

1º Grêmio - 17
2º Novo Hamburgo - 8
3º Inter/SM - 6
4º Juventude - 6
5º Ypiranga - 5
6º Porto Alegre - 4
7º Esportivo - 3
8º Avenida - 1

Grupo 2

1º Internacional - 22
2º São José - 19
3º São Luiz - 18
4º Veranópolis - 17
5º Pelotas - 15
6º Caxias - 15
7º Santa Cruz - 14
8º Universidade – 7

Confrontos das quartas-de-final:

Internacional x Juventude
Novo Hamburgo x São Luiz
Grêmio x Veranópolis
São José x Inter/SM

Campeonato Paranaense

O jogo isolado do fim de semana no Campeonato Paranaense foi entre Paraná e Iraty, jogo adiado da 4ª rodada. Mesmo jogando em casa, o Paraná decepcionou, e só empatou em 0 a 0 – o terceiro empate do time na competição. Resultado: 9º lugar para os paranistas, enquanto o Iraty subiu para o 4º lugar na tabela.

Classificação:

1º Coritiba - 21
2º Atlético - 14
3º Paranavaí – 13
4º Iraty - 11
5º Cascavel - 11
6º Corinthians - 11
7º Rio Branco - 10
8º Operário - 9
9º Paraná - 9
10º Toledo - 8
11º Cianorte - 7
12º Serrano - 7
13º Nacional - 5
14º Engenheiro Beltrão – 1

Campeonato Catarinense

A última rodada do 1º turno do Campeonato Catarinense reservou algumas emoções, mas no final, deu a lógica: Joinville, Avaí, Atlético Ibirama e Metropolitano, que ocupavam as quatro primeiras posições antes da rodada começar, foram mesmo os times classificados para as semifinais. O Joinville manteve a liderança mesmo com um empate em 1 a 1 com a Chapecoense, e terá pela frente o Metropolitano, que perdeu do também classificado Avaí por 1 a 0, gol de Leonardo. Os avaianos enfrentarão na semi o Atlético Ibirama, que empatou com o lanterna Juventus em 1 a 1. Como Joinville, Avaí e Atlético Ibirama estavam classificados antes da rodada começar, só restava a briga pela 4ª vaga, entre Metropolitano e Imbituba. O Metro foi derrotado, e apesar da goleada do Imbituba por 3 a 0 sobre o Brusque (com 2 gols da maior revelação do campeonato até aqui, o artilheiro Felipe Oliveira), o recém-promovido a série principal do estadual acabou sendo eliminado. Completando a rodada, os decepcionantes Criciúma e Figueirense se enfrentaram. Melhor para o Figueira, que de virada, venceu por 2 a 1.

Classificação:

1º Joinville - 19
2º Avaí - 18
3º Atlético Ibirama - 17
4º Metropolitano - 15
5º Imbituba – 15
6º Figueirense - 14
7º Criciúma - 11
8º Brusque - 9
9º Chapecoense - 8
10º Juventus – 2

Campeonato Goiano

Os líderes Atlético e CRAC tropeçaram, mas seguem lideres do Campeonato Goiano. O Atlético estava perdendo do Trindade por 2 a 0 em casa até os 43 do segundo tempo, até Elias, que ajeitou a bola com o braço no lance do seu gol, e Rodrigo Tiuí, de bicicleta, aos 49 minutos, empatarem o jogo e manterem o Dragão na ponta. O CRAC também empatou em 2 a 2, mas com o Itumbiara. O time vencia até os 48 do 2º tempo, mas Geraldo marcou para o Itumbiara e empatou a partida. O Goiás parece ter espantado a má fase, e venceu mais uma: 2 a 1 no lanterna Morrinhos, com gols de Felipe e Fernandão. Anapolina e Vila Nova empataram sem gols, enquanto o Santa Helena venceu a Canedense pelo placar mínimo.

Classificação:

1º Atlético - 15
2º CRAC - 15
3º Anapolina – 13
4º Goiás - 11
5º Vila Nova – 11
6º Santa Helena - 10
7º Trindade - 10
8º Canedense - 8
9º Itumbiara - 8
10º Morrinhos – 4

Campeonato Cearense

O principal holofote da região Nordeste nos estaduais concentrou-se no Campeonato Cearense. A rodada começou na quarta-feira com o Ferroviário, que derrotou o Crato por 1 a 0 e assumiu a liderança do estadual. Com o mesmo número de pontos do “Ferrim” aparece o Guarany de Sobral, que empatou com o Itapipoca em 1 a 1 e perdeu a ponta. Os times grandes só atuaram no sábado: o Fortaleza bateu o Boa Viagem por 3 a 1 e manteve o 4º lugar, enquanto o Ceará lavou a alma com a goleada por 5 a 1 sobre o Quixadá, fora de casa. Dinei foi o destaque com três gols. Completando a rodada aparece o Horizonte, que também venceu por 5 a 1. A vítima foi o Limoeiro. E a exemplo do jogo do Ceará, um jogador roubou a cena ao marcar três dos cinco gols do Horizonte: Júnior Cearense.

Classificação:

1º Ferroviário - 18
2º Guarany de Sobral - 18
3º Horizonte - 17
4º Fortaleza – 17
5º Guarani de Juazeiro – 16
6º Ceará - 13
7º Quixadá – 13
8º Itapipoca - 13
9º Crato - 12
10º Maranguape - 10
11º Limoeiro - 10
12º Boa Viagem - 9

Nenhum comentário: