quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia vence a 1ª na história das Copas

Share |

Por Leonardo Martins


Fechando a segunda rodada do Grupo B, em Bloemfontein, Grécia e Nigéria se enfrentaram para ver quem iria ser eliminado ainda hoje. Em um jogo bastante movimentado, os gregos conseguiram a primeira vitória em Copas ao derrotar os africanos por 2 a 1 de virada.

A Grécia iniciou o confronto sem demonstrar qualquer evolução em relação à derrota contra a Coreia do Sul. Sem criatividade no meio-campo, a campeã da Europa de 2004 parecia um bando desorganizado. O time do técnico Otto Rehhagel não fazia jus à vaga no Mundial.

A Nigéria, aliás, também estava longe de empolgar. Ainda assim, o time africano aproveitou um lance de sorte para abrir o placar. Na cobrança de falta de Uche na esquerda, aos 16 minutos, Odemwingie encolheu o pescoço e deixou a bola passar direito. O goleiro Tzorvas acabou enganado na jogada.

O monotonia em campo foi encerrada em uma jogada infantil de Kaita. Aos 33 minutos, o meio-campista perdeu a cabeça e tentou agredir Torosidis em uma disputa em que a bola já havia saído de campo. Resultado: cartão vermelho.

O vacilo africano fez a Grécia mudar de postura. O técnico Otto Rehhagel colocou o atacante Samaras na vaga do zagueiro Papadopoulos. O gol de empate quase saiu aos 39 minutos, quando Haruna salvou em cima da linha a finalização do próprio Samaras.

Aos 44 minutos, a Grécia, enfim, empatou. Salpingidis mandou o torpedo de longe e comemorou o desvio de Haruna que matou o goleiro Enyeama. Foi o primeiro gol dos gregos na história do Mundial
Para o segundo tempo, a Nigéria apostou na ousadia e resolveu medir forças mesmo com um a menos em campo. Os africanos tiveram uma oportunidade incrível de marcar o segundo gol, mas Obasi errou o alvo sem goleiro.

Até na Copa do Mundo, o famoso ditado "quem não faz, toma" não perdoa. A Grécia assegurou a virada aos 26 minutos. Enyeama não conseguiu segurar a bomba de Tsiolis e permitiu o gol de Torosidis na sobra. Os gregos foram ao delírio em Bloemfontein.

E os gregos complicaram a vida dos nigerianos na última rodada do grupo B, já que dependem de uma vitória sobre os coreanos do sul. A Grécia pode se classificar até com uma derrota para a Argentina.

Classificação

1º Argentina – 6pts
2º Coréia do Sul – 3pts (-1SG e 3GM)
3º Grécia – 3pts (-1SG e 2GM)
4º Nigéria – 0pt

Nenhum comentário: