domingo, 20 de setembro de 2009

Série B: Vasco é mais líder do que nunca; Briga pelo G-4 esquenta

Share |

Por Gabriel Seixas

A 25ª rodada da Série B consagrou os cariocas como os protagonistas da rodada. O Duque de Caxias conseguiu sair da zona de rebaixamento, empurrando o América-RN, time que os cariocas venceram nesta rodada, para a degola. Já o Vasco venceu o vice-líder Guarani no confronto dos gigantes, se isolou na liderança e está muito próximo de uma vaga para a Série A. São Caetano e Ceará duelam pelo G-4, e terão confronto direto na próxima rodada. Os cearenses perderam em casa para o Paraná, com a ajuda de “la mano de Wellington”. Confira um resumo da rodada que agitou a segundona na sexta e no sábado:

Ponte Preta 1x3 São Caetano

A Ponte pagou caro pelos seus erros defensivos, sobretudo no primeiro tempo, e foi derrotada em casa pelo São Caetano por 3 a 1. O primeiro gol do Azulão foi do zagueiro Marcelo Batatais, que aproveitou cobrança de falta de Eduardo Ramos. Depois, foi a vez de Washington fazer. Batatais fez mais um, após cobrança de escanteio, onde novamente encontrou espaço para tocar pra rede. 3 a 0 construído só no primeiro tempo. Na etapa final, a Ponte entrou com alterações e conseguiu descontar, com Lins – um dos que entraram no intervalo. A Macaca está a cada rodada mais longe da Série A, ao contrário do Azulão, que é um dos poucos times que ainda faz sombra ao G-4. Aliás, os paulistas tem um confronto direto contra o Ceará na próxima rodada, e se vencerem, assumem o 4º lugar na competição.

Figueirense 2x1 Atlético-GO

De virada, o Figueira bateu o Atlético Goianiense por 2 a 1, graças a Schwenck. Mas antes dele aparecer, os goianos marcaram aos sete minutos, com o zagueiro Antônio Carlos. Contudo, ainda no primeiro tempo, Schwenck bateu falta e empatou o jogo. Então, na segunda etapa o Figueira tomou o controle da partida, com boas exibições de Egídio, Rafael Coelho e dele, Schwenck. Aos 38 minutos, ele cobrou nova falta, que dessa vez desviou na barreira, mas novamente morreu no fundo das redes. Os catarinenses continuam sonhando com a primeirona, enquanto os goianos estão a oito pontos da liderança e já precisam se preocupar com a sua permanência no G-4.

Bahia 1x2 Brasiliense

A crise do Bahia parece não ter fim. Mesmo jogando em casa contra outro time em má fase, o Brasiliense, os baianos foram derrotados em casa por 2 a 1, acumulando a quarta derrota consecutiva na Série B. Os candangos terminaram a primeira etapa na frente, com gol de Abuda. No segundo tempo, explorando os contra-ataques, ainda marcaram o segundo com Júlio César. Jael respondeu rapidamente, cobrando falta. Então, os baianos tiveram chances de pelo menos empatar o jogo, mas acabaram saindo, pra variar, sem nenhum ponto conquistado.

Campinense 2x0 Bragantino

Um dos melhores times do returno, o Campinense venceu o Bragantino, em casa, por 2 a 0. Aliás, o time paraibano também vem demonstrado superioridade aos adversários quando joga em casa. Nos primeiros 14 minutos, o time matou o jogo. Aos seis, o artilheiro Edmundo fez o primeiro, marcando seu nono gol na Série B – sem contar os outros 18 que já havia feito na temporada. Marcelinho Henrique completou o placar, tocando no canto do goleiro Gilvan. Os paraibanos permanecem na zona da degola, em 18º com 26 pontos. O Braga faz campanha irregular, mas permanece com uma razoável diferença para a zona de rebaixamento.

Vasco 1x0 Guarani

O Vasco está muito próximo de uma vaga para a primeira divisão. Em um dos confrontos mais aguardados do campeonato, o cruzmaltino venceu o Guarani por 1 a 0, com gol de Élton. Depois de um primeiro tempo morno, o Vasco voltou ligado em busca da vitória, e marcou logo aos nove minutos da segunda etapa. Carlos Alberto, um dos melhores jogadores da partida e porque não do campeonato, rolou para Élton, favoritíssimo a ser artilheiro do torneio, que completou de primeira. O Guarani foi valente e buscou a reação, mesmo com um jogador a menos, já que Márcio Alemão foi expulso. A falta de pontaria e a boa exibição de Fernando Prass impediram o Bugre de sair com pontos de São Januário. Na próxima rodada, o Guarani tem o dérbi contra a Ponte, enquanto o Vasco também joga seu “clássico” na segundona, contra o Duque de Caxias.

Juventude 2x0 Fortaleza

O Juventude parece ter achado seu rumo na Série B. É bem verdade que o time continua próximo da zona de rebaixamento, mas conseguiu respirar na tabela, com sua segunda vitória consecutiva. A vítima foi o Fortaleza, o novo lanterninha do campeonato. O experiente Marcos Denner e o garoto Zezinho, uma das gratas revelações da segundona, foram os autores dos gols. O placar poderia ser muito mais elástico, até porque os cearenses não esboçaram nenhum tipo de reação.

América-RN 0x1 Duque de Caxias

Duque de Caxias e América-RN precisavam do resultado positivo para não terminar a rodada na zona do rebaixamento. Os cariocas foram mais eficientes, e empurraram os potiguares para a degola com um gol de Tony, cobrando pênalti, no lance em que o zagueiro Marcelo Ramos, do América, foi expulso. O Mecão parece não ter achado rumo após a saída do craque do time, Fábio Neves. E com o artilheiro Lúcio no banco, as coisas ficaram ainda mais difíceis.

Ceará 0x1 Paraná

O Paraná contou com uma “mãozinha” para vencer o Ceará fora de casa por 1 a 0, e se afastar ainda mais da zona do rebaixamento. O atacante Wellington Silva, ao melhor estilo Maradona, aproveitou cobrança de escanteio e completou de mão para o gol. A auxiliar alertou o árbitro em relação ao lance, mas ele ignorou e validou o tento. A decisão gerou muita confusão e polêmica do time cearense em cima da arbitragem. Apesar de jogar melhor, o Ceará teve de se contentar com a derrota. Agora, o time precisa segurar o São Caetano fora de casa na próxima rodada, se quiser permanecer no G-4.

Vila Nova 1x0 ABC

Vila Nova e ABC protagonizaram o pior jogo da rodada, onde mesmo com a vitória do seu time, os torcedores goianos deixaram o estádio cabisbaixos. Willian, aproveitando cobrança de escanteio fez o gol da vitória, contando com um desvio da defesa. Os goianos estão em 12º com 32 pontos, sem chances de entrar na zona pelo menos até a próxima rodada. O ABC continua em situação desesperadora, em penúltimo com 25 pontos em 25 jogos.

Portuguesa 0x1 Ipatinga

No jogo que fechou a rodada, a Portuguesa decepcionou e foi derrotada para o Ipatinga, jogando na Arena Barueri – já que o time perdeu mando de campo após os incidentes no jogo contra o Vila Nova. Os lusitanos tiveram todas as chances de abrir o placar: foram duas bolas na trave e um pênalti perdido só no primeiro tempo. Kempes parou no goleiro Fred, um dos destaques da partida. O Ipatinga, que pouco ameaçou em todo o jogo, foi eficiente e marcou com Léo Oliveira, a nove minutos do final.

Classificação (após 25 rodadas):

1º Vasco – 52
2º Guarani – 46
3º Atlético/GO – 44
4º Ceará – 43
5º São Caetano – 40
6º Figueirense – 39
7º Portuguesa – 38
8º Ponte Preta – 36
9º Ipatinga – 35
10º Brasiliense – 34
11º Bragantino – 33
12º Paraná – 32 (9 vitórias, saldo -7)
13º Vila Nova – 32 (9 vitórias, saldo -13)
14º Juventude – 31
15º Bahia – 30 (8 vitórias, saldo -6)
16º Duque de Caxias – 30 (8 vitórias, saldo -10)
17º América-RN – 28
18º Campinense – 26
19º ABC - 25
20º Fortaleza – 23

Nenhum comentário: