quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cruzeiro ganha no Paraguai e se classifica para a fase de grupos

Share |

Por Leonardo Martins


O Brasil tem 5 representantes na fase de grupos da Copa Libertadores, o último que se classificou foi o Cruzeiro, que na noite desta quarta-feira, disputou o 2° jogo da Pré-Libertadores contra o Cerro Porteño no estádio Defensores Del Chaco em Assunção. Foi uma partida confusa e que terminou antes do tempo, mas a equipe Azul garantiu a vaga com uma boa vitória por 3 a 2 e ganha moral para o restante da competição.

O técnico Adilson Batista surpreendeu na escalação ao colocar o meia-atacante Leandro Domingues no lugar de Guilherme, que foi mal na 1ª partida. O Cruzeiro começou o jogo em cima dos paraguaios, marcando no campo do Cerro e indo ao ataque. Essa pressão inicial logo deu certo, aos 6 minutos, Jadilson cruza para o zagueiro Thiago Heleno, que de letra, mandou para o fundo das redes e tranqüilizando as coisas para a equipe brasileira.

O Cerro agora precisava marcar 3 gols para levar aos pênaltis e acordou no jogo, mas a equipe paraguaia errava muito na defesa dando 2 chances ao Cruzeiro para ampliar o placar, mas Wagner e Leandro Domingues não aproveitaram. O Cruzeiro recuou e deu espaço ao Cerro para atacar, mas o desespero do time paraguaio não assustava o gol de Fábio. Os paraguaios foram para frente e deram espaço para o time azul contra-atacar, com muita velocidade e, praticamente, com 3 atacantes, Wagner, Marcelo Moreno e Leandro Domingues, levava perigo ao gol paraguaio. Mas no final do 1° tempo, o Cruzeiro cedeu o gol de empate ao Cerro, Alvarez entrou dentro da defesa azul e chutou na saída de Fábio, dando alguma esperança de virada aos paraguaios, 1 a 1 no final do 1° tempo. A torcida, já furiosa começou a atirar pedras e garrafas no campo, que no futuro determinaria o fim do jogo, mas essa história fica para depois.

No intervalo, o técnico cruzeirense tirou Leandro Domingues e colocou Fernandinho. Assim como na 1ª etapa, o Cruzeiro fez o gol de desempate. Em uma boa trama do lado esquerdo, Ramires foi derrubado na área pelo goleiro Barreto e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Marcelo Moreno bateu bem e, praticamente, garantiu a vaga ao time azul, aos 5 minutos. A pressão azul continuou e o time chegou ao 3° gol, aos 12 minutos, Ramires chutou na saída de Barreto e marcou seu 3° gol na Libertadores. O Cerro ainda diminuiu novamente com Alvarez, aos 19 minutos.

Mesmo com o gol, a torcida paraguaia continuara jogando pedras e garrafas em campo, o que tornou a partida impraticável. Aos 24 minutos, o juiz chileno Carlos Chandia acabou o jogo temendo pela integridade física dos jogadores. Final de jogo em Assunção: vitória cruzeirense por 3 a 2 e a vaga garantida na fase de grupos.

O Cruzeiro, com essa vitória, está no grupo 1 juntamente com Real Potosí da Bolívia, San Lorenzo da Argentina e Caracas da Venezuela. O time azul volta a jogar pela Libertadores na próxima quarta-feira quando recebe o Real Potosí no Mineirão.

Nenhum comentário: