quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apito amigo e empate no Pacaembu

Share |
Por Gabriel Seixas

Corinthians e Botafogo protagonizaram o duelo mais esperado da rodada. Eram muitos os candidatos a protagonista. Pelo Timão, podemos citar Jucilei, Elias e Bruno Cesar, por exemplo, e pelo Bota, Loco Abreu, Herrera e o zagueiro-artilheiro Antônio Carlos. Entretanto, foram os erros do árbitro Leandro Vuaden e seus assistentes que ofuscaram o empate em 1 a 1. O Timão saiu sob vaias, ainda que jogando em casa, ostente o retrospecto de 11 vitórias e 1 empate (ontem) em 13 jogos.

Sem muitas novidades, o time comandado por Adilson Batista abriu o placar logo aos três minutos, com Bruno Cesar. O maestro corintiano acertou um lindo chute no ângulo de Jefferson, mostrando que ainda pode ser um diferencial na equipe alvinegra, apesar de suas últimas atuações abaixo da crítica. A título de curiosidade, foi o centésimo gol do Timão na temporada.

Nos primeiros minutos, o Botafogo sentiu os desfalques. Sem peças ofensivas importantes, como Jóbson e Maicosuel, Joel Santana teve de recorrer a nomes como Lucio Flávio e Herrera para compor o time titular. Sem muita técnica, o alvinegro carioca arrancou um empate numa cabeçada precisa de Loco Abreu, aproveitamento cruzamento de Alessandro. Foi o sexto gol do uruguaio nos últimos seis jogos.

No início da etapa final, o lance mais polêmico do jogo. Herrera recebeu lançamento e tocou pro gol, mas o assistente Erich Bandeira, equivocadamente, marcou impedimento. Um ‘dossiê’ montado pela torcida do Palmeiras aponta 15 pontos ganhos pelo Timão em erros de arbitragem. Antes que levem a sério, é apenas uma provocação. Mas não deixa de ser curioso. Sem esses pontos, os paulistas estariam ao lado de Guarani e Vasco no 11º lugar.

Mais uma vez, o torcedor corintiano se depara com a possibilidade de um título nacional ser manchado por erros de arbitragem. Com um jogo a menos, a diferença para o líder Fluminense é de três pontos. O jogo terminou 1 a 1 , mas a partida ainda não foi contada por completa. No último minuto, Caio teve a chance de colocar o Botafogo na quarta colocação. Na pequena área, o goleiro Julio César estava adiantado e Loco Abreu e Renato Cajá estavam livres nas duas pontas. Ele preferiu um toque por cobertura. Errou, e errou feio. Sobrou bronca para o menino.

Não é só Caio que merece um puxão de orelhas, como disse Joel Santana. O time precisa acordar. O clássico contra o Flamengo pode ser considerado como um divisor de águas: uma derrota e até mesmo um empate distancia ainda mais o Fogão do G3. Uma vitória não só aproxima o time dos líderes, como dá moral para a sequência do campeonato.

Curtinhas

- O líder Fluminense suou para vencer o desesperado Avaí em Volta Redonda por 1 a 0, mas subiu na pontuação. O Avaí continua perto da zona vermelha. O gol da vitória veio já no fim do jogo com o craque argentino Conca.

- O Grêmio conseguiu uma ótima vitória em casa diante do São Paulo por 4 a 2 e tem o melhor time no returno. Já o Tricolor Paulista permanece na zona intermediária do Campeonato. Os gaúchos abriram 2 a 0 com dois gols de André Lima, os paulistas chegaram ao empate com Rogério Ceni e Marlos, mas o Grêmio chegou aos 4 a 2 com Jonas e Diego.

Classificação

1º Fluminense – 51
2º Corinthians – 48*
3º Cruzeiro – 47
Internacional*, Atlético-PR e Botafogo – 41
Santos* e Palmeiras – 38
9º Grêmio – 36
10º São Paulo – 34
11º Guarani e Vasco* – 33
13º Vitória e Ceará – 31
15º Flamengo – 29
16º Avaí – 28
17º Atlético-GO – 26
18º Goiás – 25
19º Atlético-MG – 22
20º Prudente – 20
* Jogo a menos

Zona da Libertadores
Zona da Sul-Americana
Zona de Rebaixamento

Próximos jogos

01/10
21h

Vasco x Goiás

02/09
16h

Santos x Palmeiras
Vitória x Grêmio
Prudente x Fluminense
Corinthians x Ceará

18h30

Cruzeiro x Atlético-PR
Internacional x Guarani
Botafogo x Flamengo

21h

Avaí x São Paulo
Atlético-GO x Atlético-MG

Nenhum comentário: