quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Colômbia vence Argentina e se fixa no grupo dos quatro melhores

Share |

Por Gabriel Seixas

No estádio El Campín, em Bogotá, a Colômbia venceu a Argentina de virada por 2 a 1, e além de quebrar a invencibilidade dos “hermanos”, também alcançou o grupo das 4 seleções que estariam garantidas na Copa de 2010. Os colombianos ocupam a quarta posição, com oito pontos, enquanto os argentinos são vice-líderes, com nove.

A Argentina, ainda no primeiro tempo, teve a expulsão de Carlitos Tévez, bastante infantil. Porém, Lionel Messi acalmou os ânimos e abriu o placar. Porém, jogadores colombianos que atuam no Brasil fariam a diferença no fim da partida...

O jogo

A Argentina, que vinha modificada em relação a equipe que venceu com tranqüilidade a Bolívia – Agüero ficou no banco, deixando a equipe um tanto mais cautelosa – começou melhor, e Tévez logo teve oportunidade para abrir o placar, mas chutou pra fora. A Colômbia apostava na velocidade da dupla formada por Tressor Moreno e Wason Rentería, e em alguns chutes perigosos de Rúben Dario Bustos, sobretudo nas cobranças de falta.

A partida pegou fogo aos 24 minutos, quando Tévez fez falta infantil em Bustos, dando-lhe um chute grosseiro, e foi expulso pelo severo Jorge Larrionda. A expulsão, que parecia aumentar a pressão colombiana, acabou resultando em uma melhora na equipe de Alfio Basile, que logo vibrou com o bonito gol de Lionel Messi, que driblou três adversários antes de finalizar. A Colômbia não conseguia penetrar pelo meio argentino, que estava bem postado e parecia tranqüilo quando as investidas de Jaime Castrillón e David Ferreira, este do Atlético-PR.

No segundo tempo, a Colômbia voltou melhor e logo levou perigo em chute cruzado de Tressor Moreno. Três minutos depois, o meia Torres, que havia entrado no segundo tempo, acertou um lindo chute no travessão. A Argentina respondeu com Messi, que cara-a-cara com Agustín Julio, chutou rente a trave.

O empate aconteceu apenas aos 17 minutos. Bustos cobrou falta precisa no ângulo, sem chances para Abbondanzieri, empatando a partida e furando pela primeira vez a retaguarda de Pato. A partir daí, o jogo ficou mais corrido e chances claras de gol foram surgindo: Para os hermanos, Messi concluiu a gol, mas o goleiro Julio defendeu parcialmente. No rebote, Esteban Cambiasso se embolou com a bola e desperdiçou a melhor oportunidade do gol da vitória. E já que “quem não faz, leva”, Rentería chutou em direção ao gol, mas Dayro Moreno (que atua no Atlético-PR) concluiu antes que a bola entrasse, marcando assim, o gol da vitória colombiana.

O principal destaque da Argentina ficou mesmo por conta de Lionel Messi, que a cada jogo reforça as suas chances de se tornar o melhor jogador do mundo, em briga direta com Kaká e Cristiano Ronaldo. Pela Colômbia, o lateral Bustos, apesar de ter feito uma partida apenas regular, contribuiu com um bonito gol de falta e apoiou bem, ajudando a Colômbia a somar mais três pontos, que serão fundamentais até o fim das eliminatórias – ou até mesmo a falta deles para a Argentina, que prejudicou-se com a expulsão de Tévez.

Nenhum comentário: