domingo, 1 de novembro de 2009

Série B – 33ª rodada – Vasco muito próximo do acesso matemático à Série A

Share |

Por Gabriel Seixas

Com a vaga para a Série A do ano que vem praticamente assegurada, o Vasco depende apenas de suas forças para carimbar matematicamente sua vaga já na próxima rodada. Com um empate neste sábado contra o Fortaleza, o time só precisa vencer o Juventude, em casa na próxima rodada, para se garantir na primeirona. O G-4 continua sendo completado por Guarani, Ceará e Atlético-GO, este último perseguido de perto por Figueirense e Portuguesa. Na zona de rebaixamento, o Bahia empurrou o América/RN para a zona vermelha, enquanto o Fortaleza, outro clube tradicional do Nordeste, está agora na vice-lanterna. Confira um resumo de todos os jogos da rodada.

Bragantino 2x1 América-RN

O Bragantino mostrou que é ‘bom de cuca’ para derrotar o América de Natal, em casa, por 2 a 1. Os potiguares, dispostos a continuarem fora da zona de rebaixamento, saíram na frente com o artilheiro Lúcio, logo no primeiro minuto de jogo, de cabeça. O Bragantino também empatou aproveitando a bola aérea, com o zagueiro Kadu. Antes do intervalo, Paulinho, também de cabeça, garantiu a virada dos paulistas, que ainda deixa o time na briga pelo acesso a Série A. São sete pontos de vantagem para o 4º colocado, Atlético-GO, sendo que até o fim do campeonato, serão disputados 15 pontos. O América está em situação muito mais delicada: entrou na zona de rebaixamento, com apenas 36 pontos – dois a menos que o Bahia, o primeiro time fora do Z-4.

Juventude 0x1 Bahia

O Bahia quebrou uma série de seis jogos sem vencer fora de casa, com um bom triunfo sobre o Juventude, em Caxias do Sul, pelo placar mínimo. O resultado deu a equipe tricolor não só tranquilidade, mas também a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento, empurrando o América-RN pra lá. O Ju também está ameaçado de cair para a terceira divisão, mesmo porque está em 15º, com 40 pontos. O Bahia, uma posição abaixo, soma 38 pontos. O gol da vitória baiana foi do centroavante Jael, aos quatro minutos do segundo tempo, em um contra-ataque fulminante.

Ipatinga 0x0 Ceará

O Ceará apenas carimbou a sua permanência no G-4 ao empatar com o Ipatinga, fora de casa, por 0 a 0. O time cearense passou aperto, sobretudo no primeiro tempo, quando foi marcado um pênalti para o Ipatinga. Na cobrança, o artilheiro Marcelo Ramos tinha a chance de encerrar seu jejum de gols, e de quebra, fazer as pazes com a torcida. Mas o atacante bateu fraco, e desperdiçou a chance de dar a vitória ao Tigre, que ainda ficou com um jogador a menos, quando o lateral Radar foi expulso. O time ocupa o 14º lugar, com 41 pontos, e ainda corre riscos de rebaixamento. O Ceará aparece em 3º, com 60 pontos, e está praticamente garantido na primeira divisão do ano que vem.

Duque de Caxias 5x1 Atlético-GO

O Atlético Goianiense, que no momento figura na zona de classificação para a Série A do ano que vem, foi surpreendido pelo Duque de Caxias. O time que briga (ou brigava) contra o rebaixamento aplicou uma goleada por 5 a 1, mesmo resultado que o Atlético havia vencido o Brasiliense na rodada passada. O primeiro gol dos cariocas foi de Gilcimar. Pouco depois, o zagueiro Antônio Carlos empatou. Só no primeiro tempo, mais três gols do Duque: Marquinhos, Paulo Rodrigues, cobrando falta, e novamente Gilcimar ampliaram o placar para 4 a 1. Na etapa final, Clayton só completou o massacre. Os fluminenses estão em 13º, com 43 pontos, sete a mais que o América-RN, primeiro time do Z-4. O Atlético continua em 4º lugar, com 56 pontos.

Vila Nova 3x2 Ponte Preta


A Ponte Preta minimizou ainda mais suas chances de acesso à Série A ao perder para o Vila Nova, fora de casa, por 3 a 2. Por sua vez, os goianos praticamente anularam as suas chances de serem rebaixados, já que somam 45 pontos, nove a mais que o 17º colocado, América-RN. Os visitantes, que defendiam uma invencibilidade de quatro jogos, começaram melhor e marcaram no primeiro minuto, com Finazzi. Mas o Vila logo saiu pro jogo, e aos 15 minutos, empatou num golaço de Ricardinho. No finzinho da primeira etapa, Willian virou o jogo. Soares entrou no segundo tempo pelo Vila, e quase comprometeu a vitória ao marcar um gol contra. O jogo só foi desempatado a dois minutos do fim, quando Rai fez o gol decisivo.

Brasiliense 0x4 Figueirense

O Figueirense conseguiu uma importante vitória fora de casa sobre o Brasiliense por 4 a 0, que lhe deixa em boas condições na briga por uma vaga para a Série A do ano que vem. Os catarinenses estão em 5º lugar, na cola do Atlético Goianiense, que tem dois pontos a mais. O primeiro gol do Figueira saiu com o artilheiro Rafael Coelho, no primeiro tempo, quando o time fazia atuação apenas razoável. Na etapa final, um passeio: Egídio, Fernandes e novamente Rafael Coelho completaram o placar elástico.

Fortaleza 1x1 Vasco

O Vasco está cada vez mais próximo de garantir matematicamente sua vaga para a primeira divisão. Contra o Fortaleza, o time empatou em 1 a 1, e agora só precisa vencer o Juventude, na próxima rodada, no Maracanã, para carimbar o acesso. Do outro lado, os cearenses vivem o drama do rebaixamento, em penúltimo com apenas 33 pontos. Os gols só saíram no segundo tempo: Bismarck, aos sete minutos, abriu o placar para o Fortaleza. Dois minutos mais tarde, Paulo Sérgio empatou, e ficou nisso.

Guarani 0x3 Portuguesa

A Portuguesa não se intimidou em encarar o vice-líder Guarani, fora de casa, e aplicou uma goleada por 3 a 0 para continuar firme na briga por uma das quatro vagas para a primeira divisão. A Lusa continua em 6º lugar, com 54 pontos, mas agora somando apenas dois pontos a menos que o quarto colocado. O Guarani permanece folgado em 2º lugar, com 62 pontos. O jogo foi definido ainda no primeiro tempo: o destaque foi o armador Fellype Gabriel, autor de dois gols. No intervalo deles, Zé Carlos ainda marcou mais um. Os lusitanos só trataram de segurar na etapa final, quando sofreram uma blitz do Guarani.

Campinense 2x1 São Caetano

De virada, o Campinense bateu o São Caetano por 2 a 1, e continua com esperanças de fugir da zona de rebaixamento. Os paraibanos estão em 18º, com 33 pontos, a cinco pontos do Bahia, primeiro time fora da zona. O Azulão só cumpre tabela até o fim do campeonato. Mas os paulistas não facilitaram o jogo, e abriram o placar com Artur. Na etapa final, o artilheiro Edmundo, de 39 anos, marcou os gols da vitória.

ABC 1x1 Paraná

No jogo que completou a rodada, o ABC manteve o seu jejum de vitórias, e só empatou com o Paraná por 1 a 1, em casa. Por outro lado, o ponto ganho foi bom para quebrar uma série de cinco derrotas seguidas, enquanto os paranistas praticamente abdicaram do sonho de subirem para a primeirona. Rafael Pedro marcou para o ABC, e ainda no primeiro tempo, Marcelo Toscano empatou para o Paraná. Sem João Paulo, expulso ainda no primeiro tempo, os paranaenses tomaram um baita sufoco, e só não saíram derrotados graças a ótima atuação do arqueiro Zé Carlos.

Classificação (após 33 rodadas):

1º Vasco – 67
2º Guarani – 62
3º Ceará – 60
4º Atlético/GO – 56

5º Figueirense – 54 (17 vitórias)
6º Portuguesa – 54 (16 vitórias)
7º Bragantino – 49
8º Ponte Preta – 49
9º Paraná – 46
10º São Caetano – 45 (13 vitórias, saldo 12)
11º Vila Nova – 45 (13 vitórias, saldo -14)
12º Duque de Caxias – 43
13º Brasiliense – 41 (12 vitórias)
14º Ipatinga – 41 (10 vitórias)
15º Juventude – 40
16º Bahia – 38
17º América-RN – 36
18º Campinense – 33 (10 vitórias)
19º Fortaleza – 33 (9 vitórias)
20º ABC – 32

Nenhum comentário: