quinta-feira, 12 de junho de 2014

A bola rolou: Brasil ganha na abertura

Share |


Foram sete anos de muita espera, mas a bola finalmente rolou na Copa do Mundo do Brasil com muita festa da torcida brasileira. Foi uma tarde brasileira no Itaquerão com a identidade brasileira aflorada. Na partida contra a Croácia, a Seleção fez uma partida aquém do desempenho esperado, mas a vitória veio por 3 a 1, com certo sufoco.

A festa de abertura fica para o “Diário da Copa“. A torcida brasileira continuou o mesmo show dado na Copa das Confederações com o hino “a cappella” e o fato emocionou alguns jogadores no gramado. O time era o mesmo que venceu na competição do ano passado, só o posicionamento de Hulk e Oscar que mudou, trocaram de posição, Hulk na esquerda e Oscar na direita. A Croácia tinha desfalques como Mandzukcic e Pranjic, mas tinha, também, Modric.

A bola rolou e os erros do Brasil apareceram, principalmente, do lado direito. Daniel Alves deixava o lado livre e foi ali que saiu o primeiro gol do mundial. Aos 10 minutos, Olic aproveitou o espaço livre e cruzou para a área, Jelavic furou, mas atrapalhou o lateral Marcelo que fez gol contra, o primeiro do Brasil em Copas.

O gol não atrapalhou o ritmo da Seleção que foi para cima da Croácia com o apoio da torcida, porém, o time tinha dificuldades de vencer a marcação croata. O lado bom da atuação foi a marcação na frente e Oscar, pressionado por Willian, acordou para a Copa e era o destaque roubando a bola.

Aos 29, Oscar desarmou a bola no meio campo e passou para Neymar que carregou a bola e chutou no canto de Pletikosa, a bola ainda bateu na trave e entrou para delírio do estádio em São Paulo. O jogo estava empatado.

Após o empate, a Seleção não diminuiu o ritmo, e Oscar chutou para a defesa de Pletikosa. Hulk ainda tentou mas isolou a bola longe. E o primeiro tempo terminou com um empate.

No segundo tempo, o ritmo permaneceu o mesmo com o time brasileiro tentando furar o bloqueio croata, mas não conseguindo as chances previstas. Neymar continuava tentando jogar individualmente. Felipão decidiu reforçar a criação do time em campo ao tirar Paulinho e colocar Hernanes e o time cresceu em campo.

Aos 24, após boa jogada de Oscar, Fred girou e caiu na área, mas o juiz japonês Yuchi Nishimura viu o pênalti de Lovren  no atacante. Neymar  foi para a cobrança e bateu para o gol, era a virada brasileira no Itaquerão.

Com a desvantagem, os europeus foram para cima e criaram boas chances, dando trabalho a Júlio César. A essa altura, Felipão havia feito duas substituições com Bernard e Ramires entrando nos lugares de Hulk e Neymar. A atuação segura e  ótima de Oscar merecia ser coroada com um gol e ele veio aos 46. O camisa 11 chutou de bico e marcou um bonito gol para fechar o dia em São Paulo.

A atuação da Seleção não foi das melhores, mas o resultado foi o melhor possível, três pontos e tranquilidade para se jogar em Fortaleza contra o México na terça-feira. Já os croatas voltam a campo em Manaus na quarta-feira quando enfrenta Camarões.

Nenhum comentário: