quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Embolou de vez

Share |

Por Gabriel Seixas


O Fluminense vem fazendo de tudo para perder a liderança do Brasileirão. Por hora, o gol de honra de Washington impediu a tragédia anunciada, mas o primeiro lugar já não é mais sinônimo de tranquilidade. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Flu vê sua vantagem ao vice-líder Corinthians, adversário na noite de quarta-feira, ser reduzida apenas a uma ilusória superioridade no saldo de gols. Os paulistas foram até o Engenhão e venceram com autonomia por 2 a 1.


O Cruzeiro, que é o terceiro colocado, já está a um ponto dos líderes. Em meio a tantas desculpas, uma certeza: o momento não é bom nas Laranjeiras. O mesmo time que gozava de um plantel tão competitivo no início do campeonato, hoje lamenta os pesados desfalques. Diogo e Diguinho na contensão, e especialmente Emerson no ataque, fizeram muita falta. Não incluí Fred na lista porque sua ausência já não é novidade, mas pela sua qualidade indiscutível, merece ser mencionado.

Bom para o Corinthians, que protagonizou uma exibição impecável. Adilson Batista deu um nó tático sensacional em Muricy Ramalho. Deco e Conca, os grandes pensadores do tricolor, simplesmente não jogaram. Na única jogada trabalhada dos meias, Deco invadiu a área, mas chutou desequilibrado e perdeu a chance de abrir o placar aquela altura. Adilson congestionou o meio com Paulinho, Jucilei e Elias e ainda viu o trio chegar com muita qualidade na frente.

Dos três, o grande destaque ficou por conta de Jucilei. Tanto na marcação, quanto no apoio, ele desempenhou um importante papel. Se não for o melhor, com certeza é um dos melhores volantes do Brasil. O nome do jogo. Seu nome talvez induza a muitos acharem que trata-se de um jogador ‘brucutu’, e a estes, recomendo ver o primeiro gol do Timão. A categoria com que ele matou a bola no peito e bateu pro gol não se vê em nenhum dos volantes chamados por Dunga para a Copa do Mundo.

1Além de quebrar a cabeça para reorganizar o time, Muricy Ramalho também se vê obrigado a travar um duelo contra seu estigma de ‘cavalo paraguaio’ – com exceção ao período em que dirigiu o São Paulo, claro. O filme do Palmeiras em 2009 provavelmente já começa a ocupar a mente do treinador. Como o mesmo destacou, não há mais espaço para tropeços. O Flu está em queda livre. O clássico do próximo fim de semana, contra o Flamengo, ganha ainda mais contornos de dramaticidade.

No jogo de hoje, faltou ousadia a Muricy. O técnico mais uma vez insistiu no 3-4-2-1, isolando Washington no ataque e desnecessariamente mandando a campo três zagueiros. O erro foi corrigido com a entrada de Rodriguinho na vaga do atabalhoado Andre Luis, que melhorou o time, mas não evitou a derrota. Outro destaque negativo ficou para a torcida: além de ter colocado apenas 20 mil pessoas num jogo de tamanha importância (confronto direto), ainda pegou precocemente no pé de diversos jogadores, especialmente Deco e Julio César.

A força coletiva permitiu a vitória do Corinthians, suprindo até mesmo alguns pontos negativos, como a má fase do ótimo Bruno César. O cérebro do time vem destoando das atuações positivas dos seus companheiros nos últimos jogos, sobretudo no duelo contra o Flu. Por outro lado, Adilson Batista fez mistério quanto a escalação e acertou em suas convicções: Paulinho substituiu muito bem Ralf, e Iarley, mantido entre os titulares, foi o autor do segundo gol.

Coube a Washington marcar o gol que manteve o Fluminense na liderança pelo saldo de gols e que o colocou na artilharia isolada do Brasileirão. Números ilusórios. O empate? Ah, esse não veio. Dentro de campo e fora dele, muitos erros precisam ser corrigidos o quanto antes, para que o tricolor não repita o Palmeiras do ano passado, também comandado por Muricy. Quanto ao Timão, se jogar com a mesma motivação (e inspiração) de hoje, é franco favorito ao título.
Curtinhas

- O Flamengo conseguiu quebrar um jejum de jogos sem vitórias ao derrotar o novo lanterna Prudente por 2 a 1, de virada em Presidente Prudente. O resultado foi um alívio para o ameaçado Flamengo, que se distanciou da zona vermelha. Adriano Pimenta abriu o placar para os paulistas, mas no fim do jogo, Diego Maurício e Toró viraram o jogo para o Rubro-Negro.

- O Vitória decepcionou a torcida ao apenas empatar sem gols com o Ceará, no duelo nordestino, em Salvador. O Leão da Bahia se aproximou perigosamente da zona vermelha e o Vovô continua na zona intermediária do Campeonato.

Nenhum comentário: