sexta-feira, 11 de junho de 2010

Empate na abertura da Copa

Share |

Por Leonardo Martins


Enfim a Copa do Mundo da África do Sul começou. No jogo de abertura do mundial, os anfitriões sul-africanos receberam o calor de 80 mil pessoas no Soccer City em Joanesburgo para enfrentar os mexicanos, em um jogo com muitas chances, o empate por 1 a 1 fez jus ao jogo de igualdade no grupo A.

Antes do jogo, houve danças típicas da África do Sul em uma rápida cerimônia de abertura e os presidentes da África do Sul e da FIFA falaram sobre o inicio da Copa e cumprimentaram os 22 jogadores de ambas equipes.

Quando o jogo começou, viu-se uma África do Sul nervosa em campo e um México atrevido em campo e querendo jogo. Logo no 1° minuto, Giovanni dos Santos começou a infernizar a defesa sul-africana em rebote de Khune que chutou para fora. Aliás, o ótimo camisa 17, era a válvula de escape dos mexicanos.

Aos poucos, o time de Parreira saía e Pienaar, principal nome do time da casa, chutou por cima. Mas o México continuava melhor em campo. Juarez foi o contemplado pelo primeiro cartão amarelo da Copa. O ritmo do jogo diminuiu bastante e as chances diminuíram. Aos 31, Vela lançou Franco que chutou para a defesa de Khune. Um pouco depois, Vela colocou a bola no fundo das redes, mas o juiz anulou o que seria o primeiro gol da Copa ao marcar impedimento do mexicano.

Nos últimos minutos da primeira etapa, os sul-africanos iniciaram uma pressão para o gol de Pérez e Mphela por muito pouco não achou a bola no cruzamento de Tshabalala. Mais alguns escanteios e as vuvuzelas ecoaram no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, a equipe africana continuou pressionando e o primeiro gol do mundial 2010 fez a torcida delirar no Soccer City. Aos 10, Mphela puxou rápido contra-ataque e tocou para Tshabalala mandar um lindo chute no ângulo de Pèrez. 1 a 0 e delírio sul-africano.

Depois do gol, foi a vez do México ficar nervoso e Modise quase fez o segundo, mas Pérez salvou. Giovanni dos Santos voltou a assustar o gol de Khune, mas o chute saiu longe. O México fez alterações e colocou os bons Guardado e Blanco e deu certo aos 34. Guardado cobrou escanteio e Rafa Márquez cabeceou para o gol, calando as vuvuzelas.

Parreira colocou Parker para fazer a dupla de frente com Mphela, mas pouco alterou o rumo de jogo e a estreia da Copa 2010 terminou com empate.

Na próxima rodada, o México enfrenta a França e os africanos pegam a França.

- Jogos de amanhã

Amanhã 3 jogos agitam a Copa do Mundo. As 8h30, os sul-coreanos enfrentam os gregos em Porto Elizabeth. As 11h, os hermanos estréiam contra a Nigéria no Ellis Park em Joanesburgo. E as 15h30, um grande jogo entre Inglaterra e Estados Unidos. Os três jogos terá cobertura do Esporte é Vida.

Nenhum comentário: