quarta-feira, 8 de abril de 2009

Grêmio vence e faz as pazes com a torcida

Share |

Por Leonardo Martins

Após 48 horas depois da derrota no Grenal que culminou com a saída do técnico Celso Roth, o Grêmio voltou a campo tentando esquecer esta derrota no clássico, nada melhor do que enfrentar o pior adversário da chave na Libertadores, o Aurora da Bolívia. O Tricolor venceu por 3 a 0 e praticamente garantiu a vaga na próxima fase da competição internacional.

O técnico interino, Marcelo Rospide, mudou a equipe para este jogo, voltou Souza para o meio e colocou Makelele na lateral direita, e colocou Herrera e Maxi Lopez no ataque. Como era de se esperar, os gremistas foram para cima desde o 1º minuto de jogo e os bolivianos ficaram na defesa e tímidos no ataque.

A 1ª chance clara da equipe gremista apareceu aos 22 minutos, Fàbio Santos recebeu livre e chutou para fora. O gol gremista veio aos 32 minutos, Tcheco cruzou para a área e Rafael Marques subiu e cabeceou para o gol. 1 a 0 Grêmio.

Mesmo com o gol, o Grêmio continuou em cima devido a fragilidade da equipe boliviana. Makelele quase marcou ao desviar um chute de Tcheco. O 1º tempo terminou e mais gols viriam na etapa complementar.

O jogo foi tão fácil no primeiro tempo que o Grêmio sentiu que poderia tirar uma soneca na etapa final. Estático em campo, o time tricolor puxou o freio de mão. E o Aurora, mesmo muito ruim, resolveu explorar o ataque. Com toques curtos, geralmente laterais, os bolivianos começaram a cercar a área de Victor. Não conseguiram concluir com perigo, é verdade, mas fizeram com que os gremistas trocassem o apoio incondicional do primeiro tempo por murmúrios, resmungos e até algumas vaias.

Antes que a situação se complicasse, Maxi López resolveu acordar o time. Aos 18 minutos, em cruzamento de Herrera, La Barbie subiu bem de cabeça e desviou bonito, no cantinho. O Olímpico fez a festa com o argentino, que demonstrou muita disposição, correu, deu carrinho e, também com o gol, conquistou a galera.

Aí virou festa. Aos 37, após bola rebatida dentro da área boliviana, o zagueiro Réver pegou de voleio e marcou o terceiro. Souza ainda desperdiçou uma chance incrível aos 44, driblando meia defesa, mas chutando em cima do goleiro. A boa vitória transformou o resto do jogo em uma cantoria ininterrupta da torcida, que exigirá do novo treinador nada menos do que o título da América para poder chegar novamente ao topo do planeta:

O tricolor chegou aos 10 pontos na liderança do Grupo 7, o Aurora não tem pontos. O Grêmio volta a campo na próxima semana quando enfrenta o Universidad de Chile em Santiago.

Outros jogos

Grupo 3
River Plate-ARG 0x0 Nacional-URU
Nacional-PAR 1x1 Universidad San Martin-PER

Grupo 8
Universitário-PER 2x1 Libertad-PAR

Nenhum comentário: