quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fluminense derrota o rival Flamengo e inicia recuperação na temporada

Share |

Por Gabriel Seixas

- Mesmo sem vencer o Flamengo desde 2008, o Fluminense era franco favorito sobre o rival no jogo desta quarta-feira, no Maracanã. Com o time completo, e enfrentando uma equipe repleta de desfalques, o Flu foi amplamente superior na partida, porém no placar, não exerceu tanta soberania: até venceu, mas com um apertado 2 a 1.

- Muricy Ramalho não teve problemas para escalar o Fluminense no jogo de hoje. Fred recuperou-se de uma lesão e foi a campo, assim como Conca e Rodriguinho, as outras válvulas de escape do tricolor. Por sinal, Conca não só foi o melhor do time, como o principal jogador da partida. O time do Flu começa a ganhar a cara de Muricy, principalmente no sistema defensivo, que era problema no início da temporada.

- Se no Fluminense tudo estava bem, Rogério Lourenço tinha problemas de sobra para montar o Flamengo. Além de Adriano, que deixou o clube, eram cinco ausências: Fierro e Kleberson, que estão com as delegações de Chile e Brasil, respectivamente, para a Copa do Mundo, além dos lesionados Petkovic, Michael e Willians. Com tantos problemas, principalmente no meio-campo, Lourenço se viu obrigado a lançar três volantes – Toró, Maldonado e Fernando -, deixando Camacho e Vinicius Pacheco na armação para Vagner Love, artilheiro do time.

- O Fluminense começou muito melhor o jogo. Nos primeiros segundos, teve ótima chance com Fred, que desperdiçou. Aos quatro minutos, o mesmo Fred recebeu cruzamento de Carlinhos e cabeceou no contrapé de Bruno. Espetacularmente, o goleiro flamenguista espalmou a bola em cima da linha.

- A pressão teve resultado aos dez minutos. Conca driblou dois marcadores e lançou Rodriguinho, que em posição legal, invadiu a área e tocou no canto direito de Bruno, abrindo o placar. O resultado fazia justiça ao que era o jogo: o Fluminense massacrava o Flamengo. O rubro-negro chegou pela primeira vez com perigo só aos 21 minutos: Vagner Love recebeu de Camacho e tentou encobrir o goleiro Rafael, que fez grande defesa, espalmando pra cima.

- Rafael interceptou novamente em finalização de Vinicius Pacheco, aos 27 minutos. O Flamengo crescia no jogo, mas continuava vulnerável defensivamente. Aos 28, Carlinhos, ótima opção de ataque do Fluminense pelo lado esquerdo, assustou Bruno em um chute forte dentro da área. A dupla Carlinhos – Conca dava muito trabalho a atabalhoada (e desentrosada) defesa do Flamengo. Rogério Lourenço tinha problemas de sobra para o intervalo.

- Lourenço apostou nas entradas de Ramon e Diego Mauricio nos lugares de Vinicius Pacheco e Rômulo, mandando o time pra frente (e mudando o esquema tático para 4-2-2-2), mas não deu certo. Melhor em campo, o Fluminense ampliou aos 11 minutos. Mariano cruzou da direita para Marquinho, que fez o pivô e rolou para Conca. O argentino encheu o pé da entrada da área, mandando no ângulo esquerdo de Bruno.

- Nos contra-ataques, o Flu teve chances de construir uma goleada. Marquinho, aos 24, só não o fez porque cabeceou pra fora. Aos 30 minutos, as coisas ficaram ainda mais fáceis para os tricolores, quando Fernando foi expulso pelo Flamengo.

- Com a vitória praticamente decretada, o Fluminense relaxou, e permitiu as investidas do Flamengo, principalmente com Diego Mauricio, que demonstrou muita raça durante a partida. O que ninguém esperava era que o gol viesse através do goleiro Bruno: aos 46 minutos, ele atravessou o campo para bater uma falta e fez bonito, mandando no ângulo do goleiro Rafael, que só ficou olhando.

- A vitória tem tudo para recuperar o Flu não só no Brasileiro, como na temporada em si, que até aqui vem sendo decepcionante. Muricy começa a dar uma nova cara ao time, principalmente após a chegada dos reforços (Carlinhos e Rodriguinho) e a mudança de postura de jogadores que fazem a diferença, como Conca e Fred.

- Não há como crucificar o time do Flamengo, que jogou recheado de desfalques. Com três volantes, ficou clara a dificuldade em criar jogadas, fazendo com que muitas vezes Vagner Love ficasse isolado, além da velha bagunça que é o sistema defensivo rubro-negro. O Flu fez nada mais do que o necessário para vencer, e venceu. Olho no tricolor, que agora ocupa o 9º lugar, com dois pontos a menos que o vice-líder Santos, por exemplo.

Nenhum comentário: