segunda-feira, 19 de abril de 2010

Giro pelos estaduais – 19/04/10

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins


Campeonato Mineiro

Nos jogos de volta das semifinais, muita emoção nos jogos. No sábado, o Galo precisava de um empate para passar as finais, mas partiu para cima do Democrata. No primeiro tempo foram duas bolas na trave do time atleticano e a equipe democratense foi tímida neste primeiro tempo. Na segunda etapa, a pressão atleticana diminuiu, mas os interioranos cansaram e não conseguiram buscar o gol da classificação. O Galo conseguiu a vaga, mas aos trancos e barrancos.

O adversário alvinegro saiu em um jogo polemico e nervoso entre Cruzeiro e Ipatinga. Os azuis entraram com um time misto devido ao cansaço pelos jogos da Libertadores e pagou um preço alto por isso, pois o Ipatinga dominou o jogo inteiro e foi extremamente prejudicado pela arbitragem na primeira etapa com 2 pênaltis não marcados e um gol mal anulado. Na segunda etapa, o esforço ipatinguense foi recompensado com os 3 gols, dois de Danilo Dias e um de Alessandro. Wellington Paulista ainda fez o de honra do time da capital e depois de 4 anos o time do Vale do Aço volta a decidir o campeonato mineiro.

Campeonato Paulista

No Paulista, a final será entre os melhores times do campeonato. Na Vila Belmiro, mais um show do Santos diante do São Paulo. Na primeira etapa, os santistas foram melhores, mas não conseguiram marcar, já o São Paulo, precisando dois gols para eliminar o time sensação do Brasil, estava nervoso em campo não fez nada na etapa. Mas a garotada fez o que vem fazendo nos últimos jogos, gols e belo futebol na segunda etapa. Neymar com dois gols e Ganso fizeram os 3 gols da partida.

Na outra semifinal, o Santo André poderia perder por um gol de diferença e foi isso que aconteceu. O Grêmio Prudente abriu o placar com Tadeu, o Ramalhão empatou com Renato Dias e o veterano Marcos Assunção colocou o time de Prudente na frente, os 3 gols aconteceram na primeira etapa. Na segunda, o Grêmio foi em busca do 3° gol que o colocava na final, mas parou nas boas defesas de Júlio César, que garantiu a vaga do time do ABC a final.

Campeonato Gaúcho

Na decisão do 2º turno do Gauchão, o Internacional venceu de virada o Pelotas por 3 a 2 e garantiu presença na finalíssima do estadual contra o Grêmio. O Colorado tomou um baita susto quando o Pelotas resolveu aprontar no primeiro tempo, marcando dois gols através de Clodoaldo. Ainda na etapa inicial, Bolívar diminuiu o placar. No segundo tempo, Edu empatou e D’Alessandro deu a vitória por 3 a 2 ao Inter.

Campeonato Paranaense

Assim como o Botafogo no Rio de Janeiro, o Coritiba também garantiu o título estadual. O Coxa bateu o rival Atlético por 2 a 0 e sagrou-se campeão com uma rodada de antecedência para o fim do octogonal final, com gols de Marcos Aurélio e Geraldo. Nos outros jogos, o Paraná empatou com o Iraty (já classificado para a Série D deste ano) por 1 a 1. O Operário venceu o Paranavaí por 1 a 0 e agora tem a vantagem para conquistar a última vaga restante para a Série D no estadual, enquanto no outro jogo, o Cascavel goleou o Corinthians por 4 a 1.

Campeonato Catarinense

Na final do segundo turno, Florianópolis parou para ver o clássico entre Figueirense e Avaí. No jogo na Ressacada não faltou emoção e a equipe da casa que jogava pelo empate, soube aproveitar o regulamento e garantiu a vaga com um empate em 1 a 1. Fernandes colocou o Figueira na frente ainda no 1º tempo, mas Davi colocou o Azurra na final contra o Joinville (vencedor do primeiro turno) ao marcar o gol de empate no segundo tempo.

Campeonato Goiano

Em Goiás, também tivemos as semifinais e os finalistas definidos. O Santa Helena voltou a vencer o Vila Nova por 4 a 2 e chega a final pela primeira vez em sua história. Comprovando ser o melhor time do Estado, o Atlético goleou o Goiás por 4 a 2 e chegou a final como favorito. O resultado derrubou o técnico Jorginho na equipe esmeraldina.

Campeonato Pernambucano

Última rodada da primeira fase e clássico entre Náutico e Sport. O Timbu derrubou uma longa invencibilidade leonina ao derrota-lo por 2 a 0 e garantiu a vantagem de decidir em casa a vaga na final. O Alvirrubro enfrenta na semifinal o Santa que venceu o Salgueiro por 3 a 2. O Sport faz a outra semi contra o Central, que garantiu a última vaga as semis com a vitória sobre o rebaixado Sete de Setembro por 2 a 0. O outro rebaixado em Pernambuco é o Vera Cruz que empatou com o Cabense em um gol. Outros resultados: Vitória 1x3 Araripina e Ypiranga 0x1 Porto.

Classificação final da 1ª fase

1° Sport – 51
2° Náutico – 43
3° Santa Cruz – 40
4° Central – 34
5° Cabense – 32
6° Porto – 29
7° Ypiranga – 28
8° Salgueiro – 26
9° Vitória – 24
10° Araripina – 22
11° Vera Cruz – 20
12° Sete de Setembro – 16

Campeonato Baiano

Deu a lógica no Baianão. Bahia e Vitória empataram novamente em seus jogos na semifinal, e como jogavam por resultados iguais, garantiram presença na finalíssima. O Bahia empatou em 1 a 1 com o Bahia de Feira, enquanto o Vitória arrancou nos 10 minutos finais um empate também em 1 a 1 com o Camaçari.

Campeonato Cearense

Também vai pintar clássico na final do Campeonato Cearense. Isso porque o Ceará venceu o 2º turno ao bater o Guarany de Sobral por 1 a 0, gol de Geraldo, e agora enfrenta o Fortaleza na final do estadual. O Guarany está classificado para a Série D deste ano e será o único representante cearense na competição.

Nenhum comentário: