quarta-feira, 16 de junho de 2010

Zebraça! Espanha perde em Durban

Share |

Por Leonardo Martins


A zebra demorou, mas finalmente apareceu na África do Sul. A favorita Espanha enfrentou a defesa suíça em Durban e parou nela. Surpreendentemente, os espanhóis não conseguiram furar a fortíssima defesa, que aproveitou uma das poucas chances que teve no jogo e venceu por 1 a 0.

Bom, a Espanha, como favorita, tentou se impor em campo e conseguiu com muita movimentação, principalmente, dos meias Xavi, Iniesta e Silva, que tentavam abastecer o atacante Villa, mas tinha um grande obstáculo, superar a defesa suíça, que não tomou gols em 2006.

A Fúria tinha total domínio do jogo e tinha uma posse de bola massacrante, que chegou a ser de 78% no primeiro tempo, mas o bloqueio era forte e os atacantes não estavam inspirados; quando a chance aparecia, chutes de Villa e Silva não assustaram o gol de Benaglio. Só aos 23, quando o habilidoso zagueiro Piqué saiu na cara do goleiro suíço que salvou o gol, a Espanha teve uma chance clara.

Um lance bizarro tirou o suíço Senderos de campo, o zagueiro se chocou com o seu companheiro de equipe, Lichsteiner, e teve que ser substituído por Von Bergen. O novo jogador entrou e viu Villa passar por ele e tentar encobrir Benaglio, mas o chute saiu torto. E o gol não saiu na primeira etapa. Ah, esquecemos de falar que a equipe suíça teve uma chance em uma falta cobrada por Ziegler que Casillas saiu bem para defender.

A segunda etapa veio e com ela mais pressão da Fúria, mas a Suíça foi fatal e a zebra surgiu em Durban. Eram seis minutos, quando, em rápido contra-ataque, Gelson Fernandes aproveitou bobeada de Piqué, dividiu com Casillas e colocou a bola no fundo das redes.

Com o gol, aumentaram o ferrolho suíço e o desespero espanhol. Busquets saiu para a entrada de Fernando Torres, mas o atacante, visivelmente sem ritmo de jogo, pouco fez no jogo, em um lance, Torres recebeu bom passe de Villa, mas não conseguiu o domínio da bola. Quem quase marcou o gol de empate foi Xabi Alonso, que acertou o travessão em lindo chute de longe. Realmente não era o dia da campeã européia.

Trave que também salvou os espanhóis. Derdyok saiu em velocidade, driblou a defesa e chutou, mas a bola, caprichosamente, acertou a trave de Casillas. Nos últimos minutos, o desespero espanhol contrastou com a calma suíça e tivemos a primeira grande zebra deste mundial em Durban.

Na próxima rodada, a Fúria enfrenta Honduras e a Suíça faz bom jogo contra o Chile.

Nenhum comentário: