domingo, 30 de agosto de 2009

Série B – Vasco é derrotado, mas mantém a liderança

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao fim da 21ª rodada, poucas surpresas na tabela da Série B. O Atlético Goianiense novamente teve a chance de assumir a ponta, mas deixou escapar a vitória contra o Bragantino. É bom lembrar que os goianos contaram com a derrota do Vasco, ainda na Sexta-Feira para o Ceará, por 2 a 0. No mais, o Duque de Caxias figura na zona do rebaixamento, enquanto o Brasiliense agora está ainda mais perto do Z-4, devido a perda de 3 pontos no tapetão.

A rodada começou na Sexta-Feira com a realização de cinco jogos. Abalado pela perda de três pontos no tribunal, o Brasiliense foi derrotado pelo Campinense, fora de casa por 1 a 0, com gol de Edmundo de pênalti. Os três pontos fizeram com que os paraibanos deixassem a lanterna, empurrando-a pro ABC, que com dois jogadores a menos, “segurou” a derrota por 1 a 0 contra o Figueirense, gol de Marcelo. Os catarinenses foram muito vaiados pela sua torcida, que não aceitavam o placar magro com o time enfrentando o lanterna do campeonato e com dois jogadores a mais em campo em boa parte do segundo tempo.

No Castelão, a Portuguesa conseguiu afastar o clima tenso que rondava o Canindé e derrotou o Fortaleza por 1 a 0, com gol de Anderson Paim. Depois da invasão de seguranças armados no vestiário do clube na rodada passada, a Lusa sofreu mudanças drásticas, dentre elas a troca de treinador – René Simões por Vagner Benazzi -, e a saída de um dos jogadores mais importantes do time, o meia-atacante Edno, que será negociado ainda esta semana, e fez sua despedida com a camisa lusitana.

O Ipatinga quebrou uma série de quatro jogos sem vencer e derrotou fora de casa o Vila Nova, por 2 a 0. Os atacantes Márcio Diogo e Diego Silva fizeram os gols, que deixaram o time na zona intermediária da tabela – em 11º, a quatro pontos da zona do rebaixamento. O Vila também segue ameaçado, em 13º com 26 pontos, e enfrenta o São Caetano fora de casa na próxima rodada.

Fechando a rodada de sexta, o Vasco decepcionou os torcedores que compareceram ao Maracanã, sendo derrotado pelo Ceará por 2 a 0. O primeiro gol do “vovô” saiu após bobeira do zagueiro Vilson, que resultou na jogada de Jorge Henrique para o gol de Wellington Amorim. O segundo foi resultado de um contra-ataque puxado por Geraldo, que terminou na conclusão fatal de Mota – este que, em sua segunda partida pelo clube cearense desde a reestreia, marcou seu segundo gol. A derrota não impediu que os cariocas permanecessem líderes, já que o Atlético/GO também tropeçou. O Ceará permanece firme no G-4, pelo menos até o fim da próxima rodada.

No sábado, a outra metade da rodada. Em Caxias do Sul, Juventude e Duque de Caxias fizeram um jogo de nível técnico baixíssimo e apenas empataram sem gols. Na parte de cima, o São Caetano teve sua série invicta interrompida pelo Bahia, na derrota por 3 a 1. Nádson foi o destaque dos baianos, marcando dois gols. Jael completou o marcador, e Bebeto, contra, fez o de honra do Azulão.

Em Natal, o América-RN se redimiu da humilhante derrota na rodada passada por 5 a 1, em casa frente ao Ceará, e neste sábado bateu o Guarani, que continua no G-4 por 3 a 1. Thoni no primeiro tempo, e Adalberto e Guaru na segunda etapa fizeram os gols do Mecão. Márcio Alemão, pouco antes do intervalo, havia marcado para o Bugre, que manteve a terceira posição, mesmo com a derrota, e até o fim da próxima rodada permanecerá no G-4 independentemente de qualquer resultado.

A Ponte Preta esteve muito próxima de espantar a má fase. Começou atrás no placar, virou o jogo para 3 a 1, mas permitiu o empate do Paraná no último minuto. Rafinha, aos 50 segundos, marcou um golaço para o Paraná, abrindo o marcador. Porém, Evando, Dezinho e Jean Carioca deixaram a Ponte em vantagem por 3 a 1 até os 34 da primeira etapa. Marcelo Toscano, no início da etapa final, e Gabriel, aos 48 do segundo tempo, evitaram a terceira derrota consecutiva dos paranistas, que permanecem, aos trancos e barrancos, fora da zona do rebaixamento. Enquanto isso a Macaca, agora sem técnico – Pintado foi demitido -, encerra cada rodada mais longe de uma vaga para a Série A em 2010.

Fechando a rodada, Bragantino e Atlético Goianiense se enfrentaram no Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista. Paulinho, aos 23 minutos, começou surpreendendo os goianos, que logo reagiram com dois gols de Juninho, abrindo vantagem no placar e recuperando a liderança na tabela. Porém, Léo Jaime deu um balde de água fria no Atlético, empatando a partida. Na próxima rodada, o confronto mais aguardado do campeonato: Atlético/GO x Vasco, os dois líderes do campeonato, se enfrentando em Goiânia. Quem vencer fica com a ponta. O empate é dos cariocas, que permaneceriam dois pontos a frente dos goianos.

Classificação:

1º Vasco – 42
2º Atlético/GO – 40
3º Guarani – 37 (11 vitórias)
4º Ceará – 37 (10 vitórias)

5º São Caetano – 33 (10 vitórias, saldo 12)
6º Figueirense – 33 (10 vitórias, saldo 5)
7º Portuguesa – 31 (9 vitórias)
8º Ponte Preta – 31 (8 vitórias)
9º Bragantino – 30 (8 vitórias, saldo 2, 31 gols marcados)
10º Bahia – 30 (8 vitórias, saldo 2, 29 gols marcados)
11º Ipatinga – 28
12º América-RN – 26 (8 vitórias)
13º Vila Nova – 26 (7 vitórias)
14º Paraná – 25
15º Brasiliense – 24 (8 vitórias)
16º Juventude – 24 (6 vitórias)
17º Duque de Caxias – 24
18º Fortaleza – 22
19º Campinense - 20
20º ABC - 18

Nenhum comentário: