segunda-feira, 10 de maio de 2010

Flamengo e São Paulo empatam no Maracanã com times mistos

Share |

Por Gabriel Seixas

- Rogério Lourenço e Ricardo Gomes, treinadores de Flamengo e São Paulo, respectivamente, deixaram muito bem suas pretensões para o início do Campeonato Brasileiro: um plano secundário temporário, até que as equipes deixem a disputa da Copa Libertadores. Isso ficou evidenciado com os times mistos que foram a campo, mas apesar das ausências de alguns bons jogadores por parte das equipes, o jogo foi animado e terminou empatado em 1 a 1.

- Pelo Flamengo, Rogério Lourenço poupou cinco titulares, todos importantíssimos: Léo Moura, Willians, Maldonado, Vagner Love e Adriano. Dentre as ‘caras novas’, destaque para os retornos de Fernando e Kleberson (que sonha com a Copa do Mundo), ambos brigando para recuperar uma vaga no time titular, as presenças dos criticados Everton Silva e Denis Marques, e claro, o sérvio Petkovic como titular, o que não acontecia há muito tempo.

- Do lado paulista, o número de titulares em campo foi ainda menor: apenas Rogério Ceni, Miranda, Jean e Richalyson presentes. Mas não há como subestimar um time quase todo reserva com jogadores do nível de Leo Lima, Cleber Santana, Marcelinho Paraíba e Washington.

- O jogo foi disputado no primeiro tempo, com boas chances de gol para ambos os times. Jogando fora de posição, Petkovic rendeu pouco pelo Fla, mas acertou uma cobrança de falta perigosa aos 20 minutos. Também em cobrança de falta, o São Paulo respondeu nove minutos depois com ainda mais perigo: Rogério Ceni mandou no pé da trave do goleiro Bruno.

- Sem inspiração na frente, o Flamengo chegava apenas em jogadas esporádicas, e mesmo assim tinha mais ímpeto ofensivo que o São Paulo. Os rubro-negros perderam duas boas chances de abrir o placar: uma com Denis Marques, que dentro da pequena área, cabeceou por cima do gol, e outra com Kleberson, que recebeu passe de Juan, dominou e bateu de perna esquerda, mas a bola foi pra fora.

- Se o Fla perdeu grandes chances de sair na frente, o São Paulo não teve perdão do adversário aos 45 minutos. Marcelinho Paraíba cruzou rasteiro da esquerda, e Washington, de carrinho, sem goleiro, completou pro gol. Foi o 118º gol dele em Campeonatos Brasileiros.

- Na etapa final, com Michael no lugar de Fernando, o Flamengo voltou mais ligado. A entrada de Michael surtiu efeito direto logo aos seis minutos, quando o meia fez um lançamento de longa distância para Denis Marques, que invadiu pelo lado direito, e dentro da área, teve calma para deslocar Rogério Ceni e empatar o jogo.

- A pressão rubro-negra continuou. Petkovic quase marcou um gol olímpico aos 18 minutos, mas mandou a bola no travessão. Três minutos depois, foi o São Paulo que perdeu boa chance, com Washington, dentro da área, sozinho, que chutou pra fora.

- Kleberson perdeu chance parecida aos 30, quando também estava sem marcação. Aos 44 minutos, na última oportunidade do Fla no jogo, Everton Silva escorou cobrança de falta de Juan pra fora, sozinho. Mas não foi a última oportunidade clara de gol do jogo. Nos minutos finais, Washington cruzou da direita e Marlos completou pro gol. Quando a bola ia entrando, para explodir a torcida do São Paulo, o zagueiro rubro-negro David tirou a bola em cima da linha, confortando o pequeno público no Maracanã.

- O fato é que o resultado de hoje não tem influência alguma para a disputa da Libertadores, nesta quarta-feira. O Flamengo recebe a Universidad do Chile, no Maracanã, enquanto o São Paulo também joga em casa, mas contra o Cruzeiro.

Nenhum comentário: