quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Empate amargo no Equador

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro abriu a segunda rodada do Grupo 5 da Libertadores ao enfrentar o Deportivo Quito, na capital equatoriana. Em uma partida violenta e confusa, a equipe celeste saiu na frente, mas cedeu o empate no final.

Os celestes começaram o jogo com o meio-campo titular, mas sem o gladiador Kleber, expulso na estréia. A bola rolou e o que se viu foi um jogo equilibrado, com os brasileiros dominando um pouco a posse de bola, mas sendo atrapalhado pela altitude, o que fazia com que errassem muitos passes. O Deportivo, utilizando de poucos recursos técnicos, parava as jogadas com violência, o que fez com que o juiz aplicasse muitos cartões amarelos, principalmente na primeira etapa.

O Cruzeiro concentrava suas jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado direito, onde os equatorianos tinham uma marcação falha. As chances apareceram para o lado azul, Ramires, Wellington Paulista e Wagner desperdiçaram boas chances. Mas depois a dupla Ramires e Wagner deu certo e a equipe brasileira abriu o placar. Aos 36, Wagner cobrou falta na cabeça do camisa 8 que testou firme e fez.

Parece que o nervosismo que pairava sobre os equatorianos também contagiou os azuis de Minas. Nervosismo que acarretou na expulsão de Wellington Paulista no final da primeira etapa, prejudicando a equipe para a segunda etapa.

Na volta do intervalo, o Deportivo continuava apresentando poucos recursos técnicos e muita violência. Aos 7, o zagueiro Checa deu uma entrada duríssima em Thiago Ribeiro e foi expulso. 10 jogadores para cada lado e vantagem para os brasileiros.

Com igualdade no número de jogadores, o Cruzeiro passou a administrar a partida com toques de bola. Já do lado equatoriano, nem a entrada do camisa 10, Saritama, conseguiu levar perigo ao gol de Fábio, já que abusava de cruzamentos na área e a zaga azul cortava todos.

Mas mais um jogador expulso do lado azul, prejudicou o resultado do jogo para o cruzeiro. Aos 21, Fabrício foi expulso após falta dura. Uma única alternativa restava ao técnico Adilson Batista: colocar volantes para segurar o resultado. E foi isto que ele fez, colocou os volantes Henrique e Elicarlos nos lugares de Wagner e Thiago Ribeiro, ficando como única peça ofensiva o volante Ramires, para explorar sua velocidade. Mas não deu certo, pois, na base do abafa, o Deportivo passou a procurar o gol.

Vendo que o autor do gol estava cansado, Adilson tirou ele para colocar Soares. Mas o clube celeste não conseguiu encaixar nenhum contra-ataque. De tanto martelar, o Deportivo conseguiu o gol de empate. Aos 46 minutos, Caicedo subiu mais que a zaga e marcou.

O Cruzeiro continua como líder do grupo 5 com 4 pontos e volta a jogar na próxima semana quando enfrenta o Universitário de Sucre, na Bolívia.

Nenhum comentário: