domingo, 6 de junho de 2010

Goiás vence Flamengo, pula para o G-4 e instaura crise no rival

Share |

Por Gabriel Seixas

- Nas quatro primeiras rodadas, o Goiás começou a se candidatar fortemente ao rebaixamento. Com um ponto conquistado em 12 disputados, a torcida esmeraldina temia o pior pela frente. Pois ela mal sabia que, três rodadas adiante, as surpresas seriam muito mais agradáveis: vitórias sobre Atlético Goianiense e São Paulo, e neste sábado, mais um triunfo, desta vez sobre o Flamengo, em pleno Maracanã.

- Resultado: da lanterna, o Goiás pulou momentaneamente para o 4º lugar. Do inferno ao céu, e da zona de rebaixamento para o G-4. Pra incrementar ainda mais o triunfo goiano, ele foi conquistado nos últimos cinco minutos de jogo: o time perdia por 1 a 0 para o Flamengo até os 40 do 2º tempo, quando Hugo, cobrando falta, e Otacílio Neto, em menos de três minutos, viraram o placar.

- Do outro lado, a derrota só abalou ainda mais o ambiente no Flamengo, que havia melhorado com a chegada de Zico e com a vitória sobre o Palmeiras na quarta, porém deve ficar turbulento novamente nos próximos dias. O Maracanã foi tomado pelas vaias, direcionadas a jogadores, Rogério Lourenço e diretoria. Não poderia faltar também o clássico coro de ‘queremos jogador’, que se enquadra perfeitamente a atual fase do time.

- Como já é de praxe, Rogério Lourenço teve problemas para escalar o time, e desta vez eles eram pesados: Petkovic e Vagner Love, os dois melhores jogadores da atual equipe, estavam contundidos. Kleberson, Fierro e Willians já se tornaram ausências constantes. O esquema tático novamente foi o 3-4-2-1, desta vez com Michael e Vinicius Pacheco na armação, e Bruno Mezenga como centroavante.

- E como já era de se esperar, o resultado foi o pior possível. Michael e Pacheco não criavam jogadas efetivas, os laterais Leo Moura e Juan apoiavam muito mal (principalmente o segundo, que está em péssima fase), e Mezenga ficou isolado na frente. Por sorte, o Goiás não deixava pra menos. Assustou timidamente aos oito minutos, em cobrança de falta de Bernardo, pra fora.

- De resto, os goianos só se aproveitaram exclusivamente dos (inúmeros) erros defensivos da zaga flamenguista. Jonilson, um dos três volantes do Goiás em campo, aproveitou bobeira de David e arriscou um chute, mas Bruno defendeu. Aliás, a única finalização do Flamengo na etapa inicial foi inusitadamente do goleiro, em cobrança de falta, aos 31 minutos.

- O Goiás chutou três vezes, mas sem lá muito perigo. Os times gostavam mesmo de errar passes: foram 66 errados das duas equipes só no primeiro tempo. No intervalo, para fazer a bola chegar à frente, Rogério Lourenço lançou Camacho na vaga do volante Maldonado. A alteração foi boa, e o Fla acordou na partida.

- Logo aos 20 segundos, Camacho lançou Bruno Mezenga, que driblou dois adversários antes de bater pro gol, para boa defesa de Rodrigo Calaça. Depois de assustar mais vezes, o Fla inaugurou o placar aos seis minutos. Leo Moura cruzou, Toró dominou na área e bateu sem chances para o goleiro goiano.

- Wellington Saci quase empatou para o Goiás aos 14 minutos, mas Bruno fez grande defesa. Apesar das entradas de Otacílio Neto e Hugo nos lugares de Romerito e Bernardo, eram do Fla as chances de matar a partida. Vinicius Pacheco tentou um chute cruzado, mas ninguém completou para o gol.

- Enquanto Emerson Leão queimou sua última alteração no Goiás, colocando Rafael Moura na vaga do volante Amaral, Rogério Lourenço também colocou o Flamengo pra frente, com a entrada de Diego Mauricio no lugar de Vinicius Pacheco. Com dois jogadores efetivamente de frente, os cariocas poderiam ter matado a partida. Aos 33, Diego Mauricio recebeu de Camacho, avançou e bateu pra fora. Um minuto depois, o mesmo Diego tentou novamente, mas a bola saiu fraca.

- O Goiás parecia morto no jogo, até que uma falta foi marcada aos 39 minutos. Hugo foi pra bola e mandou na gaveta, sem chances para Bruno. O empate silenciou o Maracanã. Em compensação, o outro gol, três minutos depois, explodiu a torcida rubro-negra. De raiva. Douglas fez um carnaval pelo lado direito antes de cruzar para Otacílio Neto completar pras redes, virando a partida.

- Na última rodada do Brasileirão antes da pausa para a Copa do Mundo, o Goiás saiu lucrando, saboreando por pelo menos um dia uma vaga no G-4. Já o Flamengo dificilmente vai espantar a crise nas próximas semanas, a não ser que os reforços pelo qual a torcida tanto implora comecem a chegar. E é bom que comecem mesmo: com o atual elenco, o bicampeonato parece cada vez mais irreal.

Curtinhas:

- Com estilo, o Fluminense foi até Santa Catarina e goleou o Avaí por 3 a 0. O resultado coloca o Flu momentaneamente na vice-liderança, com 15 pontos. Os gols do jogo foram marcados por Leandro Euzébio, Fred e Alan.

- No Barradão, o Vitória fez a lição de casa ao bater o Atlético-PR por 1 a 0. Ambos os times estão fora da zona de rebaixamento, mas o Furacão tem chances de terminar a rodada no Z-4. O gol do jogo foi do atacante Schwenck, aproveitando assistência de Elkeson.

Um comentário:

Rodrigo Magalhães disse...

Olá, gostaria de fazer parceria com o Blog Esporte é Vida. Para tanto, já adicionei o vosso na seção parceiros. Espero que faça o mesmo.

http://chelseanewsbr.blogspot.com

Grato!