segunda-feira, 28 de junho de 2010

Holanda vence com tranqüilidade e espera sul-americano

Share |

Por Leonardo Martins


Uma das favoritas a Copa do Mundo, a Holanda, fez seu papel bem feito nas oitavas-de-final ao vencer com tranqüilidade a surpresa Eslováquia por 2 a 1 em Durban. Agora, a laranja mecânica faz duelo contra brasileiros ou chilenos, que se enfrentam ainda hoje, nas quartas.

A Laranja começou o jogo com Robben, um dos seus principais jogadores, começando como titular, no restante, era a mesma equipe que começou a Copa. Já a surpresa Eslováquia queria surpreender novamente, assim como fez contra a Itália na primeira fase quando eliminou os Campeões Mundiais.

E o Camisa 11 começou o jogo mostrando que é um dos principais jogadores do mundo, querendo jogo e armando a equipe junto com Sneijder e jogando pela direita. Aos 18, o atacante fez sua jogada característica e mandou no canto de Mucha. 1 a 0.

O gol fez com que os holandeses diminuíssem o ritmo, talvez já poupando para um eventual confronto com o Brasil nas quartas de final. O jogo era morno e os eslovacos não conseguiam vencer a marcação holandesa, por isso, arriscavam de longe, mas os chutes eram longe do gol.

Já a Holanda quando queria, levava perigo para o gol de Mucha, na melhor chance, van Persie achou Sneijder livre, mas o meia campeão europeu chutou fraco e em cima de Mucha. E foi só.

No segundo tempo, o jogo foi mais animado e Robben, de novo, fez aquela jogadinha manjada, mas chutou raspando a trave de Mucha, o goleiro eslovaco trabalhou também no chute de van Persie. A Eslováquia queria reagir no jogo e exigiu duas ótimas defesas de Stekelenburg na seguida. Aos 21, Stoch apareceu livre e chutou para a defesa do goleiro holandês, na seqüência, foi a vez do artilheiro Vittek exigir milagre do Camisa 1 holandês.

Para poupar Robben para o próximo jogo, o técnico holandês tirou o camisa 11 para colocar o jovem Elia e o jogo ficou sem emoções e ficou nesse ritmo até os 39. Kuyt fez boa jogada e cruzou para Sneijder completar para o gol. 2 a 0 e jogo definido para os holandeses.

Mas a partida ainda aguardava um gol no último minuto de jogo. Aos 47, Jakubko foi derrubado por Stekelenburg na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Vittek marcou seu quarto gol na Copa, igualando ao argentino Higuain na artilharia da Copa do Mundo.

Agora, os holandeses aguardam de camarote o jogo entre Brasil e Chile para saber seu adversário nas quartas de final do Mundial da África do Sul.

Nenhum comentário: