sábado, 16 de agosto de 2008

O dia olímpico – 16/08

Share |

Por Leonardo Martins


Um dia para entrar para a história olímpica aconteceu neste sábado em Pequim. Phelps iguala recorde de ouros. Bolt confirma o homem mais rápido do mundo. Cielo traz o primeiro ouro a nosso país.

- Cielo faz história e emociona o mundo

Não tem palavras para descrever a primeira medalha de ouro brasileira em Pequim. César Cielo, brasileiro de 21 anos, entrou para história ao conquistar o 1º titulo olímpico do Brasil na natação. Cielo venceu os 50m livre com certa tranqüilidade ao fazer 21s30, baixando o seu próprio recorde olímpico em 4 centésimos. Ele dominou a prova inteira e emocionou o mundo com seu choro na premiação. A equipe brasileira da natação quebrou o protocolo e invadiu a piscina para comemorar com o campeão. Valeu Cielo!!

- Phelps faz milagre e iguala Spitz

O americano Michael Phelps ganhou de forma inacreditável os 100m borboleta e chegou ao 7º ouro em Pequim, igualando o feito do seu compatriota, Mark Spitz, que ganhou o mesmo número de ouros em Munique-72. O nadador fez uma chegada inacreditável e bateu 1 centésimo a frente do sérvio Milorad Cavic. Uma chegada jamais vista na natação mundial. Mais um momento que entrará para a história olímpica.

- Bolt supera o limite humano

Para fechar os acontecimentos históricos de hoje. Na prova mais esperada dos Jogos Olímpicos, os 100m rasos. O jamaicano Usain Bolt abaixou a marca mundial da prova e consolidou o título de homem mais rápido do mundo. Bolt superou o próprio recorde mundial em 3 centésimos e faturou o ouro no Ninho dos Pássaros com 9s69.

- Outras do atletismo

A super-recordista do salto em altura, a Russa Yelena Isnibayeva, saltou uma vez para garantir lugar na final da competição, assim como Fabiana Murer. Lucimara Silva terminou a prova do Heptatlo em 18º. José Alessandro Bagio ficou em 14º nos 20km da marcha atlética. Lucimar de Moura, nos 100m rasos, Maria Laura Almirão, nos 400m rasos, Mahau Suguimatti, nos 400m com barreiras, e Mauro da Silva, no salto em distancia, foram eliminados.

- Futebol se vinga de Camarões

A Seleção masculina de futebol se classificou a semifinal do torneio olímpico. A classificação veio com gosto de vingança, pois a equipe de Dunga derrotou os camaroneses, algozes de 8 anos atrás, por 2 a 0 na prorrogação. Os gols da vitória brasileira saíram com Rafael Sóbis e Marcelo. Na semifinal, o Brasil fará o clássico contra a Argentina, que derrotou a Holanda por 2 a 1, também na prorrogação. Na outra semifinal, a Nigéria, que venceu Costa do Marfim por 2 a 0, enfrentará a Bélgica, que surpreendeu a Itália ao vencer por 3 a 2. As semifinais acontecem na terça-feira.

- Vôlei se recupera

A Seleção masculina de vôlei se recuperou da derrota contra a Rússia e venceu a Polônia, classificando-se para a próxima fase. A equipe brasileira venceu com tranqüilidade por 3 sets a 0 (30/28, 25/19 e 25/19)

- Duplas seguem adiante no vôlei de praia

As duas duplas brasileiras do vôlei de praia se classificaram as quartas-de-final. Márcio e Fábio Luiz passaram pelos japoneses Asahi e Shiratori por 2 sets a 0 (23/21, 21/15). Já os atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel, tiveram que salvar 4 match points contra Barsouk e Kolodinsky, da Rússia, mas venceram por 2 sets a 1 (18/21, 25/23 e 15/13).

Confrontos das quartas-de-final

Ricardo/Emanuel x Gibb/Rosenthal (EUA)
Márcio/Fábio Luiz x Gosch/Rost (AUT)
Nummedoor/Schull (HOL) x Geor/Gia (GEO)
Kiemperer/Koreng (ALE) x Rogers/Dalhauser (EUA)

- Handebol

A Seleção masculina venceu a primeira partida em Pequim ao derrotar os donos da casa, os chineses, por 29 a 22 e ainda tem chances de se classificar a próxima fase.

- Tênis

O sérvio Novak Djokovic conquistou a medalha de bronze ao derrotar o americano James Blake por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6). Na chave de duplas, o ex-número 1 do mundo, o suíço Roger Federer, conquistou o ouro ao lado de Stanislas Wawrinka. Os suíços derrotaram os suecos Simon Aspelin e Thomas Johansson por 3 sets a 1 (6/3, 6/4, 6/7 e 6/3). Entre as mulheres, as russas Dinara Safina e Elena Dementieva decidirão o título de simples.

- Boxe

O brasileiro Paulo Carvalho derrotou o ganês Manyo Plange por 21 a 12 e é quadrifinalista do peso mosca-ligeiro. Ele enfrentará o cubano Yampier Hernandez, que passou por cima do ucraniano Georgiy Chygayev por 21 a 3. E no peso mosca, Robenílson Vieira foi eliminado nas oitavas-de-final ao perder para o tadjique Anvar Yusunov por 12 a 6.

Quadro de Medalhas

País................................ Ouro......... Prata.......... Bronze
1º China......................... 27............. 13.............. 7
2º Estados Unidos.......... 16............. 16.............. 22
3º Alemanha................... 8............... 5................ 5
4º Coréia do Sul............. 7............... 9................ 4
5º Austrália..................... 7............... 8................ 10
28º Brasil....................... 1............... 0................ 4

Nenhum comentário: