domingo, 9 de novembro de 2008

São Paulo vence clássico e fica perto do título

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, com o Canindé cheio, Portuguesa e São Paulo fizeram o clássico paulista da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo com muitos gols, os visitantes venceram por 3 a 2 e confirmaram a liderança por mais uma rodada.

O São Paulo entrou em campo na liderança pela 1ª vez na competição e queria manter, por isto o Tricolor começou em cima e o 1º gol veio rapidamente. Aos 8 minutos, Borges aproveitou falha do goleiro Gottardi e empurrou a bola para o fundo das redes.

A Portuguesa sentiu o gol e só chegou aos 20 minutos com Fellype Gabriel, mas o meia se atrapalhou na hora da conclusão. O camisa 7 dos lusos era o jogador que mais criava hances com sua habilidade. Aos 26 foi a vez de Edno cobrar falta e exigir boa intervenção de Rogério Ceni.

A equipe são-paulina chegava com a individualidade de Borges, mas foi a Lusa que empatou. Aos 42, Jonas fez ótima jogada individual na entrada da área e chutou rasteiro no canto de Ceni. Porém, antes do término da etapa, os tricolores comemoraram o seu segundo gol. No último minuto, o sistema defensivo da equipe vermelha falhou novamente e Borges fez tabela com Dagoberto e apareceu livre para mandar a bomba na saída do goleiro dos mandantes. 2 a 1 São Paulo.

Com a desvantagem no placar, a Portuguesa foi para cima no inicio da segunda etapa, o que tornou o jogo muito bom de se assistir, com o São Paulo tendo bons contra-ataques a disposição. Aos 14, Fellype Gabriel recebeu de Preto e só não concluiu porque André Dias protegeu para que Ceni ficasse com a bola.

A resposta são-paulina foi rápida. Empurrado pela torcida, que cantou o tempo todo, Dagoberto tabelou com Hernanes, que tentou passar pela defesa no drible, mas deixou para Jean chutar, mas este foi travado. Pouco depois, um lance que levou o técnico Muricy Ramalho ao desespero: Gottardi derrubou Rodrigo, cometendo pênalti, que o juiz não marcou.

Heverton entrou para tentar ajudar a Lusa a chegar ao empate. Em sua primeira participação, cruzou uma bola rasteira na área, mas Edno, por questão de centímetros, não chegou no lance. Era uma grande chance perdida pela anfitriã. O torcedor só não sentiu tanta falta desta oportunidade porque, aos 27, Jonas aproveitou um cruzamento e, livre de marcação, fez o gol de empate no Canindé. Era a vez de a torcida da Lusa gritar no Canindé.

Após o empate, a Portuguesa ainda deu muito trabalho para a zaga são-paulina e poderia ter feito mais um. O visitante também teve algumas chances, mas não era o suficiente. Insatisfeito, Muricy colocou mais um atacante em campo para tentar a vitória nos minutos finais: Éder Luis. Estevam respondeu com uma substituição para fechar o time.

Quando o torcedor são-paulino já começava a lamentar o empate, um lance salvador deu a vitória ao Tricolor. Após cobrança de Jorge Wagner, aos 42 minutos, Zé Luis subiu e desviou para. Borges tocou nela, mas já dentro do gol. Explodiu a torcida são-paulina! A Lusa ainda meteu uma bola no travessão com Edno e pressionou até o último minuto, mas o São Paulo conseguiu deixar o Canindé vencedor.

O São Paulo continua na liderança independente dos jogos de domingo com 65 pontos e o próximo jogo é contra o Figueirense no Morumbi. Já a Lusa foi para a zona vermelha com 36 pontos e na 18ª posição e na próxima rodada vai ao Rio enfrentar o Fluminense.

Outros jogos de hoje

Figueirense 0x2 Atlético-PR
Alan Bahia e Rafael Moura

Vasco 1x0 Santos
Edmundo

Nenhum comentário: