domingo, 19 de outubro de 2008

Fla vence e afunda o rival

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um clássico regional válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro reuniu Vasco e Flamengo em situações completamente diferentes no campeonato. Com público apenas médio no Maracanã, o Flamengo venceu o rival por 1 a 0, voltou a briga pelo título e afundou o time cruzmaltino para a lanterna.

Era um clássico onde as duas equipes precisavam vencer para tentar alcançar seus objetivos dentro da competição. O desesperado Vasco começou em cima do Flamengo, mas seu ataque mostrava porque está na zona vermelha, com várias limitações. Em uma chance mais clara, Alan Kardec começou a jogada que passou por Baiano e terminou na conclusão fraca de Madson. Em uma outra chance, Alex Teixeira deixou Fábio Luciano para trás e chutou para a defesa de Bruno.

Já os rubro-negros apresentavam a mesma lentidão no meio campo apresentada nos últimos jogos, com muitos erros de passes e criando poucas chances de gol. Marcelinho Paraíba chutou forte de longe, o goleiro Rafael pulou tarde e, para sorte dos vascaínos, a bola foi para fora passando muito perto da trave esquerda. E quando o fim do primeiro tempo se aproximava, o Vasco deu uma mãozinha para o Flamengo. Jonílson errou passe no meio-campo. Obina recebeu lançamento, se enrolou todo com a defesa do Vasco e, na confusão, Jorge Luiz tocou de bico para trás. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Rafael, que ainda tocou na bola. Gol contra de Jorge Luiz. Flamengo 1 a 0. E o Vasco entrou para o vestiário escutando os gritos de "ão, ão, ão... Segunda Divisão".

O início do segundo tempo foi cheio de passes errados e lances bisonhos. Em campo, o Vasco parecia mais perdido que a diretoria tentando livrar o clube do rebaixamento. Em um ataque, em que havia sete vascaínos contra quatro rubro-negros, os jogadores não sabiam o que fazer com a bola, que acabou indo para fora qualquer perigo. Após o lance, Renato Gaúcho resolveu colocar Wagner Diniz no lugar de Baiano.
Logo depois, Pedrinho entrou no lugar de Mateus. Fabio Luciano foi expulso ao puxar a camisa de Allan Kardec. E o Vasco foi para o tudo ou nada. O zagueiro Eduardo Luiz saiu para a entrada do atacante Pinilla. Aos 25 minutos, Pedrinho cobrou falta e Fernando cabeceou. Bruno fez uma defesa muito difícil e salvou o Flamengo.
Alex Teixeira, que antes da partida disse que a defesa rubro-negra era muito lenta, esteve muito mal e perdeu a maioria das jogadas para os zagueiros. E o Perdido em campo, como a diretoria fora dele, o Vasco passou a tentar apenas cruzamentos para a área. E as bolas sempre paravam nas mãos de Bruno. Aos 42 minutos, Pinilla dominou e tocou para a área na saída do goleiro rubro-negro. Mas nenhum vascaíno apareceu para completar a bola para a rede.

Foi a segunda derrota da "Era Dinamite" para o rival. No primeiro turno, o Flamengo já havia vencido por 3 a 1. Os rubro-negros seguem com esperança de lutar pelo título brasileiro. Aos vascaínos, só resta começar a rezar. O Vasco se encontra na última posição com apenas 27 pontos e o Fla aparece em 5º com 52. Na próxima rodada, o Fla recebe o Coritiba e o Vasco vai a Goiânia enfrentar o Goiás.

Outros jogos de hoje

Coritiba(8º) 1x1 Goiás(9º)
Felipe; Romerito

Vitória(10º) 2x2 Fluminense(17º)
Rafael e Marquinhos; Thiago Silva e Washington

Portuguesa(16º) 2x0 Grêmio(1º)
Ediglê e Edno

Sport(11º) 2x2 Náutico(15º)
Durval e Roger; Gilmar e Felipe

Palmeiras(3º) 2x2 São Paulo(4º)
Kléber e Leandro; Rogério Ceni e Dagoberto

Nenhum comentário: