domingo, 1 de novembro de 2009

Bruno garante vitória do Flamengo sobre o Santos; Cariocas alcançam G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

Jogando no Maracanã lotado, e contando com a volta do sérvio Petkovic ao time titular, o Flamengo não jogou da forma que a torcida esperava. Mas, graças a Adriano e ao goleiro Bruno, o triunfo veio, mesmo jogando mal. O primeiro porque marcou o gol único do jogo, enquanto o segundo defendeu nada mais, nada menos que dois pênaltis, ambos cobrados pelo santista Paulo Henrique Ganso. Com os três pontos, o Fla alcançou provisoriamente o G-4, mas até o fim da rodada pode voltar a sua posição de origem (6º lugar), enquanto o Santos, em 13º, só vai tentar manter-se na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Andrade tinha a disposição praticamente todos os jogadores. Com isso, o time retomou ao sistema de três volantes, com Petkovic e Zé Roberto criando as jogadas para o artilheiro Adriano. Do outro lado, o goleador do Santos, Kleber Pereira, era desfalque certo para o técnico Luxemburgo. O atacante Jean, ex-Flamengo, jogou ao lado do jovem André no ataque. No meio-campo, três volantes: Rodrigo Mancha substituiu o armador Madson.

O Flamengo começou com mais disposição, e abriu o placar logo aos seis minutos, na primeira boa chance de abrir o placar. Léo Moura fez ótima jogada pela direita e cruzou na medida para Adriano cabecear pras redes. Foi o 17º gol do artilheiro no campeonato.

Mesmo com os cariocas tendo amplo domínio do jogo, foi o Santos quem teve a melhor chance de marcar outro gol, quando aos 20 minutos, Airton agarrou Paulo Henrique Ganso na área, e o árbitro marcou pênalti. Apesar de ter chegado pouco ao ataque, esta era, sem dúvida, uma grande chance de marcar. Sem o cobrador oficial, Kleber Pereira, quem chamou a responsabilidade foi Ganso. Ele cobrou no canto esquerdo de Bruno, que foi lá pra buscar a bola e encaixar, para delírio dos 80 mil torcedores presentes no Maraca.

Na etapa final, Luxemburgo voltou com duas alterações no time santista: Triguinho e Rodrigo Mancha deram lugares a Léo e Felipe Azevedo. Aliás, o segundo teve boa chance de empatar, quando chutou da intermediária rente ao gol de Bruno. Em seguida, numa das poucas jogadas que o atacante Jean criou, ele driblou o marcador e mandou pra fora.

Depois disso, uma avalanche de gols perdidos por Adriano, do Flamengo. Aos 17 minutos, ele recebeu passe de Airton, entrou na área, mas Felipe pegou o chute. Dois minutos depois, Felipe parou novamente Adriano, quando esteve tentava o gol dentro da área.

Em outro lance capital da partida, André tentava escorar o cruzamento, mas foi supostamente empurrado por Álvaro. O juiz não hesitou ao marcar o 2º pênalti para o Santos no jogo. Então, Paulo Henrique Ganso, que havia batido o primeiro penal, foi novamente pra bola. Mas era mesmo o dia de Bruno: o santista tentou chutar forte, no meio, mas com o pé, o goleiro evitou o gol e garantiu a vitória.

Graças a Bruno e Adriano, o Flamengo alcançou momentaneamente o G-4, e segue firme na briga pela Libertadores. O Santos teve chances de conquistar até mesmo a vitória, principalmente no segundo tempo, mas errou demais. Pode-se dizer que o Fla não teve uma boa exibição, mesmo porque os pensadores do time, Petkovic e Zé Roberto, estiveram apagados da partida. Mas como o que vale são os três pontos, o objetivo foi alcançado.

Nenhum comentário: