quinta-feira, 24 de junho de 2010

Adeus de campeã mundial é dramático

Share |

Por Leonardo Martins


Quem, no inicio da Copa, poderia imaginar que os finalistas da última Copa do Mundo cairiam na primeira fase do mundial, pois isto aconteceu. A França já havia caído fora na terça-feira, nesta quinta foi a vez dos atuais campeões mundiais, a Itália. Em um jogo emocionante no Ellis Park, a Eslováquia surpreendeu os italianos ao vencer por 3 a 2. No outro jogo do grupo F, um empate sem gols classificou o Paraguai diante da Nova Zelândia.

Os Italianos começaram o jogo com Gattuso no meio-campo e sem Gilardino no ataque, em seu lugar entrou Di Natale, mas essas alterações pouco ajustavam o time italiano, que apresentava o mesmo futebol burocrático das duas primeiras rodadas. Já os eslovacos tinham maior força de marcação e engoliam os jogadores italianos.

As chances eram quase diminutas, porque as duas equipes pouco produziam em campo. No jogo do Paraguai, a situação era parecida com os paraguaios poupando o time e os neo-zelandeses tinham pouca técnica para assustar o gol de Villar Aos 16, Caniza chutou por cima do gol.

Em Joanesburgo, a Itália pouco conseguia criar, reflexo da falta de armador de jogadas e ainda viu a Eslováquia marcar. Aos 23, De Rossi errou passe bizonhamente e Kucka aproveitou para acionar Vittek, que chutou no canto de Marchetti. Era o prenuncio da tragédia italiana, mas o empate dava a vaga aos atuais campeões mundiais.

O anuncio do gol eslovaco fez com que os paraguaios diminuíssem o ritmo, já que a Nova Zelândia não oferecia perigo a sua meta. Já no Ellis Park, pouco se tinha de futebol por parte dos comandados de Marcelo Lippi, tanto que a melhor oportunidade dos italianos foi no quase gol contra de Skrtel que passou perto. A Eslováquia chegava com muito perigo e Kucka assustou em chute que foi pela rede do lado de fora. O primeiro tempo foi embora e faltava 45 minutos para se evitar o vexame italiano.

O desespero tomou conta da Itália no segundo tempo, Lippi já fez duas alterações logo no intervalo, Maggio e Quagliarella entraram nos lugares de Criscito e Gattuso, formando um incomum 4-2-4, mas pouco alterou o rumo do jogo, pois a pobreza de jogadas ofensivas continuaram.

Já em Polokwane, a Nova Zelândia buscava o gol que classificaria para a próxima fase, mas Elliot chutou em cima do gol. O Paraguai respondeu primeiro na falta cobrada por Cardozo e depois na chance dupla que Riveros e Caniza desperdiçaram.

Aos 17, a Itália finalmente chegou com Quagliarella, mas Mucha salvou o gol. Pirlo, mesmo sem estar inteiro, foi a campo para tentar solucionar os problemas de armação italianos. Aos 22, um lance polemico, Pepe cruzou para Quagliarella completar para o gol, mas Skrtel salvou em cima da linha, uns acharam que a bola entrou, outros não, mas o gol não foi dado.

O lance tornou o jogo emocionante. Aos 24, Stoch quase marcou o segundo da equipe branca em rápido contra-ataque. Mas aos 28, um banho de água fria nos italianos, Hamsik cruzou para Vittek completar e fazer o segundo do time eslovaco. O lance parecia esfriar o jogo, mas só parecia.

Porque os atuais campeões foram para cima na base da raça e do coração e chegaram ao primeiro gol. Aos 36, Di Natale aproveitou rebote de Mucha no chute de Quagliarella e fez. Agora, mais um gol colocava a Itália na próxima fase e até chegou a marcar este gol, mas o juiz acabou anulando por impedimento do atacante do Napoli.

Com os contra-ataques a disposição, os eslovacos praticamente mataram o jogo. Aos 44, Kopunek recebeu passe de lateral e encobriu Marchetti, marcando um belo gol. 3 a 1. Mas os italianos não desistiram e diminuíram a diferença aos 47 em um belo chute de Quaglarella. Aos 50, a Itália teve a chance de fazer o gol da classificação, mas Pepe chutou longe e, para a surpresa de todos, a Itália deu adeus a chance de defender o título de 2006.

Para fechar o outro jogo do grupo, os guaranis tiveram três chances de abrir o placar, mas não aproveitaram e os all-blacks não tiveram capacidade técnica para seguir em diante no mundial, mas conseguiram um feito, sair da Copa invicto e na frente da Itália. Paraguai e Eslováquia seguem em diante no Mundial e esperam a definição do Grupo E logo mais, para saber seus adversários nas oitavas de final.

Classificação final

1º Paraguai – 5pts
2º Eslováquia – 4pts
3º Nova Zelândia – 3pts
4º Itália – 2pts