domingo, 25 de julho de 2010

Empate no Engenhão é ruim para rivais

Share |

Por Leonardo Martins


O Fluminense entrou para o clássico contra o Botafogo animado pela liderança conquistada na última rodada e pela recusa de seu treinador, Muricy Ramalho, ao convite para ser treinador da Seleção Brasileira. Mas do outro lado, tinha um time com vontade e querendo vencer em casa. O jogo foi nervoso e com muitas oportunidades, mas ficou no empate em um gol, o que foi ruim para as duas equipes.

O Flu vinha com duas grandes estréias no time titular, o Sheik Emerson entrou no ataque para formar dupla com Fred, e Belletti, de volta ao futebol brasileiro após passagem por grandes clubes europeus, no meio campo. Já o Botafogo tinha a volta de Herrera no ataque.

O jogo começou com a dupla tricolor assustando. Aos 6, Fred ajeitou para Emerson que jogou por cima do gol. O Bota respondeu com Edno aos 14, mas Herrera não chegou a tempo para empurrar o gol.

O time tricolor repetia a má atuação do jogo contra o Cruzeiro e Belletti tinha problemas para conter os avanços de Somália pelo lado esquerdo. O jogador chegou em dois chutes de longe que assustaram Fernando Henrique. Só aos 41, que o Flu voltou a atacar, Conca acionou Carlinhos pelo lado esquerdo e o lateral chutou para longe. Antes do intervalo, Herrera cruzou e Diego quase fez contra, só não o fez porque Fernando Henrique salvou com os pés.

No segundo tempo, o Flu voltou melhor e logo aos 2 minutos, Conca recebeu livre, mas a zaga cortou. Logo depois, o argentino teve outra chance, agora o camisa 11 chutou por cima. Aos dez, Somália voltou a arriscar e dessa vez, Fernando Henrique fez defesa difícil.

Aos 15, Emerson apareceu livre e tentou tocar na saída de Jefferson que foi para fora. Na cobrança, o goleiro pegou mal e deu a bola de graça para o Sheik driblar e chutar para o gol vazio. Festa e liderança tricolor.

Depois do gol, o clima do jogo esquentou e Somália se estranhou com Emerson e Muricy, só levou amarelo. Depois foi Mariano que empurrou Marcelo Cordeiro e os dois levaram amarelo.

Fred sentiu uma fisgada na Coxa e deu lugar a Alan. Joel Santana tirou Fahel e Lúcio Flávio para as entradas de Caio e Renato Cajá. Aos 30, as alterações do “Natalino”, fizeram efeito esperado. Renato cruzou na área e Edno raspou de cabeça para o gol, era o empate botafoguense.

Mesmo com o empate, a pressão botafoguense continuou com Leandro Guerreiro que exigiu nova intervenção de Fernando Henrique. Logo depois, foi a vez de Edno parar no goleiro tricolor. Aos 36, Antonio Carlos acertou o travessão do Flu. Gum respondeu na mesma moeda ao cabecear na trave de Jefferson.

Um jogo violento e nervoso não poderia ficar sem expulsos. Thiaguinho, que havia acabado de entrar no lugar de Belletti, revidou um chute de Marcelo Cordeiro e foi expulso. Somália acertou Mariano e também foi para o chuveiro mais cedo. E não parou por aí, Danny Morais também foi expulso ao meter a mão na bola. Ainda deu tempo para Jefferson fazer grande defesa na falta cobrada por Marquinho. Mas o empate foi ruim para as duas equipes. O Flu perdeu a liderança e o Botafogo foi parar no Z-4.

Na próxima semana, o tricolor recebe o lanterna Atlético-GO e o alvinegro vai a Salvador enfrentar o Vitória.

Curtinhas

- O Fluminense perdeu a liderança porque o Corinthians retomou a liderança ao vencer o Guarani por 3 a 1. O jogo marcou a despedida de Mano Menezes do comando técnico do time alvinegro para ir a Seleção (esta história terá texto amanhã no Esporte é Vida). Jorge Henrique abriu o placar para o Corinthians. Mazola empatou, mas Bruno César com dois gols, garantiu a liderança. O substituto de Mano Menezes é Adilson Batista, ex-Cruzeiro.

- Os irregulares Palmeiras e Ceará se enfrentaram no Castelão e o empate sem gols mostrou esta irregularidade. O grande destaque do jogo foi o goleiro Deola que fez grandes defesas garantindo um ponto para o Verdão.

Nenhum comentário: