terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Ano da Seleção

Share |

Na tarde de ontem, a Seleção terminou a participação dela no ano ao derrotar o Egito por 2 a 0 em Doha no Catar. Os dois gols da equipe canarinho foram marcados por Jonas, ex-artilheiro do Grêmio e hoje no Valência, mas a atuação foi o retrato da Seleção durante o ano, uma equipe sem graça em campo e jogando mal.

O Ano da Seleção começou com uma voadora de Hernanes e a derrota em Saint-Denis para a França, apresentando um ruim futebol como havia terminado 2010. Nesse amistoso, só foram chamados "estrangeiros, pois a temporada no Brasil havia começado a poucos dias.

Aliás, este ano foi o ano da volta do futebol brasileiro a Seleção. Neymar se afirmou como a grande estrela da Seleção com seus dribles e gols, tanto que foi indicado ao prêmio de melhor do Mundo jogando pelo Santos, coisa inédita no futebol mundial. O surgimento de um grande atacante, Leandro Damião, que chegou e fez com que a Camisa Amarelinha não lhe pesasse, talvez chegue para marcar época como os anteriores, Careca, Romário e Ronaldo. O ano também marcou a volta de Ronaldinho Gaúcho a Seleção devido as atuações fantásticas dele no Flamengo, Mano Menezes afirmou que a experiência do Gaúcho pode ajudar os jovens, o que foi visto nos amistosos contra Gana e México, talvez as duas melhores atuações do time no ano. Hoje, o trio do Brasil tem papel importante no ataque da Seleção, mesmo com o futebol pragmático apresentado.

Voltando aos resultados, o ano também foi da primeira competição da Era Mano, a Copa América na Argentina, mesmo não contando, ainda, com Ronaldinho Gaúcho e Damião, a expectativa era boa de se conseguir o tricampeonato, mas o futebol apresentado em terras hermanas foi  abaixo do esperado, os craques Neymar e Ganso não renderam o esperado e a eliminação precoce nas quartas-de-final foi um caso a parte. O jogo contra o Paraguai foi o ápice da ruindade do ano, a classificação foi decidida nos pênaltis, onde o Brasil foi muito mal ao perder os 4 penais e a chance do tri foi por água abaixo.

Tirando isto, foi jogos sem graça contra Holanda, Romenia, Gabão, Egito e Escócia, além dos jogos contra a Argentina pela Copa Roca em que só jogadores do Brasil atuaram e bem.

Para 2012, o treinador precisa começar a definir o time para 2014 e ainda tem a disputa das Olimpíadas em Londres, onde o Brasil tentará a sonhada inédita medalha de ouro. Time para isto tem, falta só uma equipe entrosada.

Nenhum comentário: