segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Flu não encontra dificuldades e vence o América de Natal

Share |

Por Gabriel Seixas


Não foi do jeito que os tricolores imaginavam. Esperando uma atuação de gala da equipe contra o fraquíssimo time do América de Natal, o Fluminense fez um primeiro tempo inconstante, mas se achou no segundo e construiu sua vitória por 2 a 0, com gols de Alex Dias e Thiago Neves, sem maiores dificuldades. O tricolor carioca mantém a oitava posição, mas agora com uma vantagem: A equipe, por no mínimo uma rodada, não poderá perder mais posições na tabela, já que tem 40 pontos e o Sport, 9º colocado, tem 36. Já o América, fadado ao rebaixamento, é lanterna com apenas onze pontos.

Renato Gaúcho, apesar de contar com o lateral Gabriel para o duelo, em compensação, tinha os desfalques de Thiago Silva, contundido, e Maurício, expulso na última partida. Roger e Fabinho, respectivamente, os substituíram.

Já o América, atuando num revolucionário 3-7-0, já que nem Paulo Isidoro, tampouco Souza são atacantes (e ambos não fizeram a função nesse setor), o Mecão entrou com apenas dois jogadores de criação, e 3 volantes.

O Tricolor começou a partida em alta velocidade, impondo seu ritmo de jogo. Alex Dias, ainda aos 3 minutos, acertou a trave, num gol praticamente feito. Somália, aos 15, exigiu boa defesa do goleiro Sérvulo, que trabalhou – e muito – na partida. Após salvar outro gol do Flu, desta vez ameaçado por Luiz Alberto, Sérvulo foi protagonista de um lance curiosíssimo: O goleiro foi punido por ficar mais de seis segundos com a bola, o que infringe a regra básica do futebol. Na cobrança do tiro livre, Thiago Neves cobrou mal e mandou pra fora.

A insatisfação de Renato Gaúcho era notória. Tanto que, no intervalo, o técnico lançou Cícero no lugar do inoperante David, e promoveu a estréia do lateral Gabriel, para a saída de Rafael. A equipe entrou com outra postura, e após boa jogada de Gabriel pelo flanco direito, Thiago Neves mandou pra fora. A pressão e a soberania do Flu na partida foram recompensadas: Thiago Neves, após jogada confusa de Somália, levantou na área e Alex Dias mandou de cabeça, abrindo o placar. O mesmo Alex Dias, após passar pelo goleiro Sérvulo e pelo zagueiro do Flu, não conseguiu concluir a gol.

Renato Gaúcho queria mais: O técnico lançou o atacante Soares no lugar do volante Fabinho, mostrando sua insatisfação com o placar. Já Paulo Moroni gastou as suas três que lhe restavam: O meia Léo Papel substituiu Souza, o atacante Wendes, fazendo sua estréia, substituiu o isolado Paulo Isidoro, e o meia Rogélio Ávila entrou no lugar do volante Reinaldo. Provavelmente, você já deve ter notado algum Rogélio no América, não? Pois bem, o Mecão não só conta com um, e sim com dois Rogélios! Acredite se quiser!

Porém, a união rogeliana não foi suficiente para que Thiago Neves, em jogada individual, arriscasse de fora da área e mandasse um canhão no fundo do gol de Sérvulo, marcando um golaço, e fechando o placar em 2 a 0. Agora, o Fluminense tem o clássico “vovô” contra o Botafogo, enquanto o América visita o Goiás, no Serra Dourada.

Nenhum comentário: