sexta-feira, 21 de março de 2008

Aberta a 2ª fase da Copa do Brasil

Share |

Neste meio de semana aconteceram os primeiros jogos de ida da 2ª fase da Copa do Brasil, foram 7 jogos disputados e algumas surpresas. O Inter foi a única equipe que conseguiu a vaga no 1º jogo. O Corinthians venceu fora mas não conseguiu a vaga antecipada. Atlético-MG e Vasco apenas empataram.

Nacional-AM 2x2 Atlético-MG – Por Leonardo Martins

Em Manaus, o Galo conseguiu o empate no último lance do jogo e levou um bom resultado para o Mineirão na partida de volta, dia 9 de Abril, onde pode empatar por até um gol que se classificará. O Atlético saiu na frente com uma bomba do volante Márcio Araújo, aos 19 minutos da 1ª etapa. O Naça virou com 2 falhas da defesa atleticana e com o artilheiro Garanha, no 1º gol ele mandou de cabeça após cruzamento de Esquerdinha, aos 25 da etapa inicial, e no segundo, aproveitou, de voleio lançamento da esquerda, aos 20 do 2º tempo. Quando a vitória do time amazonense já era dada como certa, Leandro Almeida empatou para os mineiros, aos 49 do segundo tempo. O lance gerou muita confusão, pois os jogadores do Nacional acharam que o bandeirinha tinha marcado lateral ao invés do escanteio, mas o juiz confirmou o gol de empate.

Chapecoense-SC 0x2 Internacional-RS – Por Leonardo Martins

O Inter foi a Chapecó e saiu com o resultado que queria, a vaga de forma antecipada as oitavas-de-final da Copa do Brasil e a não-realização do jogo de volta. O Inter venceu por 2 a 0 e eliminou a equipe catarinense da Copa do Brasil. O Colorado teve muitas dificuldades em Chapecó, mas conseguiu os gols no 2º tempo. Aos 29, Marcão cruza para a área e Alex de cabeça abre o placar. Quando o jogo já se encaminhava para o fim, o Inter marcou o gol da classificação. Aos 47, Adriano chutou cruzado e marcou. Final em Chapecó, 2 a 0 para os gaúchos e vaga assegurada na próxima fase.

Volta Redonda-RJ 0x0 Portuguesa-SP – Por Matheus Mandy

Jogando em Volta Redonda, a Portuguesa visitou o time da casa com um objetivo: eliminar o jogo de volta. No entanto, não contavam com a força ofensiva dos interioranos do Rio de Janeiro Logo no primeiro minuto de jogo, o atacante Fábio acertou um lindo voleio no travessão. A resposta foi imediata e Patrício quase abriu o placar de falta Denni e Fábio continuavam dando trabalho para André Luís, que se desdobrava para fazer defesas. No outro lado não era diferente, Christian e o lateral Patrício tentavam furar o bloqueio de Lugão. No segundo tempo, o jogo foi morno e sem grandes emoções. As equipes se enfrentarão ainda sem local definido daqui duas semanas.

Paraná/PR 1x0 Vitória/BA – Por Saimon Nouh

O Vitória foi até Curitiba tentando vencer o Paraná por dois gols de diferença para avançar diretamente as oitavas de final. Não conseguiu o que queria, e pior, nem conseguiu vencer o jogo.
O Paraná vinha embalado por duas vitórias seguidas no Campeonato Paranaense, a última até sobre o rival Atlético. Antes do jogo o Paraná apresentou o "novo mascote". Continua sendo a Gralha Azul, mas que agora está mais bonita.

O Paraná Clube atacou mais no primeiro tempo, mas pecou muito nas finalizações e não conseguiu fazer o gol. A melhor chance foi dos Paranaenses. Joélson arriscou uma bomba que passou do lado da trave. Ainda no primeiro tempo, Joélson marcou mas o juíz anulou, pois Joélson estava impedido.

No segundo tempo só dava Paraná. O gol saiu em uma jogada de bola parada. Clênio que entrou no intervalo sofreu a falta. Léo ajeitou a bola com carinho. A bola bateu no travessão e no rebote Joélson marcou de cabeça, 1x0 Paraná e placar final. O jogo de volta será dia 02 de abril, no Barradão. Se o Paraná marcar um gol, o Vitória vai precisar de três para alcançar a sua vaga.

Fortaleza/CE 1x2 Corinthians/SP – Por Saimon Nouh

O Corinthians foi até Fortaleza sabendo que não teria vida fácil pela frente. Isso foi comprovado logo no primeiro minuto de jogo. Erandir dividiu com Felipe e cabeceou para fora. O gramado estava horrível, pois chovia muito em Fortaleza e em todo o Ceará. Embalado no estadual o Fortaleza abriu o placar aos 30 minutos. Márcio Azevedo cruzou para Lúcio Bala que chutou, Felipe fez grande defesa, mas rebateu nos pés de Simão que sem querer abriu o placar para o time da casa.

A festa do FEC durou dois minutos. Foi o tempo que o Corinthians precisou para empatar o jogo. Marcel cobrou falta na área, e o zagueirão William, de costas para o gol, empatou o jogo em 1 a 1.Mano Menezes mudou a equipe para o segundo tempo. Tirou o apagado Evérton e pois Fábio Ferreira. O Corinthians melhorou mas ainda estava longe de marcar o gol. Irritado novamente, Mano tirou Marcel e colocou o uruguaio Beto Acosta, deixando o time mais ofensivo. E o uruguaio entrou bem e com quatro minutos em campo, virou o jogo para o Corinthians. O atacante oportunista aproveitou a bobeira dos zagueiros do Fortaleza e sem jeito virou o jogo.

O Corinthians teve nos pés de Carlos Alberto a chance de classificação sem a necessidade do jogo de volta. O volante, improvisado mais uma vez na lateral-direita foi lançado e acertou o travessão do goleiro Tiago Cardoso, ex-Atlético Paranaense. Essa foi a última chance do jogo e o técnico Mano Menezes até gostou do resultado final.

Juventus-SP 2x0 Náutico-PE – Por Fernando Murilo

Na noite da última quarta-feira, a equipe do glorioso alvirrubro de Rosa e Silva conheceu sua terceira derrota consecutiva na temporada, ao perder para a equipe da Juventus-SP, em jogo a contar pela segunda rodada da Copa do Brasil.

O jogo começou com uma escalação no mínimo inusitada pelo Treinador Roberto Fernandes: na tentativa de liberar as ações dos flancos da sua equipe, ele resolveu adotar o esquema 3-5-2, pouco utilizado ao longo deste início de temporada pelo timbu. O que parecia ser uma boa alternativa ofensiva acabou causando um efeito atípico para as pretensões do treinador, tendo em vista que o principal jogador do time, o meio-campo Geraldo, tendeu a jogar um pouco mais distante da área para apoiar a marcação do meio, causando um recuo das ações ofensivas. Os laterais Alessandro e Serginho, apesar de demonstrar uma boa disposição, pouco adicionam em qualidade técnica à equipe, o que ocasionou um avanço da marcação do moleque travesso.

O recuo natural do time alvirrubro devido à forte marcação do time paulista provocou com uma pressão absurda do time paulistano, que abriu o placar em uma jogada de escanteio em que a bola cruzou toda a área q foi escorada para o meio novamente, o goleiro Eduardo ainda espalmou, mas a bola sobrou limpa para Lima tirar o zero do placar.

O gol surtiu o efeito do abafa da equipe alvirrubra, porém perderam-se boas oportunidades com Wellington e Tição, em chutes pra fora. O segundo tempo começou com o técnico Roberto Fernandes desmontando seu esquema de 3 zagueiros, colocando o colombiano Laborde, que foi o grande responsável pelas jogadas ofensivas do segundo tempo. Porém, talvez por confusão dos esquemas, as brechas nos flancos alvirrubros continuavam, o que culminou com uma jogada de linha de fundo onde Lima deu números finais a partida, ainda faltando muito tempo para o final. O time pernambucano procurou criar várias chances, mas parou nas suas deficiências ofensivas.

A derrota já começa a acender o alerta para o time alvirrubro, já que não depende mais dele mesmo para conquistar o segundo turno do campeonato pernambucano, e possuía como válvula de escape a Copa do Brasil. O time que possuía um dos melhores ataques do certame pernambucano não conseguiu furar o bloqueio da pior defesa do certame paulista. Estes questionamentos já põem em xeque a competência e o cargo do treinador alvirrubro, considerando herói na última edição do Brasileirão, sendo badalado por muitos clubes.

Bragantino-SP 2x2 Vasco-RJ – Por Gabriela Avila e Leonardo Martins

Em Bragança Paulista, o Vasco não conseguiu a vaga antecipada, mas conseguiu um bom resultado para a partida de volta, no Rio. A equipe da Colina empatou por 2 a 2 e pode até empatar por um gol que seguirá em frente na Copa do Brasil. O Braga saiu na frente com Bill aos 9 minutos do 1º tempo. O Vasco virou com Eduardo, aos 34 da etapa inicial, e Alan Kardec, aos 34 minutos da segunda etapa. Mas no final, os paulistas empataram com Nunes, aos 41.

Nenhum comentário: