domingo, 2 de dezembro de 2007

Cruzeiro vence, é ajudado pelo rival e está na Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Foi um final de campeonato que saiu no lucro para o Cruzeiro. A equipe, que começou o campeonato desacreditada, termina-o com uma vaga na Libertadores, após a vitória sobre o lanterna América por 2 a 0 no Mineirão. O Cruzeiro contou com a ajuda do arqui-rival Atlético para essa vaga, que venceu o Palmeiras por 3 a 1.

O Cruzeiro começou partindo para cima do América, com ótimo volume de jogo e criando ótimas chances de abrir o placar. Aos 2 minutos, Alecsandro cabeceou na trave de Azul. Nos primeiros quinze minutos de jogo, o goleiro potiguar trabalhou bastante evitando o gol azul. Mas aos 19, nem Azul e nem a defesa potiguar tiveram como evitar o gol de Leandro Domingues, o meia acertou um bom chute de fora da área e fez o 1º gol. Cinco minutos mais tarde, o baiano aprontou mais uma com a defesa do América e foi derrubado na área. Na cobrança, o artilheiro do Cruzeiro na competição, Roni, bateu bem e fez seu 12º gol no campeonato. Esse gol de Roni seria o último do ataque mais positivo do campeonato com 73 gols.

Com a vantagem e o domínio do jogo, as atenções de todos no Mineirão se voltaram para o jogo do Palmeiras e o resultado o ajudava. Portanto, o Cruzeiro começou a praticar o futebol pragmático que a equipe vinha apresentando nos últimos jogos e parou de atacar. O América não atacou na etapa inicial.

Na volta do intervalo, o zagueiro Thiago Martinelli sentiu e foi substituído por Emerson. O panorama do jogo continuava com os mineiros em cima mas a falta de pontaria do time azul o atrapalhava. Roni e Leandro Domingues perderam chances claras de ampliar o placar. A partir daí, a equipe potiguar começou a assustar e, em certas vezes, a dominar a partida, criando chances para diminuir mas não as aproveitando. Enquanto isso, a vaga se aproximava devido a derrota do Palmeiras. As coisas começaram a se complicar quando o zagueiro Emerson foi expulso na metade do segundo tempo e o América ameaçou mais ainda mas a zaga cruzeirense garantiu a vitória e a classificação a Libertadores.

O Cruzeiro terminou o campeonato com a 5ª posição e jogará a pré-libertadores, tentando voltar a competição após 4 anos. O América terminou com a pior campanha da história do campeonato com 4 vitórias 5 empates e 29 derrotas.

Nenhum comentário: