segunda-feira, 14 de junho de 2010

Holanda vence na estreia

Share |

Por Leonardo Martins


Abrindo o 4° dia da Copa do Mundo, um confronto europeu entre a favorita Holanda e a Dinamarca no Soccer City. Foi uma estreia sem brilho, mas o suficiente para vencer por 2 a 0 e sair na frente no Grupo E.

O jogo começou com as duas equipes estudando uma a outra, a Dinamarca com uma proposta clara de jogo, usar os contra ataques, e a Holanda com o domínio total da posse de bola, mas sendo preso por suas jogadas pelo meio. Por isto, o jogo foi sem muitas chances.

Sneijder e van der Vaart (substituto de Robben) se embolavam pelo meio e atrapalhavam as jogadas. Os holandeses só chegavam em chutes de longe, o goleiro Sorensen só defendeu um chute de Kuyt no inicio de jogo.

Os Dinamarqueses exploravam com eficiência a fraca defesa holandesa e, principalmente, van Bronckhorst pelo lado esquerdo holandês. Por ali, Enevoldsen e Rommedahl faziam a festa e cruzavam para o grandalhão Bendtner, em uma delas, o atacante do Arsenal cabeceou com perigo. Em outra chance, Rommedahl entrou na área e chutou para a boa defesa de Stelekenburg. A Holanda ainda chegou com perigo na jogada de van Persie que passou perto do gol.

No segundo tempo, os holandeses marcaram com 45 segundos. van Persie cruzou e antes de Kuyt chegar, Simon Poulsen cabeceou contra o próprio gol e a bola ainda bateu em Agger e entrou. 1 a 0.

O gol animou os holandeses e o atacante holandês continuava levando perigo e Sorensen evitou por duas vezes o gol. O técnico dinamarquês colocou Gronkjaer, mas teve que tirar Bendtner, por falta de condições físicas e não alterou o rumo do jogo. Do outro lado, o técnico van Marjiwk realizou uma alteração muito boa, tirou van der Vaart para colocar o jovem Elia, que entrou muito bem pelo lado esquerdo e criou boas jogadas.

van Bommel exigiu boa defesa de Sorensen e Sneijder acertou a trave em chute desviado pela zaga. Mas aos 38, a laranja mecânica marcou o segundo gol. Sneijder deu ótimo passe para Elia, que acertou a trave e Kuyt aproveitou o rebote e marcou. 2 a 0 e festa laranja no Soccer City.

Depois do gol só restou a Holanda tocar a bola e consumar a boa estreia na Copa de 2010. Na próxima rodada, a Holanda enfrenta o Japão e a Dinamarca enfrenta Camarões.

Nenhum comentário: