segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Vasco vence Botafogo e reaproxima-se da zona da Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas



- Na reestréia de Cuca no comando do Botafogo, não teve surpresa: Com um gol nos minutos finais da partida, anotado por Jorge Luiz, o alvinegro foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, no Maracanã. Enquanto o Botafogo acumula a sua sexta derrota seguida na competição – fato que deixa o Fogão como a pior equipe do Rio no campeonato -, o Vasco volta a ter sonhos mais altos na competição. Com um jogo a menos em relação aos demais (que será disputado nessa Quinta, contra o Flamengo), o Vasco está a oito pontos do 4º colocado (Grêmio), diferença que pode ser reduzida para cinco, caso a equipe obtenha vitória no clássico carioca, neste meio de semana. A equipe cruzmaltina agora soma 43 pontos e está na sétima posição, enquanto o Botafogo é apenas o 11º, com um ponto a menos.

- Celso Roth inovou na escalação cruzmaltina. Após a confirmação de Perdigão como titular – o mesmo foi barrado contra o América do México, pela Copa Sul-Americana -, o treinador também improvisou o jovem Eduardo na lateral-esquerda, sendo que dispunha de Guilherme para a posição. No ataque, Marcelinho fez companhia a Leandro Amaral, desbancando o antigo titular Alan Kardec, que acumulava partidas pífias com a camisa do Vasco. Já pelo lado do Botafogo, o céu e o inferno estavam bem pertos, um do outro. Enquanto uma vitória reaproximaria a equipe da zona da Libertadores, uma derrota aumentaria as chances do Fogão lutar contra o rebaixamento. Cuca foi o encarregado de levar a equipe ao topo, e sem contar com o zagueiro capitão Juninho, lançou Luciano Almeida como zagueiro pela esquerda, e Coutinho como titular da equipe – enfrentando seu ex-clube.

- O início de jogo do Vasco foi avassalador. Tanto que, aos 8 segundos de jogo, Marcelinho teve ótima oportunidade para abrir o placar. A persistência obteve êxito, e o gol saiu. E que gol! Perdigão deu um leve toque de calcanhar para Marcelinho, que cruzou para Leandro Amaral arrematar de primeira, sem chances para Júlio César: 1 a 0 Vasco. Porém, o lance mais curioso da partida aconteceu aos 24 minutos: Lúcio Flávio arriscou da entrada da área, e a bola bateu nas duas traves, caprichosamente. A “pelota” voltou para o camisa 10 alvinegro, que com o gol vazio, acertou a rede pelo lado de fora.

- A insatisfação de Cuca com a equipe era notória no início do segundo tempo. Tanto que, em poucos minutos, o técnico lançou o lateral Alessandro no lugar de Coutinho – que já tinha cartão amarelo -, e o atacante Reinaldo no lugar de Jorge Henrique, machucado. As alterações surtiram, e o Bota só não empatou porque Sílvio Luiz contou com a sorte em chute de Zé Roberto, que bateu no pé na trave. A mesma sorte não foi suficiente aos 29 minutos, quando Dodô lançou Reinaldo, que de frente para o gol, chutou cruzado e empatou. O atacante desencantou com a camisa alvinegra, já que não marcava desde a partida contra o Corinthians, pela Sul-Americana.

- Celso Roth voltou a mexer mal na equipe. Darío Conca, que acertou a trave de Júlio César, foi substituído por Enílton, aos 31 do segundo tempo. A situação ficou complicada para a equipe cruzmaltina, após a expulsão de Amaral, sete minutos depois. Porém, para tranqüilizar a torcida, Jorge Luiz – o melhor em campo na tarde de hoje - subiu mais alto que a defesa do Botafogo e testou firme, marcando o gol da vitória do Vasco. Até o fim da partida, ainda deu tempo de Enílton fechar com chave de lata a sua participação no jogo, dando uma tesoura em Leandro Guerreiro e sendo expulso.

Nenhum comentário: