domingo, 18 de outubro de 2009

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e se aproxima do G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

O grande jogo da rodada não ficou devendo. Palmeiras e Flamengo protagonizaram um ótimo jogo no Palestra Itália. A boa fase dos cariocas e a má fase dos líderes ficaram evidenciadas na partida. Melhor para o Flamengo, que pra variar, contou com uma grande exibição de Petkovic para vencer por 2 a 0. O sérvio marcou um gol em cada tempo: um lindo gol em jogada individual na etapa inicial, e na complementar, marcou um belo gol olímpico, ao melhor estilo “Rio 2016”. Com o resultado, o rubro-negro pulou pra 5º com 48 pontos, e pode alcançar não só o G-4, mas a vice-liderança na próxima rodada. O Palmeiras continua líder, agora com quatro pontos de vantagem para o vice-líder Atlético-MG.

O Palmeiras, que enfrentou o Náutico cheio de desfalques, teve o retorno de titulares importantes, como Armero e Diego Souza. Do lado rubro-negro, o atacante Adriano, que sentiu uma lesão no jogo da seleção brasileira contra a Bolívia, se recuperou e foi a campo. Porém, o time estava sem o zagueiro Álvaro, suspenso. Airton, adaptado a zaga rubro-negra, foi o substituto, passando Toró para o meio-campo.

A partida começou equilibrada, como já era previsto. O Palmeiras assustou primeiro aos dois minutos, numa cabeçada de Diego Souza, que saiu pela rede do lado de fora. A bola aérea era o ponto forte do time alviverde, que mais uma vez, virou celeste, já que jogou de azul. Armero fez boa jogada pela esquerda – aliás, o colombiano deitou e rolou nas costas de Léo Moura – cruzou para Robert, que livre, cabeceou para o chão e a bola saiu por cima do gol de Bruno.

O castigo veio três minutos depois. O Flamengo, que jogava bem, mas não finalizava ao gol de Marcos, logo na sua primeira chance real, abriu o placar. Petkovic tabelou com Juan pela esquerda, passou por dois marcadores antes de concluir, com categoria, no canto esquerdo de Marcos. 1 a 0 para os cariocas em pleno Palestra.

Precisando reagir ainda no primeiro tempo, o Palmeiras se lançou a frente. Aos 34 minutos, Vagner Love travou seu primeiro duelo particular contra Maldonado, quando driblou o chileno na área, e arriscou forte, no ângulo. Bruno voou para fazer linda defesa e evitar o empate.

Adriano deu o troco aos 39, quando arriscou fraco de longe, mas a bola desviou em Danilo e dificultou a vida de Marcos. No último minuto do primeiro tempo, Vagner Love arriscou mais uma, da entrada da área, mas Bruno fez outra grande defesa, voando no cantinho. O jogo foi equilibrado, o Flamengo tinha o controle da bola, mas o Palmeiras era mais perigoso. Porém, os cariocas foram mais eficientes e saíram pro intervalo na frente.

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes voltaram com os mesmos times. O Flamengo voltou melhor, aproveitando os contra-ataques. No primeiro deles, aos dois minutos, Marcos salvou o segundo gol em dois chutes, de Léo Moura e Adriano. Não demorou muito para Petkovic assustar em jogada individual, quando driblou dois jogadores, e da intermediária, tirou tinta da trave de Marcos.

Andrade optou pela entrada do chileno Fierro na vaga de Toró, que pediu pra sair. Fierro compôs bem o lado direito, e ao contrário de outras partidas, entrou bem no time. Melhor em campo, o Fla ampliou aos 16 minutos: Petkovic cobrou escanteio do lado esquerdo, Ronaldo Angelim tentou o desvio, mas furou o chute. A bola passou entre as pernas do palmeirense Wendel, enganando Marcos, que nada pode fazer: gol olímpico no Palestra, e 2 a 0 de vantagem para o Flamengo.

Muricy Ramalho foi rápido: tirou o atacante Robert, que estava muito mal na partida, e colocou o paraguaio Ortigoza. O time ficou mais perigoso, e assustou aos 24, em chute de Diego Souza que Bruno espalmou. O Flamengo levou perigo aos 31: na melhor chance depois do segundo gol, o atacante do time rubro-negro acertou o travessão de Marcos em bom chute de fora da área.

O jogo ficou naquilo que já era esperado. O Palmeiras desesperado em busca do empate, e o Flamengo aproveitando os erros do time alviverde. Então, no lance seguinte de Zé Roberto, foi a vez de Vagner Love levar perigo, quando o atacante desviou o cruzamento de Cleiton Xavier e mandou pra fora.

Então, aos 41 minutos, um lance infantil colocou a vitória do Flamengo em risco. Ronaldo Angelim segurou Ortigoza dentro da área sem necessidade, cometendo pênalti. Vagner Love, que estava bem em campo, foi para a cobrança. Mas, à lá Roberto Baggio, isolou a bola. Com ela, foram as chances do Palmeiras de sair vitorioso de campo.

Desmotivado, o Palmeiras abdicou do jogo. Muricy ainda colocou o atacante Marquinhos em campo, mas de nada adiantou. O Flamengo se fechou com as entradas do zagueiro Wellinton e do volante Lenon, e sustentou a vitória que deixa o time na briga pela Libertadores, até mesmo pelo título. O Palmeiras, que dos últimos 9 pontos disputados conquistou apenas dois, deu sorte, e continua líder isolado. Mas precisa abrir os olhos com os concorrentes, inclusive o Flamengo, que está a seis pontos do Verdão.

Nenhum comentário: