domingo, 6 de setembro de 2009

Série B: Vasco deixa vitória escapar, mas permanece na ponta

Share |

Por Gabriel Seixas

A 22ª rodada da Série B reservou o confronto entre os dois líderes do campeonato, Atlético-GO e Vasco. Os goianos abriram 2 a 0, os cariocas empataram e só não saíram com a vitória porque Carlos Alberto desperdiçou um pênalti. Guarani e Ceará permanecem mais firme do que nunca no G-4, enquanto Duque de Caxias e Fortaleza perderam mais uma e desperdiçaram chance de sair da zona do rebaixamento. Confira um panorama dos resultados que agitaram a segunda divisão:

Portuguesa 3x1 Figueirense

O reencontro da Lusa com o torcedor após os incidentes lamentáveis envolvendo seguranças armados ameaçando jogadores no vestiário não poderia ser melhor. Com a presença do técnico Vagner Benazzi a beira do gramado, substituindo René Simões, que pediu o boné, o time da Portuguesa bateu o Figueirense por 3 a 1 e volta a almejar uma vaga no G-4 da Série B. O time catarinense também estreava novo treinador, Márcio Araújo, que ainda não resolveu os problemas do time de imediato. Marco Antônio marcou o primeiro da Lusa após cruzamento de Anderson Paim. Ainda no primeiro tempo, Egídio empatou para os catarinenses. Porém, a expulsão de Jeovânio freou a reação do Figueira, que ainda tomou gols de Preto Costa e Zé Carlos, que marcou seu primeiro gol desde quando foi contratado junto ao Cruzeiro.

Duque de Caxias 0x1 Bragantino

A situação do Duque de Caxias piora a cada rodada. Mesmo agora sob o comando de Gilson Kleina, os cariocas não superaram suas limitações técnicas e foram derrotados pelo Bragantino por 1 a 0. Com o resultado, o Duque permanece com 24 pontos, ainda na zona do rebaixamento, em 17º. O gol da vitória foi de Lúcio, e com a expulsão de Mário para o Bragantino no fim do primeiro tempo, os paulistas foram precisos ser valentes para segurar o resultado.

Guarani 3x0 Campinense

O Guarani espantou a zebra e bateu fácil o Campinense, no Brinco de Ouro por 3 a 0. Os paulistas confirmaram a boa campanha em casa, e marcaram rapidamente com um golaço de Fabinho. Ney Paraíba e Eduardo completaram o placar, que deixaram o Bugre ainda mais firme na terceira posição, com 40 pontos. Os paraibanos tiveram sua série de cinco jogos e cinco vitórias interrompida – que incluía o 100% de aproveitamento no returno –, e com a vitória do ABC, caíram para a lanterna com 20 pontos.

Ipatinga 0x0 Ponte Preta

Outro time que estreou novo técnico foi a Ponte Preta, agora assumida por Márcio Bittencourt. Porém, o time continuou bastante previsível, e não passou de um frustrante empate sem gols contra o Ipatinga, que deixa o time ainda mais longe do G-4 – a oito pontos do 4º colocado, Ceará. O Tigre mineiro continua na posição intermediária da tabela, porém em número de pontos está bem mais próximo da zona do rebaixamento.

Paraná 2x1 América-RN

O Paraná interrompeu a série de três jogos sem derrota e bateu o América-RN, em casa por 2 a 1, melhorando a irregular campanha do time como mandante. Para isso, o time contou com uma atuação inspirada de Davi, autor dos dois gols do tricolor – sendo um de pênalti. Max descontou para os potiguares, que fizeram sua primeira partida sem o craque do time, Fábio Neves – negociado com o Fluminense. Nem a vitória sobre o Guarani na rodada passada fez o time embalar, deixando os potiguares numa situação complicada com 26 pontos, apenas dois a mais que o Duque de Caxias, o primeiro da zona do rebaixamento. O Paraná está em situação menos desesperadora, em 12º com 28 pontos.

Atlético-GO 2x2 Vasco

Um jogo digno de duas equipes de Série A. Atlético-GO e Vasco protagonizaram uma partida repleta de emoções, que terminou no empate em 2 a 2. Foi também um jogo de muita polêmica, dentro e fora de campo. Erros de arbitragem nas quatro linhas, e promoção para quem fosse com a camisa do Flamengo (rival do Vasco e das mesmas cores do Atlético) para o estádio. O Vasco esteve próximo de abrir o placar em cobrança de falta de Amaral, mas em três minutos, vacilou e sofreu dois gols. O primeiro foi do zagueiro Jairo, de cabeça após cobrança de escanteio, contando com a falha do goleiro Fernando Prass, que saiu mal do gol. O segundo foi originado de uma bela jogada de Pituca pela esquerda, que cortou vários defensores vascaínos, chegou ao flanco e cruzou rasteiro pra trás, para Juninho tirar do alcance de Fernando Prass. No fim do primeiro tempo, Élton cruzou e a bola resvalou no braço de Antônio Carlos. O juiz viu pênalti, que Carlos Alberto converteu. Na etapa final, Paulo Sérgio cobrou escanteio na direita e Fábio Gomes, que dividiu com o atacante vascaíno Élton, acabou cabeceando contra o próprio gol. O árbitro deu gol para Élton. Nos minutos finais, Carlos Alberto teve a chance de fazer o gol da vitória em cobrança de pênalti, mas se atrapalhou na paradinha e chutou fraco para defesa do goleiro Márcio, que por sinal, se adiantou bastante na cobrança.

São Caetano 3x1 Vila Nova

O São Caetano sofreu, mas venceu o Vila Nova e segue firme em busca de uma vaga no G-4 da Série B. Mas quase que o Vila coloca água no chope do Azulão, quando saiu na frente com um gol de cabeça de Otacílio. Antes do intervalo, o São Caetano virou o jogo, com gols de Anderson Marques e um golaço de falta de Adriano. Na etapa final os paulistas se impuseram no jogo, e Everton Ribeiro fechou o caixão dos goianos, que ainda tiveram o zagueiro Leonardo expulso. O São Caetano continua em 5º, a quatro pontos do Ceará.

ABC 2x1 Juventude

O ABC conseguiu uma vitória importante, em casa, sobre o Juventude. Os potiguares deixaram a lanterna para o Campinense, e podem sair, mesmo que numa combinação improvável de resultados, da zona do rebaixamento na próxima rodada. Audálio botou o ABC na frente, mas logo Léo Dias empatou. Na etapa final, Júnior Negão girou na área e bateu de canhota no ângulo do goleiro Juninho, para alegria da torcida abcdista. O Juventude continua a um passo da zona da degola, em 16º com 24 pontos, mesmo número do Duque de Caxias, o primeiro da zona.

Ceará 2x1 Bahia

E o Ceará continua impossível! Depois de surpreender o Vasco em pleno Maracanã, o Vovô se impôs e bateu o Bahia, em casa, por 2 a 1. Geraldo, de pênalti, começou a botar ordem na casa. Mota marcou o segundo. Aliás, o atacante em três partidas pelo Ceará, já marcou três gols. Nádson tentou colocar os baianos no jogo, mas já era tarde. O Bahia está cada vez mais longe do G-4, em 10º com 30 pontos, dez a menos que o Ceará, o último dos quatro times que garantiriam acesso para a primeirona do ano que vem.

Brasiliense 1x0 Fortaleza

O Brasiliense se recuperou do trauma sofrido no tapetão com a perda de três pontos, vencendo o ameaçado Fortaleza, em casa, pelo placar mínimo. Iranildo fez o gol salvador dos candangos, que deixaram o time em 13º, com 27 pontos. O tricolor cearense permanece na zona do rebaixamento, em 18º com apenas 22 pontos em 22 jogos.

Classificação:

1º Vasco – 43
2º Atlético/GO – 41
3º Guarani – 40 (12 vitórias)
4º Ceará – 40 (11 vitórias)
5º São Caetano – 36
6º Portuguesa – 34
7º Figueirense – 33 (10 vitórias)
8º Bragantino – 33 (9 vitórias)
9º Ponte Preta – 32
10º Bahia – 30
11º Ipatinga – 29
12º Paraná – 28
13º Brasiliense – 27
14º América-RN – 26 (8 vitórias)
15º Vila Nova – 26 (7 vitórias)
16º Juventude – 24 (6 vitórias, saldo -3)
17º Duque de Caxias – 24 (6 vitórias, saldo -11)
18º Fortaleza – 22
19º ABC - 21
20º Campinense - 20

Nenhum comentário: