segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sorteio das Olimpíadas: Brasil evita países africanos

Share |

Por Fernando Murilo


O sorteio para as competições de futebol das Olimpíadas foi realizado neste domingo, 20, na China, país sede da competição.

È importante analisar que o futuro do futebol de alguns países encontra-se aí. Jovens astros de países desconhecidos do âmbito mundial tendem a aparecer na competição realizada no meio do ano em Beijing, por isso é importante ficarmos de olho nestes destaques, e mais ainda, jogar com aplicação e cuidado.

Os últimos carmas da nossa seleção canarinha, os selecionados africanos, que eliminaram o Brasil em duas oportunidades (Atlanta em 1996 e Sidney em 2000), não serão nossos adversários na primeira fase. Nossa seleção está no grupo C, onde o expresso comandado pelo técnico Dunga enfrentará Bélgica, Nova Zelândia e a anfitriã China. Como dito no início da reportagem, o alerta está acionado, sobretudo com o selecionado da casa, que será amplamente apoiado pelos torcedores locais, sem desmerecer em momento algum as outras seleções do grupo.

A Seleção escapou, assim, de enfrentar uma das três seleções africanas, que estavam no mesmo pote dos neozelandeses, e ainda evitaram forças européias como Holanda e Itália.

A Argentina, campeã olímpica, pegará Costa do Marfim, Austrália e Sérvia no grupo A, em Xangai. A Holanda, bicampeã européia sub-21, está no grupo B, em Tianjin, ao lado de Nigéria, Japão e Estados Unidos. Camarões, ouro em Sydney-2000, enfrenta as seleções de Coréia do Sul, Itália e Honduras no D, em Qinhuangdao.

As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam às quartas-de-final do torneio, que será disputado entre os dias 6 e 23 de agosto.

SELEÇÃO FEMININA

Para o caso do nosso expresso feminino, a seleção encontra-se num páreo duto logo na primeira fase. O sorteio trouxe um equilíbrio entre os grupos, com cada um contando com duas das grandes forças da modalidade. Atual vice-campeão mundial e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil da craque Marta divide as apostas no Grupo F justamente com a Alemanha, atual campeã e que derrotou as brasileiras na decisão do Mundial. E a prova de fogo virá logo na primeira rodada, já que as duas equipes já se enfrentam logo no jogo de estréia, no dia 6 de agosto, também na cidade de Shenyang. O grupo ainda conta com a Coréia do Norte e a Nigéria.

Assim como no masculino, o sorteio dos grupos também foi dirigido, para evitar que seleções do mesmo continente caíssem no mesmo grupo.

Nenhum comentário: