sexta-feira, 21 de março de 2008

Santos perde na altitude

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite da última quarta-feira, na cidade boliviana de Oruro, San José e Santos realizaram partida pela 3ª rodada do Grupo 6 da Libertadores. Com a presença do presidente boliviano, Evo Morales, no estádio, os donos da casa venceram por 2 a 1 e encostaram nos brasileiros.

A estratégia santista era evitar um desgaste físico muito grande, por causa da altitude, e tentar o gol o mais rápido possível para que o time pudesse administrar o jogo com tranqüilidade. E o Peixe começou bem: logo aos sete minutos, Molina cruzou com perfeição para Kléber Pereira receber e completar para o gol de cabeça. Alívio brasileiro.Mas não durou muito tempo. Aos nove, Peña marcou de cabeça, mas o juiz anulou a jogada por causa de um empurra-empurra na área. Aos 11, Cerrutti bateu cruzado e acertou o canto direito do goleiro Fábio Costa. O jogo era emocionante, com chances claras para os dois lados.O brasileiro Alex da Rosa, do San Jose, assustou Fábio Costa aos 14 minutos. O troco veio com Molina, um minuto depois. Sebástian Pinto perdeu uma grande chance aos 20, de frente para o goleiro Vaca. E Peña soltou duas bombas, espalmadas pelo camisa 1 santista.Aos 37, o Santos perdeu duas oportunidades de marcar, com Sebástian e Molina, que tiveram os chutes defendidos por Vaca. O primeiro tempo terminou empatado em gols e eqüilíbrio.


O técnico Emerson Leão tirou Sebástian e colocou o zagueiro Evaldo, com o objetivo de fechar mais o Peixe e evitar o desgaste desnecessário. O time passou a investir ainda mais nos contra-ataques. Aos oito minutos, a torcida do Santos quase comemorou o segundo gol, de Kléber Pereira. Mas o chute rasteiro e cruzado passou pelas mãos de Vaca e ia entrar no canto direito, quando De Castro tirou a bola em cima da linha. O gol perdido custou caro ao Peixe. O San Jose, com mais fôlego, passou a pressionar mais, e, aos 16 minutos, Garcia arrancou com a bola, invadiu a área e chutou com precisão para fazer o segundo do anfitrião. Cansado pelos efeitos da altitude, o Santos diminuiu o ritmo. Leão não gostou do desempenho de Anderson Salles, que entrou na vaga de Marcinho Guerreiro, e trocou o substituto pelo atacante argentino Trípodi. O objetivo era dar novo gás ao ataque santista e tentar pelo menos o empate. O Peixe criou boa oportunidade aos 38, quando Kléber lançou o xará do ataque, mas este errou o chute. O auxiliar assinalou impedimento inexistente. O San Jose quase ampliou dois minutos depois, quando Morejón esteve perto o suficiente para concluir com tranqüilidade, mas errou a força e isolou a bola. Aos 43, Alvarenga puxou Kléber Pereira na área, e o atacante caiu e pediu o pênalti. O árbitro equatoriano Samuel Haro não marcou e ainda deu cartão amarelo para o jogador santista. O lance levou Leão ao desespero. A infração do anfitrião poderia dar ao Peixe o empate importante. Mas o placar ficou mesmo em 2 a 1 para o San Jose. Insatisfação brasileira em Oruro.

O Santos continua em 2º no grupo com 4 pontos, a mesma pontuação dos bolivianos, mas ganham no saldo de gols. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 1º de Abril, na Vila Belmiro.

Nenhum comentário: