domingo, 11 de julho de 2010

E a vida continua...

Share |

Por Leonardo Martins


Com o título da Espanha no Mundial, o ciclo de mais uma Copa do Mundo se renova, o Mundo do futebol, agora, se voltará para nosso país, palco da próxima Copa em 2014. Mas a Copa na África do Sul, a primeira no Continente Negro, mostrou uma especialidade que nunca se viu na história das Copas.

Muito se falou que a África do Sul não conseguiria realizar o Mundial, por ser um país em desenvolvimento, mas a força do povo africano conseguiu fazer com que a Copa fosse boa e, principalmente, que a África fosse vista sob outros olhos, sem aquele olhar de inferioridade, que sempre atrapalhou o pleno desenvolvimento do Continente.

Quando a Copa começou no mesmo Soccer City, que hoje, coroou o Campeão do Mundo, estava se realizando um sonho, que para muitos era impossível, realizar uma Copa do Mundo dentro de um país com muitos problemas sociais, semelhantes aos nossos. É claro que não seria uma copa perfeita, como foi a anterior na Alemanha, mas os sul-africanos deram o máximo de si para realizar uma Copa dentro da suas especificidades. E este objetivo foi conquistado com louvor, não tivemos nenhum problema sério de segurança e de transportes, só pequenos casos isolados.

Foi a Copa diferente de todas as outras que já havia acontecido. O show da torcida africana com suas barulhentas vuvuzelas e sua alegria de receber uma Copa do Mundo foi um dos destaques do torneio.

Outras coisas que chamaram a atenção do mundo, coisas até curiosas. Teve um polvo que acertou tudo, inclusive o jogo final. Teve pé-frio nos estádios (caso de Mick Jagger), mulher bonita saindo nua em revistas e com belos dotes peitorais (AHH Larissa!!), mulher de jogador enfeitiçando em campo, mas que saiu da África feliz (caso da Namorada do Capitão Campeão Casillas, Sara Carbonero). Teve país campeão mundial saindo na primeira fase, casos de Itália e França.

Mas o grande ressurgimento acontecido na Copa de 2010, foi o Uruguai, os uruguaios chegaram a Copa sem favoritismo e chegou, com um time bem uruguaio, as semifinais, lugar que não ocupava desde a decada de 70. Este ressurgimento da Celeste olímpica foi coroado com a eleição de Diego Forlan como craque do Campeonato, este foi o principal troféu uruguaio.

Enfim, coisas que só a Copa do Mundo consegue fazer, um torneio com dimensões e atenções mundiais. Agora o bastão está com a gente, cabe a nós realizar um torneio fantástico, dentro de nossas limitações, construir e reformar bons estádios e cuidar da infra-estrutura do país.

Também aproveito em nome da equipe do Esporte é Vida para agradecer pelo carinho e força que vocês nos deram nesta cobertura da Copa do Mundo, muito trabalho e o sucesso veio com 100% dos jogos cobertos. E a vida continua com a cobertura do Brasileirão e dos outros eventos, continuem nos prestigiando.

Nenhum comentário: