segunda-feira, 5 de abril de 2010

Resumo dos Campeonatos Estaduais (5 de abril)

Share |
Por Saimon Nouh


Com Romário na administração, América volta ao Futebol Nacional


Campeonato Acreano
O campeonato que começou há pouco tempo, tem briga acirrada para definir os semifinalistas. Juventus e Rio Branco lideram com o Atlético Acreano na cola. Nauas, Plácido de Castro, Independência e ADESG brigam para chegar às semifinais. Vasco e Andirá não vão chegar, mas como não há rebaixamento estão tranqüilos.

Campeonato Alagoano
Murici e ASA são os primeiros semifinalistas do Alagoano. Corinthians, Coruripe e CRB disputam as duas ultimas vagas, e o campeonato tem apenas uma rodada. E o Murici já está na final do campeonato, pois é o campeão da primeira fase. Caso vença as semifinais e a final, o time também ganha a segunda fase e é campeão direto. Na parte de baixo, o Penedense já caiu. A outra vaga do rebaixamento está entre União e Santa Rita, porém o CSE tem remotas chances de cair.

Campeonato Amazonense
O Fast que levou o primeiro turno do estadual, estreou com empate diante do São Raimundo na abertura do segundo turno. O ASA foi goleado pelo Princesa e confirmou a volta para a segunda divisão. Nacional e Penarol também venceram na abertura do turno. O América, atual campeão, corre risco de ser rebaixado.

Campeonato Baiano
Faltando uma rodada para o fim da segunda fase, três semifinalistas estão definidos. No grupo 1, Vitória e Bahia de Feira se classificaram, e decidem quem ficará em primeiro. No grupo 2, deu Bahia classificado com folga. Camaçari, Feirense e Fluminense disputam a outra vaga, com vantagem para o Camaçari que joga em casa. No quadrangular de rebaixamento todos ainda podem cair, mas as situações de Madre de Deus e Ipitanga são complicadas.

Campeonato Brasiliense
O quadrangular que define os dois finalistas já chegou à metade. E com o Brasiliense na ponta com 9 pontos. Botafogo, Ceilândia e Ceilandense não lutam apenas para ir à final, mas também para garantir uma vaga na Série D. O Botafogo de Tulio Maravilha é o favorito. Dom Pedro e Luziânia foram rebaixados.

Campeonato Capixaba
Nada definido ainda no Capixabão. Rio Branco e Vitória lideram a competição, e o Rio Branco também conta com o artilheiro do campeonato, Juca. A tradicional Desportiva Capixaba é lanterna com apenas 6 pontos em 11 jogos e dificilmente escapará da queda. O Espírito Santo que na segunda rodada tomou 14 gols em uma partida é o 9º e também luta pra não cair.

Campeonato Carioca
Nada de surpresas no segundo turno do Cariocão. Isso porque o Vasco venceu no finalzinho o Duque de Caxias e ficou com a vaga. Agora nas semifinais o time encara o Flamengo. Já o Botafogo que venceu o primeiro turno se classificou e agora pega o Fluminense. O time está há dois jogos do titulo, mas vem de eliminação na Copa do Brasil. O América, que tem Romário na diretoria, garantiu uma vaga na Série D, sendo o melhor dos pequenos. O Tigres foi rebaixado. Já Friburguense, Resende e Duque de Caxias jogarão um triangular para definir o outro rebaixado.

Campeonato Catarinense
Começando pelos rebaixados, em Santa Catarina tudo definido. A Chapecoense que está na Série C do Brasileiro não saiu de um empate com o Figueirense e caiu. O Juventus que faz campanha pífia já estava rebaixado. Já para definir os semifinalistas, Avaí e Figueirense estão garantidos, e seis times lutam por duas vagas, entre eles Joinville e Criciúma. Porém a zebra CFZ Imbituba estaria classificado hoje. O Joinville já ganhou o primeiro turno do estadual e está na final.

Campeonato Cearense
Ceará e Guarany de Sobral já estão nas semifinais do segundo turno do Cearense. Horizonte, Fortaleza, Crato e Ferroviário tem chances de chegar às semifinais. O Fortaleza que já conquistou um turno tenta se classificar e vencer o segundo também. O Boa Viagem que foi goleado pelo Fortaleza está rebaixado. Limoeiro, Maranguape e Itapipoca tem chances de cair ainda, mas apenas um cairá.

Campeonato Gaúcho
Reta final no Gauchão também. E as quartas de finais do returno estão definidas. O Grêmio, campeão do primeiro turno, e que vem de 15 vitórias seguidas vai encarar o Pelotas. O Inter goleou e se classificou, agora vai pegar o Novo Hamburgo que tirou o próprio Inter da final do primeiro turno. O Caxias que faz boa campanha vai enfrentar o Ypiranga, enquanto que o Inter de Santa Maria pega o São José. Foram definidos os rebaixados também: Avenida e Esportivo deram adeus a primeira divisão. Destaque para o Juventude que recentemente caiu para a Série C do Brasileiro. O time ficou apenas dois pontos a frente do Esportivo e por pouco não foi rebaixado.

Campeonato Goiano
Poucas surpresas na primeira fase. O Atlético que disputará a Série A do Brasileiro terminou na ponta e vai fazer o clássico com o Goiás nas semifinais. O time esmeraldino só se classificou na ultima rodada ao bater o CRAC, eliminando o próprio CRAC. O Santa Helena já classificado foi goleado pelo Vila Nova, resultado que classificou o Vila também. E os dois vão se enfrentar novamente, agora nas semifinais. O Itumbiara, time que nos últimos anos monta times com jogadores conhecidos (esse ano contou com os goleiros Sergio e Lopes, o atacante Basílio e o lateral Patrick) foi rebaixado. A Canedense também caiu.

Campeonato Matogrossense
Começando pelos rebaixados do campeonato. Palmeiras, Rondonópolis, Cacerense e Cáceres foram rebaixados. O Cáceres perdeu os 13 jogos que fez e terminou com saldo de 56 gols negativo. Agora a briga pelo titulo. Foram disputados os jogos de ida das quartas de finais. O Operário venceu o barra por 1x0, mesmo placar que o Vila Aurora fez no CRAC. O Araguaia goleou o Sorriso por 5x1, e o União venceu o Luverdense por 3x2, com direito a gol de Valdir Papel. Os jogos de volta serão no meio de semana.

Campeonato Mineiro
Também no Campeonato Mineiro a fase é de quartas de finais. E os dois grandes tiveram trabalho, apenas empataram. O Cruzeiro em casa com o Uberaba com um gol de Kleber. O Atlético fez o clássico com o América, jogão com seis gols e empate em 3x3. Fabiano Costa, que é genro do seu técnico Vanderlei Luxemburgo fez os três gols do Galo. O Ipatinga venceu o Tupi em casa e está próximo das semifinais. Mais próximo ainda está o Democrata que com três gols de Eraldo (chegou a 11) venceu o Villa Nova por 4x2 fora de casa. Ituiutaba e Uberlândia foram rebaixados.

Campeonato Paraense
Não dá para apontar favoritos no returno, mas o Águia já disparou na tabela vencendo os três jogos. Paysandu que venceu o primeiro turno e Remo são favoritos. O campeonato vale muito mais pro Remo. O time busca uma vaga na Série D do Brasileirão e vai brigar com o Águia pela vaga.

Campeonato Paraibano
Treze e Campinense são os primeiros times garantidos nas semifinais. Botafogo, Sousa e Nacional brigam por duas vagas nas duas rodadas que restam. Botafogo leva certa vantagem, pois conta com Edmundo, experiente e rodado atacante que é o maior artilheiro do Brasil com 17 gols. O Nacional tem o vice artilheiro do campeonato, que é Thiago Cunha. O jogador teve uma passagem pelo Palmeiras em 2008. Curiosamente o jogador foi trazido por Luxemburgo, na época técnico, e atuava no Iraty, clube que Luxemburgo tem ligações. Queimadense e Atlético devem ser os rebaixados, Mas o Auto Esporte corre risco ainda.

Campeonato Paranaense
A primeira fase do campeonato acabou há duas semanas. Toledo, Serrano, Nacional e Engenheiro Beltrão caíram. Segunda fase começou emocionante, e com três rodadas disputadas o Coritiba lidera com 11 pontos. Sim, 11 pontos. O grande regulamento diz que o campeão da 1ª fase entra com dois pontos extras e o vice com um. O vice foi o Atlético que tem 10. A disputa é entre os dois, e a ‘final’ será jogada daqui duas semanas no Couto Pereira. O Iraty faz grande campanha e vem em terceiro. O Paraná é apenas o 4º colocado. Operário, Cascavel, Paranavaí e Corinthians lutam por uma vaga na Série D apenas.

Campeonato Paulista
Faltando uma rodada muita coisa está em jogo. Monte Azul, Rio Branco e Sertãozinho nem bem jogaram a primeira divisão e já voltaram para a A-2. Paulista, Mirassol, Ituano e Rio Claro tentam fugir da degola, mas um vai cair. Na parte de cima, Santos e Santo André muito bem classificados. E Grêmio Prudente, São Paulo, Corinthians e Portuguesa disputando duas vagas. O Prudente que não perde desde que contratou Toninho Cecílio como técnico é favorito a deixar um dos grandes fora. O Palmeiras já eliminado ocupa apenas a 10ª posição.

Campeonato Pernambucano
A primeira fase vai chegando ao fim. O Sport já está nas semifinais e segue invicto. Alias o time não perde no Campeonato Pernambucano há 25 meses ou 46 jogos. A ultima derrota foi para o Serrano em março de 2008. O adversário das semifinais deverá ser um time do interior. Cabense, Central, Ypiranga e Porto disputam o quarto lugar. A outra semifinal ainda não está 100% definida, mas provavelmente teremos Santa Cruz x Náutico. Falta decidir quem jogará o segundo jogo em casa. Tem tudo para ser o Santa que está na frente e vê o rival Náutico enfrentar o Sport ainda. Sete de Setembro e Vera Cruz dificilmente escapam do rebaixamento.

Campeonato Piauiense
Semifinais do primeiro turno do estadual estão definidas e com surpresas. Os tradicionais River e Flamengo não chegaram às semifinais que começam na próxima quarta. O Barras líder da primeira fase encara o Parnahyba, enquanto que o Comercial pega o 4 de Julho.

Campeonato Potiguar
O ABC ficou fora da final do primeiro turno do estadual, mas no segundo turno não decepcionou e está perto da finalíssima. A outra vaga é disputada por Potiguar, Santa Cruz, Baraúnas e o rival América. O rival inclusive chegou à final do primeiro turno, mas perdeu incrivelmente para o Corintians de Caicó. Na mesma semana o time ainda conseguiu ser eliminado pelo São José do Amapá na Copa do Brasil.

Campeonato Rondoniense
No tapetão o Cruzeiro subiu, mas vai voltar rapidamente para o lugar de onde veio. O time perdeu os seis jogos que disputou e está ficando bem atrás já. O atual campeão Vilhena lidera o campeonato e mostra que vai ganhar de novo. O time todo ano trás jogadores do interior do Paraná e nesse ano não foi diferente, trouxe até o técnico.

Campeonato Roraimense
Afastado do futebol em 2009 o Baré voltou com tudo em 2010. Conquistou o primeiro turno do estadual em cima do Náutico e não deixou o rival Roraima sequer chegar à final. E na abertura do segundo turno, no clássico Bareima deu Baré novamente, fez 2x1 e complicou a vida do rival. O GAS que foi eleito o pior time do mundo em 2007 enfiou 4 no Rio Negro que é o único time que o GAS venceu até hoje.

Campeonato Sergipano
Quando subiu para a primeira divisão o River Plate não esperava ir tão bem. O time que tem o rival Boca Juniors na segunda divisão é um dos quadrifinalistas do estadual juntamente com Itabaiana e Olímpico. O tradicional Confiança disputa com o América a ultima vaga. E os três classificados disputam ainda a liderança da primeira fase que dá vaga à final do campeonato. O Riachuelo com campanha medíocre foi rebaixado.

Campeonato Sul-Matogrossense
Provavelmente o campeonato mais “cheio” do Brasil. 18 times se classificando 8 e depois com outra fase de grupos é só aí mesmo. E os principais times vão se dando bem. Águia Negra, CENE e Naviraiense estão na ponta da tabela e são favoritos. Naviraiense já até esqueceu a goleada de 10x0 que tomou do Santos na Copa do Brasil.

Campeonato Tocantinense
Interporto, Gurupi, Tocantinópolis e Araguaína são os classificados para o quadrangular final do estadual. E os jogos dessa fase começam na próxima semana. O Palmas, time tradicional e maior campeão do estado com 5 títulos foi rebaixado juntamente com o Tubarão.

Um comentário:

Douglas Nunes disse...

É incrivel como analisando todos estaduais notamos que para uns, o campeonato vale como uma pré-temporada (times grandes do eixo sul/sudeste) e para outros vale a temporada toda.

bom post cara, parabens por acompanhar todos estaduais.
abração

depois veja:
http://www.futpaixaoearte.blogspot.com/
http://futebolnabaixada.blogspot.com/
http://bresportivo.blogspot.com/