quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atlético de Madrid conquista a Liga Europa

Share |

Por Gabriel Seixas

- A torcida do Atlético de Madrid implorava por um título. O último havia sido conquistado há 14 anos, e o jejum aumentava para 48 anos quando se tratava de títulos europeus. Intitulado como ‘primo pobre’ da capital espanhola, hoje o Atlético pode se orgulhar por ser o único espanhol que conquistou uma competição europeia nesta temporada. Na prorrogação, os colchoneros venceram o Fulham por 2 a 1, em Hamburgo (Alemanha), e sagraram-se campeões da Liga Europa.

- O Atlético começou muito melhor em campo. Nos primeiros dez minutos, viu-se uma pressão intensa dos espanhois, que eram maioria no estádio Hamburgo Arena. Aos 11 minutos, Forlán chutou cruzado e a bola triscou na trave. Minutos depois, foi a vez de Simão assustar em cobrança de falta, obrigando Schwarzer a fazer grande defesa.

- Premiado pela grande atuação, o Atlético de Madrid abriu o placar aos 32 minutos. Agüero chutou da entrada da área, mas não pegou bem na bola. Por sorte, o chute serviu como um passe para Forlán, que recebeu e tocou no canto de Schwarzer, abrindo o placar.

- O Fulham estava bastante acuado em campo. Os wingers Duff e Gera chegavam pouco, deixando o artilheiro Zamora muito isolado na frente. Apesar da fraca atuação, na primeira boa chance dos Cottages no jogo, o time conseguiu o empate. Gera cruzou da direita e Davies, de primeira, marcou um golaço.

- O gol foi um balde de água fria na ótima atuação do Atlético. Ao menos os espanhois envolviam bastante os ingleses, inspirados na ótima atuação da dupla de ataque, Forlán e Agüero, que confundia a zaga adversária. Apesar da superioridade, o primeiro tempo terminou mesmo empatado.

- Na etapa final, nenhuma equipe conseguiu exercer uma superioridade que a credenciasse para sair com o título no tempo normal. O Fulham sofreu uma grande perda com a saída de Zamora, contundido, e substituído por Dempsey. Quique Flores, técnico do Atlético de Madrid, mexeu aos 23 minutos, colocando Jurado na vaga de Simão, quando a equipe estava dominada pela falta de criatividade.

- O Atlético melhorou relativamente, mas Quique Flores não estava satisfeito: tirou Reyes e colocou o jovem argentino Salvio em campo. Um chute de fora da área de Raul Garcia foi a última chance do Atlético de decidir a parada no tempo normal.

- Na prorrogação, o jogo voltou a ficar bom. Pra variar, o Atlético estava mais próximo do gol, perdendo um feito no primeiro tempo da prorrogação. Forlán cruzou da esquerda e a bola chegou até Agüero, que livre na área, completou pra fora. A torcida colchonera não acreditava no que via.

- Fruto da persistência, o Atlético de Madrid conseguiu o gol do título a três minutos do fim da partida. Agüero foi ao fundo e cruzou para o artilheiro Forlán, que de letra, completou pro gol. Foi o sexto gol do uruguaio na Liga Europa, artilheiro e principal jogador do time na competição. Há quem diga que Forlán foi o craque desta edição da UEL.

Nenhum comentário: